11 de janeiro de 2013

Alimentação saudável

A propósito das minhas Resoluções de Ano Novo, tenho recebido questões sobre o que faço na questão de continuar a comer saudavelmente e porque não quero perder peso.
Bem, logo após o nascimento da minha minha primeira filha fiquei com algum peso a mais e não consegui perdê-lo com a rapidez que desejava. Nessa altura procurei ajuda profissional de um médico que me ensinou a comer saudavelmente, atingir o peso desejado e mantê-lo para sempre. E o mais importante disto tudo, sem passar fome. Não suporto passar fome, não suporto dietas. Um dia comecei uma dieta que me permitia ao pequeno almoço comer uma tosta com uma fatia de fiambre. Posso dizer que às 10h já tinha o estômago a roncar e às 11h tinha uma dor de cabeça que não passou com comprimidos, nem com comida, apenas no dia seguinte depois de acordar. A fome provoca-me hipoglicémia (nível muito baixo de açúcar no sangue), o que me provoca dor de cabeça prolongada.

Nunca mais fiz dieta na vida. Resolvi aprender a comer saudavelmente para ter o peso que quero, sem esforço ou sacrifício. Bem, no inicio requer algum esforço de organização e força de vontade. Não força de vontade para não comer quando se tem fome. Força de vontade para comer o correcto à hora certa.

Deixo aqui algumas dicas:
1 - Cá me casa não se faz fritos NUNCA.
Não há cá, é só de vez em quando, uma vez por semana não faz mal. Faz mal. Uma dose de batata frita tem mais calorias do que as que precisamos de consumir ao longo de um dia. Os fritos fazem mal ao coração, veias, artérias, provocam doenças como o colesterol, ateroesclerose e juntamente com sal viciam! Quem come batatas fritas tem desejos de batatas fritas. Gordura + sal = combinação perigosa.

2 - Regras no dia a dia, excepções só nas festas
Não querendo ser uma mãe (muito) megera, deixo os meus filhos comerem o que querem nas festas de anos. Aprendem uma lição importante: No dia a a dia temos de ser regrados, as festas são a excepção. Não me pedem excepções no dia a dia.

3 - Comemos sopa, todos os dias, a todas as refeições
A sopa é uma forma de forneceremos ao organismo uma enorme quantidade e variedade de vegetais que necessitamos, com as suas vitaminas, minerais e outros fitonutrientes benéficos para a nossa saúde.
A sopa é também saciante. Ao ingerirmos um prato cheio de sopa, sobra menos espaço para o segundo prato mais calórico, logo ajuda-nos a reduzir o consumo calórico, aumentando a saciedade. Consumir mais sopa reduz a fome.

4 - Pão só ao pequeno almoço
Há mais nos alimentos do que apenas calorias. O pão (que eu adoro) tem amido e fermento. O amido precisa de várias horas para ser decomposto e utilizado. Consumido à noite vai ser acumulado e fazer-nos engordar, criar celulite, etc. O fermento continua a fermentar no estômago e intestinos, é um dos responsáveis pela barriga inchada. Se consumirem pão apenas ao pequeno almoço, o organismo tem tempo para o decompor, utilizar e não acumular. Um excelente alimento que não deve ser consumido ao longo do dia.

5 - Refeição equilibrada
Colocar no prato uma fonte de proteínas: carne, peixe, ovo, tofu, seitan, leguminosas; colocar uma enorme quantidade de vegetais crus ou cozinhados, pois são uma fonte rica em fibras, vitaminas, minerais, mas também hidratos de carbono de absorção lenta e algumas proteínas. Se estiver a querer perder peso não incluir hidratos de carbono ricos em amido e pobre em fibras: batata, massa, arroz. Quando quiser manter o peso, incluir uma pequena quantidade de arroz ou massa integrais.

6 - Comer sempre de 2 em duas horas
Os picos de fome que nos assaltam é o nosso organismo a dizer que está com fome. Nessa altura é muito difícil escolher comer saudavelmente, só nos apetece bolos, croissants, etc. temos de antecipar a fome. O segredo é comer de duas em duas horas, tenhamos ou não fome. Estamos a falar de uma peça de fruta que seja fácil de transportar, um iogurte ou leite magros, nunca bolachas mesmo que digam que são light ou de dieta. Este é o meu maior segredo para manter o peso de quero. Desta forma, NUNCA tenho picos de fome, não assalto o frigorífico, como apenas o que quero, quando quero. Diria que esta é a regra que tem sempre de ser cumprida.

7 - Beber muita água
Bebo cerca de 2 L de água por dia e mais ainda no verão. A água hidrata o corpo e a pele, ajuda a eliminar toxinas e não tem calorias. Pode ser substituída por chá sem açúcar. Cuidado com os sumos de fruta mesmo sem adição de açúcar. Se fizerem um sumo de laranja em casa reparem que para encher um copo precisam de 3 ou 4 laranjas, uma quantidade muito grande de açúcar incluída  Se quiserem façam sumo de apenas uma laranja e já conta como uma das peças de fruta a ingerir durante o dia.

8 - Reduzir o consumo ao longo do dia
Lembrem-se da máxima "Pequeno almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo". A minha maior refeição é o pequeno almoço. O objectivo é quebrar o jejum da noite e saciar por algum tempo. Permite-me ter menos fome ao longo do dia. Confesso que não janto como um mendigo. Como sopa e prato, se bem que em menor quantidade. Janto cedo para dar tempo para a digestão completa e como um iogurte magro antes de me deitar.

Como vêem isto não é uma dieta. É uma forma de vida. Reeducação alimentar. Exige uma decisão, determinação e cumprir. O primeiro passo é ter SEMPRE connosco os snacks para comer ao longo do dia. Assim não temos a desculpa de não termos tempo, de não haver nada saudável disponível no café ou cantina. É fácil transportar uma maçã e um iogurte liquido magro na mala. Em qualquer altura e em qualquer lugar podemos disfarçadamente dirigirmo-nos à casa de banho e comermos no caminho.

Quem se atreve a experimentar?

4 comentários:

  1. Pois é exactamente isso que faço cá em casa. Exactamente, quase sem tirar nem pôr - menos a parte do iogurte magro antes de deitar, se tiver fome bebo um copo de leite magro.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

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    1. Eu não consigo beber leite, só iogurtes. Sou intolerante à lactose. Mas leite ou iogurte magros fazem o mesmo efeito, depois é só adaptar às nossas preferências.
      vidademulheraos40.blogspot.com.

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