21 de fevereiro de 2013

Assédio Sexual por Bispo da Igreja Católica

A história que hoje a Visão tornou pública de assédio sexual por um bispo da Igreja Católica não me surpreende. Deveria surpreender? Eu acho que deveria. Mas é escândalo atrás de escândalo e nós já nem nos surpreendemos.
Por estas e por outras que tais é que não quero os meus filhos dentro da igreja. Ah e tal, que há más pessoas em todo o lado, dizem-me os católicos. Pois é verdade. Mas quando se descobre que alguém é má pessoa, leva-se a tribunal, condena-se e impede-se de repetir os actos. Agora na Igreja Católica perdoa-se aos pecadores. Os padres são mudados de paróquia e continuam livres para cometer os seus pecados, crimes em linguagem laica, onde não sejam conhecidos.
No dia que a Igreja Católica levar a tribunal os seus agressores sexuais, só terá  a ganhar em credibilidade, dignidade e honestidade. Tudo valores dignos de qualquer católico, ou de qualquer ser humano digno de tal designação.

7 comentários:

  1. Fui aluna de um e colaboradora de outro. Não podendo poder as mãos no fogo por ninguém, sei bem a maldade que habita no coração acusador e o coração acolhedor do acusado. Juridicamente este é um não caso,por isso não faz sentido falar em tribunais e afins. è um caso moral.sem d+uvida, se for verdade ou mentira. porque de um ou de outra forma, seja lá onde habita a verdade há aqui um problema moral grave.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não comento as pessoas em causa pois não conheço nenhuma.
      O meu post vai de encontro ao facto da Igreja tentar ocultar os factos e esconder os criminosos, quando existem.

      Eliminar
  2. Paula, que posso dizer, eu católico e futuro padre (serei ordenado diácono daqui a 3 semanas) perante este texto? Agradeço poder conhecer mais uma perspectiva, a sua, e, em nome da Igreja que também sou, pedir-lhe desculpa. Eu tentarei, na minha pequenez, dar o melhor para que o que há de BOM na Igreja possa prevalecer sempre.

    Permita-me um abraço! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo,
      Antes de mais muito obrigada por partilhar o seu comentário comigo.
      Um das razões porque tenho um blog é para a troca de ideias. Respeito as ideias dos outros e gosto de discutir diversos pontos de vista. Obrigada pela forma que fez o seu comentário, pois é enriquecedor podermos expor de forma civilizada as nossas opiniões, ainda que divergentes.
      Desejo-lhe o melhor para a sua vida futura e para o passo que vai dar. Desejo que faça melhor do que muitos antes de si.
      Sei que há pessoas boas dentro da Igreja, mas o que me revolta é ocultarem os crimes, quando existem, chamando-lhe o perdão dos pecados.
      Comungo de muitos dos valores da Igreja, pois cresci dentro dela e fiz todo o percurso disponível para os laicos. Não consigo no entanto concordar com a doutrina no que diz respeito a temas como o uso do preservativo, planeamento familiar, homossexualidade, entre outros. Mas isso é tema para um post específico.
      Tudo de bom para si!

      Eliminar
    2. Paula,
      Sem dúvida que o diálogo é uma óptima oportunidade de aprendizagem. Houve muitas más gestões de realidades pérfidas na Igreja. Infelizmente agora sofre-se a consequência. Além disso, muito do que de bom se faz na Igreja, por gente que acredita no profundo valor e sentido da caridade acaba por ser abafado. Garanto-lhe que é muito duro ser apelidado de pedófilo, como já me aconteceu. Sei que hoje em dia os ânimos andam exaltados e generaliza-se com extrema facilidade, mas quem está cá por dentro sofre mais sobre determinadas questões do que se possa pensar. Enfim, tentarei sempre dar o meu melhor. :)

      Ao nível da Moral da Pessoa, há muitos teólogos que estão na linha da frente, com propostas de mudanças no modo de entender algumas questões. Mas esperemos pelo "post específico". ;)
      Muito obrigado! :)

      Eliminar
  3. A igreja católica a mim só me inspira desconfiança, a começar nas suas doutrinas e a acabar no seu percurso histórico. É um caso de oposto do practice what you preach...
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. eu entao acho que a igreja catolica esta cheia de homossexuais reprimidos, que julgam que a melhor maneira de confrontar a sua homossexualidade e' atacar a homossexualidade dos outros. acho isso repugnante. acho que os padres deviam deixar os gays em paz e olhar para dentro de si mesmo.

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...