10 de julho de 2012

Licenciatura Express: Novo serviço da Lusófona

Pronto, não me vou conter mais. Apesar de não gostar de política vou mesmo comentar este caso.
O escândalo com a licenciatura do ministro Miguel Relvas.
Já não nos bastava o escândalo com a outra licenciatura, tirada ao domingo pelo ex-primeiro ministro José Sócrates, para agora vermos políticos tirarem licenciaturas por correspondência. Isto é, sem frequentarem aulas, fazerem exames ou simplesmente sem aparecerem em frente aos professores doutores de uma "prestigiada" universidade do nosso país.
Não questiono o "poder" dos senhores professores doutores de darem a alguém equivalência a cadeiras por competências demonstradamente adquiridas na "universidade da vida". Não será esta "universidade da vida" oposta ao que as universidades pretendem fomentar, o saber institucional, sistemático, académico, ponderado, estudado, comparado entre autores?
Não pondo em questão as competências de Miguel Relvas em assuntos de política, gostaria de saber se a Universidade Lusófona já atribuiu equivalências a tantas cadeira, num processo de um cidadão comum, isto é, a alguém não ligado à política e a um dos partidos no poder.
Dito de outro modo, como pode a Universidade Lusófona manter a sua credibilidade, se não existe, ou não se conhece outro caso similar de licenciatura tirada em apenas um ano, por alguém não ligado aos partidos do governo?
Caso este formato seja normal e acessível ao cidadão comum, penso que os meus 20 anos de experiência profissional me possam render uma ou outra licenciatura numa prestigiada universidade portuguesa. Ah! Mas já tenho uma, tirada cadeira a cadeira, durante 4 anos, anterior a Bolonha. Aí se eu soubesse disto tinha evitado tantas horas de estudo e tanto dinheiro gasto em propinas!

Até já. Vou à Lusófona deixar o meu curriculum. Pode ser que em breve tenha mais uma ou duas licenciaturas.

5 comentários:

  1. Nunca atribui créditos como é referido neste caso, no entanto, está desde já convidada a consultar o site da Universidade Lusíada, onde poderá consultar toda a informação que a poderá manter informada.
    Poderá ler a notícia no jornal Público e Público online, onde se apresentam várias informações relativas ao processo do Sr. Miguel Relvas.
    Agradeço que não confunda as instituições.
    Convido a consultar no site WWW.ulusiada.pt, e o relatório da EUA disponibilizado na integra.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. boa tarde Paula,

    como antiga aluna da ULL, sinto-me ofendida com as suas palavras e acho que está a ser injusta. A minha antiga universidade tem credibilidade na minha área que é arquitectura, em direito, economia, em gestão, etc.
    Não compreendo porque ataca desta forma a Lusíada. Tenho ex colegas a trabalhar nos melhores atelier do mundo, e não se consegue esse tipo de colocação sem se ter um ensino de qualidade, com professores de qualidade.

    desculpe a minha sinceridade.

    ResponderEliminar
  3. Universidade lusófona ou lusíada????.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o caso da lic. expresso do Min. Relvas foi na Lusófona :)

      Eliminar
  4. É uma pouca vergonha, de facto! E pensar que foi este governo que acabou com as Novas Oportunidades...
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...