23 de julho de 2015

Há mais gelo no Ártico?

Gelo no Ártico

Esta semana saíram notícias que me surpreenderam. Grandes títulos de jornais sensacionalistas indicam que o gelo no Ártico aumentou 41% em 2013. Gosto do preciosismo do 1%. Não foi 40%, foi 41%. Isto é muito cientifico!

A minha curiosidade levou-me a pesquisar um pouco este tema. Será que o gelo no Ártico terá aumentado? Houve um verão muito frio mas foi o de 2014 e não o de 2013, esse um dos mais quentes dos últimos anos.

Encontrei este artigo no Expresso deste mesmo ano, que indica precisamente o contrário. O Expresso é um meio mais credível do que o Correio da Manhã que noticiou o aumento de gelo no Ártico. Então porque terá o Correio da Manhã noticiado precisamente o contrário?

Uma pesquisa mais detalhada fez-me encontrar a "fonte" do CM. Num artigo num blog datado de 2013 encontramos praticamente tudo o que é mencionado no CM. Já num artigo mais detalhado e deste ano no BlastingNews, percebemos o que realmente se passa. O satélite Cryosat, parte de uma missão de altimetria por satélite da Agência Espacial Europeia, indica que nuns anos a espessura do gelo aumenta, noutros diminui. Existe alguma variação anual, mas no médio prazo, o resultado é negativo. Em 1980 o volume de gelo no Ártico era de cerca de 20.000 Km3 e em 2015 é de apenas 14.000 Km3. São menos 6.000 Km3!

Basta uma pequena investigação para percebermos as falácias que nos tentam impingir. Cada um pense por si e chegue às suas próprias conclusões. O aquecimento global é uma realidade. Estamos já a sofrê-lo na pele e os nossos filhos e netos ainda sofrerão mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...