6 de janeiro de 2014

A infantilização das crianças

Henrique Raposo escreveu um texto sobre a infantilização das crianças.
Eu concordo com cada palavra que escreveu.
Aqui em casa lutamos contra essa infantilização das crianças.
Até lemos contos de Andersen antes de dormir.
Cá em casa não há jogos de computador, wii, psp e coisas que tal. Aqui, andamos de bicicleta, jogamos à bola, fazemos puzzles e muitos Lego. Pintamos e fazemos colagens. Praticam desporto e aprendem um instrumento musical.
Somos diferentes? Sim, da maioria. Mas somos iguais aos colegas do violino e do clube.
Experimentam jogos de computador em casa dos amigos, mas isso não domina as suas vidas.
Aqui acreditamos que os bons hábitos se enraízam e ficam para toda a vida.

7 comentários:

  1. É uma belissima forma de estar ;)

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  2. Por aqui aprendem música (piano e canto ela, bateria ele) e praticam desporto (ginástica ritmica ela e Karaté ele), têm nitendo e jogam no computador mas estão longe de ser obcecados por isso preferem jogos ao ar livre, arborismo, escalada, rappel e slide....acho que estão em fase de abrir horizontes e é isso que lhes temos dado de acordo com a idade...acho que cada caso é um caso...!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  3. O meu filho joga jogos de computador. Tem 5 anos. Joga xadrez no computador - que a mãe é demasiado burra para conseguir acompanhar - e faz puzzles tb. E joga jogos de memória e lúdicos tb. Não aprende música fora da escola, nem faz desporto a não ser na escola. Joga jogos de tabuleiro - xadrez, damas, jogo do ganso - e brinca com os seus brinquedos. Lê livros que não são para a sua idade pq acha os que são para a sua idade infantis e chatos. Nunca teve qualquer interesse por aprender um instrumento musical, e eu não o vou forçar a aprender algo que não quer - e mais a mais, não há dinheiro cá em casa para isso!! Fiz opções, e vivemos bem com as consequências. Não practica desporto extra escola pq não teve lugar num infantário público e eu tenho de pagar a mensalidade do infantário privado, o que não me permite pagar aulas de um qq desporto. Não é pior que os filhos dos outros, e tb não é melhor, Não é mais feliz nem mais infeliz. Mas há quem queira fazer parecer que sim, infelizmente. NO entanto é um miúdo esperto, super inteligente e avançado para a idade, e por isso nem deixa que essas coisas - que a mim me fazem sentir mal comigo mesma por não lhe poder dar aulas de musica e practicas de desportos e actividades super aventureiras e interessantes - o afectem, nem liga. É feliz, é saudável, não passa fome nem frio, tem a mãe sempre presente na sua vida e no seu crescimento, e no fundo isso é que importa. Para mim.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me leves a mal que não quero dizer que todos têm de ser iguais. Nada disso. Fazemos opções. Infelizmente também não posso pagar uma escola de música. Descobri que há escolas de música GRATIS, sim do Ministério da Educação: Escola de Música do Conservatório Nacional e Instituto Gregoriano. Os meus mais velhos andam no conservatório, pois também não posso pagar uma escola privada. O mais novo faz ginástica na creche da Sta. Casa. Pago 9€ não é nenhuma fortuna.

      Eliminar
    2. Ah eu pago 12€ pela ginástica do meu no jardim infantil da sta casa. Mas as aulas de música gratuitas no conservatório implicam logo passe para mim e passe para o miúdo, o que é completamente impracticável. Tem as aulas de música do infantário, onde aprende a distinguir instrumentos e onde aprende a cantar algumas canções. Infeliz ou felizmente não conseguiu vaga no pré escolar público, e como o meu marido é professor e em Portugal estes são considerados ricos, temos de pagar um valor ainda simpático no jardim de infância da Sta Casa, o que faz com que não sobre para mais nada. Mas ano que vem tenho esperanças de conseguir que ele vá para uma arte marcial, que ele adora.

      Eliminar
    3. Este ano consegui vaga para o mais novo no pré-escolar público. Mas tive de optar por ficar na Sta. Casa pois no público as aulas terminam às 15h30 e é impraticável para quem trabalha. tínhamos de o inscrever depois num ATL, onde iríamos pagar o mesmo que na Sta. Casa.
      Eu sei bem o que custa ter os meus filhos no conservatório, apesar de não pagarmos mensalidades ou propinas. Sãs as deslocações e o tempo que se perde, pois têm uma aula em cada dia e estamos sempre a ir e a voltar. Compreendo-te bem.

      Eliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...