Mostrar mensagens com a etiqueta planeta. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta planeta. Mostrar todas as mensagens

21 de janeiro de 2016

Em busca do Planeta Escondido

Órbita do Planeta 9

Crescemos a contar os nove planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão para nos últimos anos os cientistas nos virem dizer que Plutão não é uma planeta mas apenas um pequeno asteróide.

Agora, os cientistas voltam a descobrir um novo planeta nos sistema solar. Este planeta ainda não foi visualizado. A sua existência foi deduzida por cálculos matemáticos aplicados às órbitas dos outros planetas e objectos celestes.

Acreditam que este Planeta Nove terá 10 vezes a massa da Terra e três vezes o seu tamanho. Estará entre uma super-Terra e um mini-Neptuno, um tipo de planeta muito comum na nossa galáxia mas até agora ausente do nosso Sistema Solar.

Mas, ao contrário dos outros oito planetas do Sistema solar, este planeta encontra-se a uma distância enorme do Sol. Estará no seu ponto mais perto a cerca de 200 a 300 vezes mais distante do que a Terra e no seu ponto mais distante a cerca de 600 a 1200 vezes mais distante do que a Terra. Uma distância tão grande que estima-se deverá demorar cerca de 20.000 anos a completar a sua órbita em volta do Sol.

Ainda assim explica as órbitas peculiares de objectos da cintura de Kuiper e de outros objectos distantes.

Vamos ficar expectantes por esta busca pelo Planeta Escondido!

Órbita do Planeta Nove e de objectos de Cintura de Kuiper e de órbita perpendicular




16 de dezembro de 2013

O ambientalista

Tenho 3 filhos, educados da mesma maneira, pelos mesmos pais. Andaram nas mesmas escolas e tiveram as mesmas professoras até aos 5 anos. Mas os 3 são muito diferentes. Todos têm personalidades e aspirações diferentes.

O do meio é perfeccionista, exigente consigo próprio e defensor do meio ambiente. Desde que ouviu dizer que o planeta estava em perigo, quer salvar o planeta a todo o custo.

Em casa separamos o lixo. Reciclamos tudo. Só o lixo doméstico vai para o lixo. Guardamos as tampas de plástico em garrafões de água vazios.

Ele pede tampinhas a toda a gente, para as cadeiras de rodas dos meninos que não andam. É de tal forma que o avô já pediu em vários cafés que juntem as tampinhas para o neto. De vez em quando dá-lhe vários garrafões cheios de tampinhas. É uma alegria vê-lo levar todas as tampinhas para a escola.

Agora quer inventar um meio de transporte que não faça poluição, como os carros, para não estragarmos mais o ambiente.

Fico tão orgulhosa de ver uma criança tão pequena com ideais tão marcados e sempre pronto a salvar a Natureza e o Ambiente!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...