4 de outubro de 2012

Amamentação do segundo filho

Amamentar
Amamentar um segundo filho é mil vezes mais fácil do que amamentar o primeiro.
Antes de mais já sabemos como é. Já não estamos assustadas com as histórias do que pode correr mal, do que correu menos bem com a vizinha, com a prima, com a cunhada da amiga.

Os casos menos bons são assim, de um para mil. Nos outros 999 tudo corre bem.

Não começar logo assustada é meio caminho andado para o sucesso. Depois a subida do leite ocorre mais cedo e é menos brusca. O corpo já está adaptado. Todo o processo acontece naturalmente, sem sobressaltos.

Foi assim que parti para a amamentação do segundo filho. Tudo correu em velocidade de cruzeiro. O leite surgiu gradualmente. O bebé foi mamando, o estimulo levou  a que mais leite fosse produzido. Conseguia sempre tirar um pouco de leite no fim das mamadas e colocar num biberão no frigorífrico. Todos os dias dava ao bebé uma refeição de leite materno através de biberão.

Por um lado, estava a habituá-lo ao biberão e não estranharia quando um dia fosse preciso alguém dar-lhe por mim. Por outro lado, eu mesma aproveitava para deixar o bebé ao cuidado de alguém e sair, apanhar ar, ir ao ginásio. Enfim, ter umas horinhas do dia para mim. Para fazer o que me apetecesse ou precisasse. E sabe tão bem! Faz tão bem à nossa cabeça, ao nosso bem estar e auto-estima.

Querer momentos para nós não é egoísmo. Para darmos precisamos de ter. Se não estivermos felizes, equilibradas, não podemos dar estabilidade e felicidade aos nossos filhos. O pai e as avós, ou os tios podem muito bem ficar com o bebé por umas horas. Nós podemos sair com uma amiga, podemos ir ao ginásio para recuperarmos a nossa forma, podemos ir ao cabeleireiro ou à esteticista. Faz muito bem à alma.

Esta semana continuarei com mais posts sobre amamentação. O meu contributo para a celebração da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

2 comentários:

  1. Olá, estou prestes a começar uma nova "temporada" de amamentação, já que o nascimento da minha segunda filha está para muito, muito breve. As tuas palavras são encorajadoras e espero não viver nem metade das dificuldades por que passei da primeira vez. É certo que o saldo final foi muito positivo, pois dei de mamar em exclusivo até aos 5 meses e, depois, até aos 10. Mas que custou, custou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Mariana. Vais ver que com o segundo bebé é tudo mais fácil. O corpo já sabe o que fazer, tu já sabes o que fazer. Só terás de te adaptar ao teu segundo bebé que não será como o primeiro. Já sabes que se houver dificuldades, com determinação e persistência consegues ultrapassá-las. Nunca desistir sem antes tentar!
      Tudo de bom para ti e para a segunda bebé!

      Eliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...