19 de maio de 2014

Exames do 4º Ano


Hoje é dia de Exames do 4º ano. O primeiro exame da vida da mais velha. Têm sido dias difíceis, de muito trabalho, de muita dedicação aos 10 anos. Todos os dias trás para trabalhos de casa 2 provas de avaliação. Faz uma nessa tarde e pede para acordar mais cedo no dia seguinte para fazer a segunda prova. Acorda às 6h30 da manhã!

Acho que o trabalho tem compensado. Nos últimos testes teve boas notas e com uma professora muito exigente. Não espero um grau de exigência menor nas provas nacionais. Antes pelo contrários. Os exames têm sido de um nível superior ao ano em que estão. Os textos para interpretação têm sido de um nível bastante avançado. Acho que é assim que os pretendem diferenciar. Quem conseguir compreender um texto mais difícil consegue fazer um bom exame. Aqueles que apenas compreendam um texto ao seu nível, ficarão para trás.

Vejo que o trabalho das últimas semanas e meses tem surtido feito. Tem-na feito evoluir na compreensão de textos. Evolução lenta e penosa, pois em cada texto são cada vez mais expressões novas, palavras difíceis para adicionar ao seu vocabulário.

Hoje acordou cede, pois tem de estar na escola ainda mais cedo que o costume.  Consegui que tomasse o pequeno almoço, um desafio matinal que nem sempre consigo que cumpra.

A seu pedido, fiz-lhe ovos mexidos.
Surpreendia com esta cara. Ficou de sorriso de orelha a orelha e comeu tudo!

2 comentários:

  1. O meu mais velho também hoje teve o primeiro exame da vida dele do 4º ano. O meu filho é preguiçoso para estudar, mas tem tido boas notas desde o primeiro ano. Este sábado fiquei arreliada porque se esqueceu dos livros para estudar em vésperas de exame. Enfim...

    Contudo, eu não concordo com estes exames num 4º ano. São simplesmente miúdos de 10 anos em que a pressão já é muita! Boa sorte para a tua menina.

    ResponderEliminar
  2. A minha mais velha teve também o seu exame de 4º ano ontem. Mas ela tinha já feito no 2º anos.
    Ela diz "foi fácil"! "correu muito bem".
    Esperemos. E que disseram por aqui as vossas crianças?
    Boa sorte para quarta.

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...