Mostrar mensagens com a etiqueta piquetes de greve. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta piquetes de greve. Mostrar todas as mensagens

14 de novembro de 2012

Greve Geral

Hoje é dia de greve geral em Portugal e Espanha, e de greves sectoriais em mais 18 países da Europa.
Esta greve é contra a austeridade, aos baixos salários e aos cada vez mais altos impostos.

Eu gosto de viver em democracia. Nasci pouco antes do final da ditadura e não tenho grandes recordações desse tempo. Lembro-me do 25 de Abril de 1974, mas como um dia diferente nas recordações de uma criança muito pequena. O que sei são as histórias que oiço, dos tempos difíceis, da pobreza generalizada e pior, da falta de liberdade de expressão, de não podermos dizer mal de quem nos governa e de quem achamos não estar a fazer um bom trabalho.

Felizmente era criança bem pequena nos tempos da ditadura, nem imagino o que seria euzinha adolescente nesse tempo. Tão contestatária sou, tão senhora do meu nariz, não vejo outra alternativa que não fosse ser presa várias vezes por dizer o que ia na gana. Não gosto que me digam o que devo fazer, o que devo pensar. Aceito sugestões, opiniões desde que me dêem liberdade de pensamento para tomar as minhas próprias decisões. Respeito as opiniões contrárias, desde que também respeitem as minhas.

Posto isto, faz-me muita confusão, repugna-me mesmo, os piquetes de greve. Então essa gente quer impor aos outros as suas decisões, qual regime ditatorial. Não conquistámos o DIREITO à greve com tanto esforço, com tantas lágrimas com um passado menos bonito? Se todos têm o direito de demonstrar a sua indignação fazendo greve, outros também têm o direito de escolher não a fazer. Seja porque não estão indignados, seja porque o desconto de um dia de salário pode significar não conseguir pagar a casa ao banco e perder o lar da sua família  Enfim, seja pelo que for. Se vivemos em democracia e temos o direito de fazer greve, também temos de respeitar o direito de quem a não quer fazer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...