8 de novembro de 2012

Porque amamentar o bebé?


Razões para amamentar:

O leite materno tem a composição ideal de nutrientes que o vosso bebé necessita. Tem a quantidade ideal de proteínas, lípidos (gordura) e hidratos de carbono (açucares) que o bebé precisa. Ao longo do tempo estas quantidades vão sendo alteradas de forma a adaptarem-se às alterações das necessidades do bebé.

Estes nutrientes já vêm na forma ideal para o vosso bebé os utilizar, não necessitando de uma digestão demasiado complexa, não provocando a formação de gases, tão dolorosos para o bebé.

Não se esqueçam o leite de vaca serve para um bezerro se transformar numa vaca. Não é o ideal para um bebé humano!

Proteção e sistema imunitário:

Para além dos nutrientes certos o leite materno protege o bebé das infecções. O leite é uma verdadeira vacina para o seu bébe. O leite transporta os anti-corpos, partículas guerreiras que combatem as infecções, como as constipações, gastroenterites, e as doenças infecto-contagiosas como o sarampo, a varicela, etc.

Um bebé amamentado é um bebé protegido, com um risco muito menor de ter uma infecção. Não quer ver o seu bebé internado num hospital devido a uma otite, pois não? Claro que não.

Não faz o que puder para evitar que o seu bebé fique doente? É claro que faz! A amamentação garante que todos os seus anti-corpos sejam passados ao seu bebé. Garante que o seu bebé estará protegido contra todas as infecções que você mesma já ganhou protecção. Haverá algo melhor?

É importante aqui referir que este tipo de imunidade é transitória. Dura apenas no primeiro tempo de vida do bebé. Depois o bebé terá de adquirir a sua própria imunidade. E será essa, a imunidade adquirida, que ficará com ele para o resto da vida.

Recuperação da mãe:

A amamentação não é só boa para o bebé. A amamentação é excelente para a mãe. A sucção do bebé estimula a produção de oxitocina, que leva a uma maior produção de leite. Mas a oxitocina tem outro papel fundamental para a mãe. A oxitocina provoca contrações uterinas. Não estamos a falar da contrações que ocorrem durante o trabalho de parto. Nada disso. São pequenas contrações ritmadas que ocorrem durante o tempo em que o bebé mama. Sente-se como se fosse uma massagem muito agradável dentro da nossa barriga. Estas contrações ajudam o útero a voltar ao lugar. A pouco e pouco o útero vai diminuindo de tamanho, ganhando a forma e volume que tinha antes da gravidez.

A amamentação é por isso fundamental para que a mãe recupere a sua figura, diminua o seu perimetro abdominal e volte a sentir-se bem no seu corpo. Em resumo, amamentar também melhora a auto-estima.

Não se esqueçam: o leite materno é o melhor para o vosso bebé e amamentar é o melhor para vocês.

Os meus outros posts sobre a amamentação:
Amamentar: a primeira vez
Amamentação do segundo filho
Amamentação: sim ou não

9 comentários:

  1. Para mim, basta uma razão para me convencer: é O MELHOR para o bebé! Não sei como passa pela cabeça a algumas mulheres não querer dar o melhor aos seus filhos, não compreendo. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Full-time mom, foi o melhor para si, e foi o melhor para mim. Não quer dizer que seja o melhor para todas as pessoas. Cada caso é um caso. Cada pessoa deve decidir o que é melhor para si. Há condicionantes que muitas vezes desconhecemos. Podemos dar a nossa opinião mas em julgar as opiniões dos outros.

      Eliminar
  2. Acho o post lindissimo, e acredito piamente nos beneficios da amamentaçao, mas e qdo nao ha leite? deve a mae culpabilizar-se por nao ter amamentado o seu bebe? este assunto a mim tira-me do serio, e importante mas nao e fundamental, e importante mas nao garante saude a nenhum bebe, e importante mas nao mais importante que a propria saude mental e fisica da mae.
    Fundamentalismos a parte, e importante olharmos pelo bebe sim, mas por causa destes fundamentalismos e das pressoes para amamentar ia perdendo a minha filha mais velha. Mto cuidado. Nem todas as maes podem amamentar, nem todas as maes querem amamentar e existem alternativas. Bjos
    Maggie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maggie, Muito, muito obrigada pelo teu comentário que é tão pertinente.
      Já aqui falei dessa questão: http://vidademulheraos40.blogspot.pt/2012/10/amamentacao-sim-ou-nao.html
      Não devemos ser fundamentalistas. O que é melhor para nós pode não ser o melhor para outra pessoa. O que decidimos agora, pode não ser o que decidiríamos noutra altura. Devemos respeitar as decisões dos outros e fazer as nossas opções, com base no que acreditamos ser melhor para nós, depois de termos recolhido toda a informação necessária. E isto é válido para esta e outras questões.

      Eliminar
    2. Obrigada Paula pela compreensao, so queria que se percebe-se que o insistir mto, o pressionar mto nao ajuda na amamentaçao. A Madalena nasceu na maternidade, onde insistiram que a bebe mamava, foi a pediatra aos 10 dias onde esta tbem insistiu que a menina estava bem, foi ´´as vacinas onde as enfermeiras tbem nem colocaram em questao que a criança estivesse esfomeada...
      Nao quero lançar nenhuma "guerra" quero so passar a ideia de que existem limites, e o limite nao pode ser um bebe esfomeado que sobreviveu apenas e so pelas gotinhas doces do aero-om.

      Maggie

      Eliminar
    3. Percebo perfeitamente pelo que passaste pois aconteceu o mesmo com uma sobrinha minha. Quando foi ao pediatra depois de ter nascido há 8 dias, tinha perdido 20% do peso do nascimento, quando o permitido é 10%. No caso dela não tinha experiência e não teve nenhuma ajuda já que a bebé nasceu no Natal e não havia consultas, nem pediatras disponíveis naquele fim de semana longo.
      Por isso o que é melhor para uns não é o ideal para outros. Cada caso é um caso e tem de ser visto individualmente.

      Eliminar
  3. Que lindo post!! Acredito muito nos beneficios que a amamentacao traz para o bebe. Parabens pelo blog! Tudo glamoroso e interessante por aqui. Ja estou seguindo e estarei sempre por aqui.

    Gostaria de te convidar para fazer uma visita elegante no meu blog e se gostar ficarei feliz em te-la por la.
    Grande beijo..
    http://toquedeelegancia.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. Bom, espero quando chegar a minha vez conseguir amamentar. Tenho vários problemas de saúde que os médicos sempre atribuíramao facto de não ter tomado leite materno...

    E, já agora, para todas as mamãs, há uma surpresa Yves Rocher no meu Blog: http://sstyleyourself.blogspot.pt/2012/10/a-conversa-com-maria-joao-conselheira.html

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...