21 de janeiro de 2016

Em busca do Planeta Escondido

Órbita do Planeta 9

Crescemos a contar os nove planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão para nos últimos anos os cientistas nos virem dizer que Plutão não é uma planeta mas apenas um pequeno asteróide.

Agora, os cientistas voltam a descobrir um novo planeta nos sistema solar. Este planeta ainda não foi visualizado. A sua existência foi deduzida por cálculos matemáticos aplicados às órbitas dos outros planetas e objectos celestes.

Acreditam que este Planeta Nove terá 10 vezes a massa da Terra e três vezes o seu tamanho. Estará entre uma super-Terra e um mini-Neptuno, um tipo de planeta muito comum na nossa galáxia mas até agora ausente do nosso Sistema Solar.

Mas, ao contrário dos outros oito planetas do Sistema solar, este planeta encontra-se a uma distância enorme do Sol. Estará no seu ponto mais perto a cerca de 200 a 300 vezes mais distante do que a Terra e no seu ponto mais distante a cerca de 600 a 1200 vezes mais distante do que a Terra. Uma distância tão grande que estima-se deverá demorar cerca de 20.000 anos a completar a sua órbita em volta do Sol.

Ainda assim explica as órbitas peculiares de objectos da cintura de Kuiper e de outros objectos distantes.

Vamos ficar expectantes por esta busca pelo Planeta Escondido!

Órbita do Planeta Nove e de objectos de Cintura de Kuiper e de órbita perpendicular




1 comentário:

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...