12 de fevereiro de 2013

O fim do Carnaval

Este é aquele dia em que o feriado nunca foi mas era como se fosse.
Estava instituído na prática, nos costumes, apesar de não estar na lei.
Há uns anos o então Primeiro Ministro Cavaco Silva decidiu retirar a tolerância de ponto à função pública, em nome do interesse nacional e do aumento de produtividade. Foi o início do seu fim. Cavaco Silva Primeiro Ministro viu a sua popularidade cair a pique e em breve perdia as eleições.

Anos depois, em nome da produtividade nacional, na resposta à crise, são retirados vários feriados do calendário e vai-se também a tolerância de ponto na função pública. Várias câmaras municipais, em nome do interesse municipal e das festas do Carnaval, dão tolerância de ponto aos seus colaboradores. Alguns institutos públicos de gestão autónoma, decidem também dar tolerância de ponto.

Estamos então novamente num dia híbrido. Não é feriado. Uns têm tolerância de ponto, outros não. As empresas privadas, tanto quanto sei não dão tolerância. Mas as crianças estão em férias, os pais não sabem o que fazer com elas.

Contem-me o que acontece convosco. Estão hoje a trabalhar? Tiveram tolerância de ponto? Tiraram férias? Vão faltar e dizer que estiveram doentes? Ajudem-me a perceber o que se passa neste país de brandos costumes mas de povo determinado.

4 comentários:

  1. Eu estou de férias permanentes - que já não acredito que isto mude - e o miúdo tem o infantário fechado. O marido meteu o dia de férias para descansar. É professor, mas não do público, por isso nada de tolerância de ponto.

    ResponderEliminar
  2. Eu trabalho para o estado e fui trabalhar, como quase todos os colegas do meu departamento, quase nem nos lembramos que era carnaval. No entanto a maioria das lijas da zona estavam fechadas a hora de almoco.

    ResponderEliminar
  3. Eu trabalhei neste dia de carnaval, tal como no ano passado, mas deparei-me com muitas empresas fechadas neste dia (trabalho em aprovisionamentos e economato de uma fundação privada), não consegui contactar mais de 50% dos meus fornecedores (privados por sinal).
    Também me deparei com a questão dos miúdos pois as escolas(públicas) estão fechadas e tive de recorrer ao marido que por estar desempregado está em casa, e também passaram um dia com os avós. A questão que se põe é: Produtivade!? tenho as minhas dúvidas...
    http://nada_acontece_por_acaso.blogs.sapo.pt/110245.html

    ResponderEliminar
  4. Na minha empresa (privada) tivemos tolerância de Carnaval.
    A princesa com a escola fechada (privado) ficou em casa com o pai, que trabalha tb no privado mas não teve tolerância, mas felizmente a flexibilidade de horário e facilidade de poder trabalhar de casa, permitiu-lhe ficar com a filha.
    Aqui pelo Porto a cidade esteve deserta, apesar de ouvir a maioria das pessoas dizer que foram trabalhar (?!)

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...