29 de novembro de 2012

2012 nascem apenas 90.000 bebés em Portugal


Esta é uma notícia que me entristece.
Depois de 2011 ter sido o ano em que se bateu o triste record de mínimo absoluto de nascimentos em Portugal, a queda em 2012 continua acentuada.

Até Setembro tinham nascido menos 6500 bebés que em 2011, tendência que levará ao total anual rondar os 90.000 nascimentos em Portugal, o menor número de que há registo.

Isto entristece-me por muitas razões. Por todos os casais que desejam muito ter um filho e que adiam a decisão com medo do desemprego, por não terem casa e outros apoios fundamentais para quem quer constituir família. Muitas destas pessoas podem acabar por nunca realizarem plenamente a sua condição de família, nunca virem a felicidade de ter um filho nos braços.

Eu, mãe de três crianças maravilhosas, irrequietas, ternurentas, tantos dias difíceis mas sempre amorosas, tenho  imensa pena que casais que desejem viver esta realidade, não o possam fazer, por razões económicas  externas ao seu controlo.

A juntar a isto temos consequências catastróficas para o nosso país. Já estamos a sentir o desemprego dos professores, que se irá acentuar nos próximos anos. Seguir-se-ão todas as outras profissões ligadas às crianças e jovens a ser encolhidas para, na melhor das hipóteses, ver alargada a oferta de profissões de cuidado aos mais idosos.

O modelo de segurança social criado, assenta em princípios que jamais se repetirão: uma população activa enorme, a efectuar descontos que permitem pagar subsídio de desemprego, de doença e reformas a uma minoria. Esta situação inverteu-se definitivamente. Como conseguir que uma minoria de trabalhadores a efectuar descontos possa suportar uma maioria reformada? É óbvio que o sistema irá colapsar, para mal de todos nós.

O que fazer então para inverter esta situação? Como criar condições, para que quem deseje, possa ter filhos? Como criar uma sociedade futura se deixarmos de ter cidadãos nessa sociedade?

8 comentários:

  1. é preocupante, mas nos dias que correm não há segurança, as empresas estão todas a despedir!

    ResponderEliminar
  2. Mto sinceramente nem sei com ainda ha quem tenha filhos,( mais do que um filho), nos dias de hoje. Portugal vivera tempos de miseria, vai ser mto dificil e com bebes e crianças pequenas que precisam de tanta coisa, nao sei como passa pela cabeça de alguem engravidar hoje...

    Maggie

    ResponderEliminar
  3. Temo que esse número seja cada vez mais baixo. E não vejo forma disto mudar.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. E eu que quis tanto dar um irmão ou irmã ao meu filho, graças a tudo isso não foi possivel. Mas enquanto o povinho continuar a alternar entre os mesmos palhaços ladrões que nos governam, não há volta a dar.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Eu estou no leque dos irresponsáveis, corajosos, naives, chamem o que quiserem que decidiu que 2013 será o ano do meu primeiro bebe.
    O meu companheiro tem uma empresa que para ja consegue manter-se com mercado, e eu a recibos verdes vou arriscar.
    Serei doida talvez mas acredito que o essencial nao faltara e nao acredito que nos próximos 10anos o pais prospere. Eu nao posso esperar 10anos para ter um filho.
    Temos família, mãos para trabalhar e penso que se ha 20anos se criavam filhos, hoje também será possível. Com certeza sem todos os luxos que hoje ha, mas talvez isso nao seja assim tão importante.
    Acho que nao me vou arrepender e espero poder chegar ao número 3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou-te os parabéns pela tua coragem e desejo a maior felicidade, para ti e para a tua família.
      Acho que tens muita razão, as coisas não vão melhorar tão cedo. Se adiamos demais, depois será demasiado tarde. Quando temos as condições mínimas há que seguir em frente!

      Eliminar
    2. Obrigada :) espero nao deixar a vontade esmorecer

      Eliminar
  6. Infelizmente o motivo todos nós sabemos o porquê :s

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...