16 de outubro de 2012

1 em cada 3 crianças tem excesso de peso

Hoje é Dia Mundial da Alimentação. Se em países em via de desenvolvimento a preocupação é fazer chegar alimentos às populações, nos países desenvolvidos a luta é contra a obesidade e as doenças a ela associadas.

Portugal tem um dos melhores índices de saúde infantil do mundo, apresentando uma das menores taxas mundiais mortalidade infantil (até aos 5 anos) com apenas 2,4 mortes por cada 1000 bebés nascidos, dados de 2010.

Se este facto tem dado a Portugal rasgados elogios por parte da comunidade internacional, já a taxa de obesidade infantil é das mais altas do mundo e um enorme motivo de preocupação.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) sabe-se que 32% das crianças portuguesas com menos de 8 anos têm excesso de peso e que apenas 40% pratica actividades desportivas extra-curriculares.

Isto significa que 1 em cada 3 crianças tem excesso de peso ou é obesa!

Não nos deixemos enganar a obesidade é uma doença comportamental! Isto significa que é consequência do nosso estilo de vida e alimentação e que está nas nossas mãos alterar a situação.


Vejo tantos pais em desespero por terem os filhos doentes com uma rara doença genética que traduz malformações que ninguém consegue tratar ou curar. O caso da obesidade, causadora de mais mortes anuais do que as doenças genéticas, a história é diferente. A obesidade pode ser prevenida e mesmo depois de instalada, pode ser curada.

Sei que todos os pais querem o melhor para os seus filhos e que fazem tudo o que puderem para que sejam saudáveis. Não fazem mais e melhor porque só não sabem, ou não podem. Por isso é importante divulgar as práticas para evitar e curar a obesidade infantil.

A prevenção da obesidade infantil passa essencialmente por implementação de uma alimentação equilibrada no seio da família e a adopção de práticas de actividade física no dia a dia.

Alimentação correcta:
Muitas vezes as pessoas obesas não comem mais do que os magros. Comem de forma diferente, comem pior. O importante é ter uma alimentação correcta, nutricionalmente equilibrada e nas quantidades certas.

Exercício físico:
As crianças e jovens necessitam de cerca de 60 minutos de actividade física intensa por dia. Os pais devem proporcionar às crianças a prática de exercício físico e incluí-lo nas suas actividades extra-curriculares. Até aos 6 anos as actividades adequadas são a natação e a ginástica (ou expressão físico-motora). Já a partir dos 6 anos abrem-se inúmeras possibilidades, podendo a criança continuar com a ginástica ou natação e ainda experimentar uma série de actividades individuais ou de grupo. O importante é estar sempre em movimento.

Já a partir dos 13 anos são mais adequadas e estimulantes as praticas de actividade em grupo como é o caso dos desportos colectivos que além da vertente física promovem o desenvolvimento de competências sociais, integração num grupo de referência de hábitos saudáveis. Os desportos colectivos oferecem ao jovem ainda a inserção num grupo social que o apoia nas outras vertentes da sua vida.

Os pais podem estimular a actividade das crianças ao fim de semana, saindo à rua para andar a pé com as crianças, levá-las a parques infantis que estimulam a sua motricidade, e ainda sair em família com bicicletas e passar dias divertidos aos ar livre.

No fundo, está nas nossas mãos, em cada dia, fazermos a opção mais saudável. Escolher a alimentação mais saudável rica em fibras e vitaminas, com inclusão de vegetais e frutos frescos e pobre em sal e gorduras, assim como escolher passar uma manhã ou tarde ao ar livre a andar de bicicleta ou a jogar à bola com o nossos filhos.

4 comentários:

  1. Bom trabalho, este tema é mesmo muito importante.
    Em Espanha para combater este problema, na rua Sésamo, o Monstro das Bolachas já come legumes ;)

    Beijinhos,
    Sandra Campos
    http://historiasdasandrafotos.blogspot.pt/2012/10/alguem-ainda-se-lembra-de-receber-o-pao.html

    ResponderEliminar
  2. Felizmente o meu filho de obesidade não sofre - ás vezes acho até que sofre do contrário. É o espanto da escola pois ataca sopa e salada como se não houvesse amanhã, e não é fã de batatas fritas nem de hamburgueres. Desde que começou a poder comer comida como a dos pais que fizemos questão de o habituar a experimentar ingredientes diferentes, alimentos variados, a ter legumes sempre com o prato, salada e fruta, uma sopa, sempre. Mas infelizmente não practica desporto fora das aulas semanais de ginástica da escola. É que pôr o meu filho na natação ou na ginástica aqui sai caro. O equivalente a ele andar alimentado o mês inteiro. Quem não tem trabalho nem meios de ganhar a vida não pode dar-se ao luxo - e é triste eu estar a chamar a isto um luxo, a práctica de um desporto! - de pagar a inscrição e as mensalidades de um clube para proporcionar ao filho actividade desportiva. Felizmente ele vai a pé para o infantário e vem de lá a pé, o que faz 60m a caminhar no seu conjunto, que isto também não há dinheiro para ir de autocarro ;)
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente há quem não possa dar mais. Mas és um bonito exemplo de quem, mesmo com orçamento apertado, como a maioria dos portugueses, consegue proporcionar: ginástica nas escola, andar 60 minutos a pé por dia, PARABÉNS! Andar a pé é de graça e faz tão bem à saúde de pais e filhos. Se andarmos todos um pouquinho mais a pé e menos de carro ou de autocarro, conseguiríamos todos ser mais saudáveis!
    Podes juntar brincadeiras ao ar livre ao fim de semana, jogar à bola, ou caminhar num sitio bonito, como o +asseio marítimo de Oeiras. És um exemplo!

    ResponderEliminar
  4. adorei o post! Isto é preocupante, os miúdos comem cada vez pior!

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...