13 de novembro de 2013

Bofetada de luva branca: Sim ou Não?

Devemos ou não dar bofetadas de luva branca? Educadamente, responder de forma a fazermos o outro perceber que procedeu mal connosco?
Gosto de fazer os outros perceberem que procederam mal. Dou-lhes a oportunidade de aprenderem e não voltarem a repetir.
A família acha que tenho por isto mau feitio. Que devia calar, ignorar e passar por cima.
Eu passo por cima. Mas sinto que tenho o dever moral de dar a dita bofetada de luva branca. Não podemos deixar que cada um faça mal aos outros à sua vontade, sem consequências. Não posso fingir que nada se passou.
Se virem uma criança a deitar um casca de banana no chão, não a mandam apanhar? Se virem alguém bater noutra pessoa na rua vão ignorar? Se virem pessoas a maltratar animais fingem que não vêem, que não é nada convosco?
Se fazemos isto, porque razão temos o ímpeto de quando é connosco, ignorar, passar, por cima? Eu acho isto uma hipocrisia que perpetua o mal no mundo.
Eu quero um mundo melhor, para mim e para os meus filhos!
Não posso mudar todo o mundo, mas se puder mudar apenas um pouco, um cantinho, sinto que já dei a minha contribuição. Se impedir que uma criança deite uma casca de banana no chão já melhorei o mundo. Se milhares de pessoas o fizerem, teremos um mundo mais limpo. Se não admitir a violência, o mundo será menos violento.
Porque hei de permitir que sejam mal educados comigo, sem que existam repercussões? Se as pessoas não sabem conviver socialmente, se não sabem respeitar o próximo, porque hei de deixar passar em branco?
Faço questão de, educadamente, mostrar que não procederam bem comigo e que isso tem consequências. Têm uma oportunidade de melhorar, se quiserem. Se não quiserem ficam na mesma, mas eu cumpri o meu dever cívico de lutar por um mundo melhor.
E vocês? Dão bofetadas de luva branca, ou ignoram e seguem o vosso caminho?

6 comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo o que disseste. Se todos nós ignorarmos o que se passa à nossa volta isto torna-se insustentável. Por isso concordo e apoio.

    ResponderEliminar
  2. Bofetada de luva branca, sim, sou a favor, até porque " quem não se sente não é filho de boa gente" e as pessoas têm que perceber que houve um erro, é o meu modo de pensar!
    Depois disso, fica tudo resolvido

    ResponderEliminar
  3. Pode ter a ver com o meu signo (leão) mas é-me humanamente impossível ignorar e passar ao lado de coisas dessas.
    E concordo contigo, se cada um se ser ao trabalho de melhorar o seu pequeno mundo, com certeza que o mundo pode ser um lugar melhor (é no que acredito profundamente)

    ResponderEliminar
  4. O meu marido é muito bom nisto, mas apenas quando cutucam ele. Já eu não tenho esta elegância e quando falo acaba por ser uma bofetada sem luva mesmo lol!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não sou a favor de ignorar a falta de educação só porque quem a tem é chefe ou ocupa um lugar importante e por isso não lhe podemos responder. Não, acho que pelo contrário essas são as primeiras pessoas a ter uma educação exemplar.
    Detesto a má educação seja em quem for, leva-me logo ao meu "lado negro", por isso as "bofetadas de luva branca" são do melhor que há. Tenho um feitio que não me permite ignorar certas coisas, e que se não me deixa responder logo por causa da pessoa ou da situação em causa, também é tramado. Como diz a minha mão perco o amigo mas não perco a ocasião.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. E mesmo a bofetada sem luva nenhuma, quando é preciso.
    Só muda quem quer e desde que se aperceba que está errado, mas para saber que está errado é bom que haja quem aponte o caminho certo...

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...