25 de agosto de 2012

Caravela Portuguesa: Esse monstro dos mares

Caravela Portuguesa
É este o aspecto do monstro que anda a assombrar as praias da nossa costa. É conhecida por Caravela Portuguesa e apesar de ter apenas 30 cm provoca graves lesões ao contacto e por vezes até a morte.

Foi a mesma caravela portuguesa (Portuguese-Man-Of-War em inglês) que impediu Diana Nyad de atravessar a nado de Cuba à Florida.

"Caravela Portuguesa ou Garrafa Azul (Physalia physalis) é um animal do grupo dos cnidários (anémonas, hydras e corais), de cor azul, rosa, violeta ou vermelha, que flutua na água ao sabor do vento e das marés, porque não tem movimento próprio e aparece em todos os mares tropicais e temperados. O seu corpo é formado por uma carapaça (o flutuador, que é a única parte visível de fora da água) cheia de um gás onde predomina o nitrogénio, e que atinge os 30cm. Logo abaixo desta carapaça há um aglomerado de pólipos de onde saem os tentáculos (filamentos), revestidos por células venenosas urticantes (cnidócitos) que podem ultrapassar os 30 metros e que são utilizadas para a captura de peixes, moluscos e outros destinados à sua alimentação. São estes tentáculos, com milhares de pequenos dardos directamente ligados a cápsulas contendo veneno (neurotoxinas) que, ao serem tocados, injectam o veneno nas presas.


Nas suas deambulações sem rumo, a caravela portuguesa por vezes aparece junto à costa e mesmo nas praias, tanto na água como na areia, constituindo um perigo real para as pessoas. Para os banhistas, mesmo alguns fragmentos da caravela portuguesa encontrados na areia, ao sol, podem ser perigosos, pois basta basta um pequeno toque para que o veneno se propague.

A dor provocada pelo contacto com a caravela portuguesa é intensa e semelhante à de uma queimadura, a que se segue um misto de ardor e comichão, náuseas e espasmos, que serão tanto mais graves quanto maior for a área de contacto. A lesão passará depois a ter o aspecto de uma queimadura por ácido."

In Katembe

Continuem a seguir-nos no Facebook.

2 comentários:

  1. Gostei do seu blog, li poucos posts mas estão muito bem escritos...
    Compartilho o meu:
    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. ouvi ontem nas noticias.
    gostei muito do teu post, muito interessante.
    é bom ter saber estas coisas.
    obrigada por partilhares.
    beijinhos querida**

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...