3 de fevereiro de 2014

Gripe Net: Voluntários precisam-se!

Vírus da gripe
O Gripe Net precisa de voluntários!

Em plena estação gripal, a Gripe Net pede ajuda para saber onde pára a epidemia, em tempo real. Se ainda não é voluntário, registe-se aqui. Basta ter e-mail e residir no continente ou nas Regiões Autónomas. Convide os seus amigos e familiares. Crie o seu grupo doméstico. Alie-se a esta causa de cidadania. Todos juntos vamos vencer mais esta batalha contra a gripe sazonal!

O que é o Gripenet?

A ideia de monitorizar a epidemia sazonal de gripe, utilizando a Internet e com base na participação voluntária dos cidadãos, nasceu na Holanda, em 2003. Rapidamente constituiu-se num caso de sucesso de comunicação de ciência e de promoção da saúde. O projecto holandês, entretanto alargado à Bélgica que fala flamengo, motivou investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) a iniciar uma colaboração internacional que veio dar lugar, em 2005, ao Gripenet português.

Acompanhando a  actividade esperada da gripe, o Gripenet recolhe dados de Novembro a Maio. É com base nesses dados, recolhidos em questionários on-line, que é feita a monitorização da epidemia sazonal. Contudo, o site www.gripenet.pt, que serve de suporte ao projecto, está activo durante todo o ano de forma a fornecer informação sobre a doença e as temáticas com ela envolvidas. O site do Gripenet é o maior repositório de conteúdos on-line em língua portuguesa sobre a gripe.

Todos podem participar na monitorização Gripenet. Basta residirem em território nacional e possuir endereço de correio electrónico. Depois de se registarem no site, os participantes recebem semanalmente uma newsletter com curiosidades e notícias sobre a gripe e são convidados a preencher, em alguns segundos, um pequeno questionário sobre os sintomas gripais (ou ausência deles) da semana anterior. A recolha de dados tem por objectivo monitorizar, em tempo real, a evolução da epidemia.

Desta forma, qualquer cidadão pode contribuir com informação pertinente para o desenvolvimento de modelos epidemiológicos sobre a gripe.

Fonte: GripeNet

1 comentário:

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...