25 de outubro de 2012

Amamentação: sim ou não

Já aqui  escrevi sobre a minha experiência na amamentação. Acrescentei mais sobre amamentação de um segundo filho. Como já perceberam optei por amamentar, por três vezes.

Isto não quer dizer que não aceite outras opções. Não critico quem não amamenta, seja por não conseguir, seja simplesmente por que optou não o fazer. Fico triste quando vejo certas reacções, certas críticas tão mordazes a quem afirma ter optado por não amamentar.

Senhores, estamos no séc. XXI! As mulheres podem optar por ter ou não ter filhos. Podem escolher quantos filhos querem ter. Podem escolher se querem parto normal, ou não. E podem escolher se querem amamentar. Ninguém é menos mãe por não amamentar. Ninguém é pior mãe por fazer uma cesariana, isto é um assunto que tratarei mais tarde. Ninguém é pior pessoa por utilizar planeamento familiar!

Antes de sermos mães somos pessoas. Temos o direito de escolher o que é melhor para nós. E o que é melhor para mim não é o melhor para a minha amiga, nem para a minha prima, nem para a minha cunhada.

Ah e tal, tenho o direito à minha opinião. Sim, todos temos o direito à nossa opinião para decidir o que é melhor para nós, não para criticar os outros. Se tomámos uma determinada decisão, foi porque achámos que era a melhor para nós, naquele momento, naquele contexto. Não quer dizer que seja a nossa decisão num outro momento. E não temos o direito de criticar os outros pelas suas decisões!

Quando essas críticas passam por sugestões amargas sobre a saúde dos filhos, é muito triste. Ver pessoas tão moralistas a tratar assim os outros. Não é que essa outra fique melindrada, pois é uma pessoa de estofo, mas fica registada a mesquinhez e crueldade do comentário.

5 comentários:

  1. Pois. Eu ouvi coisas foi por ter decidido amamentar até aos 12 meses. As pessoas são mesmo assim, gostam mesmo é de se acharem superiores e que as suas opiniões/escolhas/opções/forma de vida é que está certa e os outros todos errados e precisam de umas lições sobre o que fazer com as suas vidinhas que andam tão perdidas. Nem me fales de cesarianas!!! O que eu ouvi por ter feito uma, mas queria ver como é que um puto de 4,500kg e com uma cachola do tamanho de um melão ia sair de outra forma...;)
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu respeito o que cada mulher decide fazer, mas para mim a questão é, porque não?!
    Eu amamentei durante pouco tempo, infelizmente. O leite tornou-se fraco depressa.
    Amamentar, para além das vantagens cientificamente provadas, é muito mais simples e prático!
    Mas claro, cada uma sabe de si!

    ResponderEliminar
  3. Desculpa, mas a mim não me entra porque é que, sabendo todo o mundo informado que o leite materno é o melhor para o bebé, há mulheres que optam por não dar. Não acredito que seja uma decisão informada.

    ResponderEliminar
  4. As pessoas têm sempre de falar; se sim é porque sim, se não é porque não; enfim!
    Pura maldade!

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...