14 de novembro de 2012

Greve Geral

Hoje é dia de greve geral em Portugal e Espanha, e de greves sectoriais em mais 18 países da Europa.
Esta greve é contra a austeridade, aos baixos salários e aos cada vez mais altos impostos.

Eu gosto de viver em democracia. Nasci pouco antes do final da ditadura e não tenho grandes recordações desse tempo. Lembro-me do 25 de Abril de 1974, mas como um dia diferente nas recordações de uma criança muito pequena. O que sei são as histórias que oiço, dos tempos difíceis, da pobreza generalizada e pior, da falta de liberdade de expressão, de não podermos dizer mal de quem nos governa e de quem achamos não estar a fazer um bom trabalho.

Felizmente era criança bem pequena nos tempos da ditadura, nem imagino o que seria euzinha adolescente nesse tempo. Tão contestatária sou, tão senhora do meu nariz, não vejo outra alternativa que não fosse ser presa várias vezes por dizer o que ia na gana. Não gosto que me digam o que devo fazer, o que devo pensar. Aceito sugestões, opiniões desde que me dêem liberdade de pensamento para tomar as minhas próprias decisões. Respeito as opiniões contrárias, desde que também respeitem as minhas.

Posto isto, faz-me muita confusão, repugna-me mesmo, os piquetes de greve. Então essa gente quer impor aos outros as suas decisões, qual regime ditatorial. Não conquistámos o DIREITO à greve com tanto esforço, com tantas lágrimas com um passado menos bonito? Se todos têm o direito de demonstrar a sua indignação fazendo greve, outros também têm o direito de escolher não a fazer. Seja porque não estão indignados, seja porque o desconto de um dia de salário pode significar não conseguir pagar a casa ao banco e perder o lar da sua família  Enfim, seja pelo que for. Se vivemos em democracia e temos o direito de fazer greve, também temos de respeitar o direito de quem a não quer fazer.

6 comentários:

  1. Concordo e penso exactamento o mesmo, aliás estava a escrever um post sobre o mesmo assunto.
    Um bom dia! (para mim de trabalho com orgulho, apesar de concordar com os motivos)

    ResponderEliminar
  2. Eu já sou geração pós 25 Abril. Felizmente não sei o que era a Ditadura, muito embora por vezes, tendo em conta osistema e a forma como as coisas estão organizadas, me pareça que vivo nesses tempos, pois são tomadas decisões às quais não se consegue estabelecer uma oposição concreta e violam os direitos básicos das pessoas.

    Ter trabalhao é um direito fundamental, que faz a pessoa sentir-se digna e apta nesta vida. É uma vergonha, na minha opinião, que as políticas adoptadas se preocupem sempre em cortar a despesa de quem já tem pouco o o indispensável, em vez de driar soluções adequadas. Problemas não se resolvem criando mais problemas, mas isto digo eu que não percebo nada de política e cada vez me interesso menos, tal é a descrença em que me fazem cair.

    Esperemos quee ste grande povo consiga manter-se unido e superar, com meios próprios, estes tempos mais difíceis. Penso que se não formos nós, cidadãos, a fazer alguma coisa uns pelos outros, já ninguém quer saber!


    http://sstyleyourself.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ora até que enfim alguém a pensar como eu!!!
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. O meu total apoio a esta Greve Ibérica!
    Sandra Campos

    http://historiasdasandrafotos.blogspot.pt/2012/11/como-explicar-amadeu-de-souza-cardoso.html

    ResponderEliminar
  5. Também me incomodam os piquetes de greves que ainda hoje impediram a saída de comboios no porto. Todos temos direitos e ninguém deve impedir ninguém de fazer greve como ninguém deve impedir ninguém de trabalhar. Isto sim é democracia! bjs

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...