- Mamã, anda cá que eu preciso de te dizer uma coisa. Começa o do meio a soluçar.
- O que foi? Quero saber.
- Não te vais zangar comigo? Pergunta entre soluços.
- Se me disseres a verdade não zango. Asseguro, enquanto o abraço.
- A educadora disse-me que eu tinha de te contar a ti e ao papá que me portei mal na aula de música, diz em voz cada vez mais sumida.
- Estás arrependido?
- O que é isso?
Ai a ingenuidade dos 5 anos! - Se não querias ter feito e não queres portal-te mal outra vez?
- Sim, estou arrependido!
- Não me zango, mas fico triste quando te portas mal. Amanhã vais pedir desculpa à professora de música e dizer que não voltas a portar-te mal, está bem?
- Sim...
- Olha que as desculpas só são aceites uma vez, depois não te podes voltar a portar mal, percebes?
- Sim, está bem.
Que alívio. Pelo menos ainda conta o que faz mal. Não mente e não esconde, por muito que lhe custe. Espero conseguir ajudar a que isso se mantenha assim pela vida fora!