Mostrar mensagens com a etiqueta pepa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta pepa. Mostrar todas as mensagens

11 de janeiro de 2013

Resposta de Miguel Esteves Cardoso ao caso Pepa: Verdadeira ou Embuste?

A suposta resposta de Miguel Esteves Cardoso no blog da Pipoca Mais Doce, ao caso Pepa é verdadeira ou um embuste?

Para mim, um verdadeiro embuste.
  1. Nunca vi o Miguel Esteves Cardoso a responder ou comentar blogs, não me parece que agora fosse caso para esta primeira vez.
  2. Qualquer pessoa se regista no blogger como quiser  como MEC, Cavaco Silva ou Passos Coelho, não sendo isso garantia de identidade.
  3. O próprio MEC tem má dicção e fala de forma afectada, não me parece que fosse desdenhar da Pepa por isso.

Cuidado com o que lêem, mantenham o espírito crítico porque nem tudo o que se escreve, lê ou ouve é verdadeiro.

De qualquer modo aqui fica a transcrição. Cada um tire as suas próprias conclusões.

"Miguel Esteves Cardoso 10 Janeiro, 2013 16:37
Querida Pipoca,

Li com atenção o seu post (isto de termos sido os dois jornalistas acaba por, de alguma forma, nos unir) e parece-me que caiu numa em alguns lugares infelizes, porventura por azar, que passarei a destacar.

1 - "Mas acredito que o tom de menina de boas famílias possa chatear quem vê (ter dinheiro é sempre meio caminho andado para chatear os outros)".

Este é talvez o erro principal. Mal estamos se alguém com uma dicção errada das palavras e que tenta não mexer os lábios enquanto fala é sinónimo de "menina de boas famílias". Ser de boas famílias, ou ser bom, revela-se através de atitudes, gestos, valores, de honra e coerência. Não se revela, por muito que acredite nisso, através da pronúncia, do ângulo com que se cruza a perna, ou da inércia dos lábios.

Quando ao comentário sobre o dinheiro, parece-me revelar um preconceito bastante grande, talvez algo aristocrático, que em nada lhe fica bem.

2 - Deverá perceber que, para o comum dos mortais, ouvir alguém dizer que "comprar uma carteira" é uma "conquista pessoal" é terrível. Isso demonstra o quão baixas poderão ser as expectativas relativamente a essa pessoa. Bem sei que vivemos numa sociedade bastante tolerável, em que criticar o outro parece mal. A pipoca chega a dizer: "É queque e blasé, mas é o tom dela." Infelizmente, não é aceitável justificar alguma coisa com um simples "mas pronto, ela é assim mesmo". Ser "assim" não é característica nenhuma. Ser "assim" não tem valor. Todos, de uma maneira ou de outra, somos "assim", de alguma maneira, e isso não nos define como seres humanos. Dizer que se é "assim mesmo" é o princípio para aceitar tudo, e esse é o princípio do fim. Se ela é assim, e se pensa que uma conquista pessoal grande é comprar uma carteira, então estamos aqui todos para a ajudar a pensar mais alto, a ensiná-la que há algo de mais interessante, que por entre esta vida há palavras, para além das carteiras, que a poderão ajudar a abrir umas frinchas de luz por entre essa parede dura de tijolo que é a realidade. Eleger as carteiras como objectivo mais alto é, como tal, fútil. Querer justificar a futilidade apenas com o simples facto de que alguém é "assim mesmo" é preocupante.

Um cordial abraço,

MEC"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...