22 de março de 2013

Governo chumba aumento salário Mínimo Nacional

O Governo acabou de chumbar o aumento do Salário Mínimo Nacional. As confederações patronais e os sindicatos sentaram-se à mesa das negociações e concordaram com este aumento. Só o Governo está contra. Porquê?
Irritam-me estes políticos de todas as cores, que não dizem a verdade aos portugueses. Porque razão os patrões querem e porque razão o Primeiro Ministro está contra? Digam a verdade às pessoas!

Os Sindicatos
Os Sindicatos, como é óbvio querem ver aumentados os salários baixíssimos que colocam muitos portugueses que trabalham na pobreza. Isto é claro como água.

Os Patrões
Os patrões concordam com os sindicatos em aumentar o salário mínimo nacional. Na mesa negocial, em troca de alguma coisa que desconhecemos, pois não nos foi revelado, os patrões concordaram.
Pergunto eu: precisarão os patrões que o Salário Mínimo Nacional seja aumentado, por decreto, para o fazer? Na realidade, como diz o Primeiro Ministro, os patrões podem aumentar os salários sempre que quiserem. Então porque não o fazem?
Porque não querem ser os únicos a fazê-lo. Se uma empresa aumentar os salários e o seu concorrente não o fizer, o concorrente tem mais lucros. O que os patrões querem é não ser os únicos a aumentar os salários. Querem que o "mal" seja igual para todos.

Governo
Aqui reside o maior mistério. Porque será que este governo quer prejudicar as pessoas, não aumentando o Salário Mínimo Nacional? Já ouvimos da boca do Primeiro Ministro, que os patrões que quiserem fazer aumentos o podem fazer. Verdade. Então porque esta renitência em concordar com este aumento?
A verdadeira razão, não revelada no debate, nem pelo Primeiro Ministro, nem pela Oposição, é uma questão de custos para o Estado.

Todos os apoios sociais: subsídio de desemprego, reformas, etc, estão indexadas ao valor do IAS (Indexante dos Apoios Sociais), logo, um aumento do Salário Mínimo Nacional teria como consequência um aumento dos apoios sociais e isso traria custos avultados para o Governo.

Esta é a verdadeira razão, não revelada nem pelo Governo, nem pela oposição. Centram a discussão no Ordenado Mínimo Nacional, deixam de fora da discussão todos os portugueses com salários superiores e  a discussão parece não ter fundamento.

O que pergunto, é para que serve a oposição que não esclarece os portugueses? Apresentam discussões superficiais e não explicam à população as verdadeiras consequências desta discussão. Precisamos de políticos mais sérios e de discussões mais transparentes!

10 comentários:

  1. A oposição em Portugal serve exactamente para o mesmo que o partido que está no governo: NADA. Se formos bem a ver, ora são uns, ora são os outros, e as fuças sempre as mesmas, o lixo sempre o mesmo, o roubo é que é sempre a aumentar. Já a dignidade humana de quem trabalha anda a ser roubada e tudo.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Se os deputados não ganhassem ordenado, nem tivessem regalias, além dos básicos, como qualquer cidadão comum e tivessem de estar nestes cargos por gosto à profissão e ao país, sairíamos todos a ganhar. Mas pareceu-me ouvir o Sr Belmiro um desses dias dizer que os salários baixos promovem o emprego. Será que li mal?

    ResponderEliminar
  3. Acho que o cerne da questão esta no ultimo parágrafo. Nos nao temos oposição nem nunca tivemos.
    Temos um partido que, por acaso agora é a oposição, mas que se fosse governo era exactamente a mesma coisa, cujo conceito de oposição é ser do contra, dizer uma serie de baboseiras para melar a população e mais nada. Esperam sentados pela sua vez, que sabem que chegara.
    São incapazes de pensar que a oposição também tem um papel,'muito importante. De controlar, supervisionar, apoiar quando necessário, fazer propostas. Ajudar quem foi eleito, a governar melhor!
    De todas as partes que mencionou, concordo que têm agendas que nao partilham. E aí incluo também os sindicatos. Acho que nos últimos tempos têm demonstrado que o seu interesse vai muito para além dos direitos dos trabalhadores. Acho que na verdade as suas aspirações são tão políticas como as dos outros.

    ResponderEliminar
  4. É sempre assim, quem paga a conta é o mais desfavorecido.
    Não interessa informar as pessoas, explicar-lhe as coisas e dar-lhes conhecimento. Nada. O que interessa é apresentar-lhes as contas e fazê-las pagar.
    Desculpa o desabafo, mas ando um pouco, para não dizer um muito chateada com estas questões todas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Mas uns míseros 15 euros de aumento (dos actuais 485 para os 500) trariam assim tantos encargos ao Estado ? E se até há um (raro) acordo entre trabalhadores e empregadores, não percebo a relutância do PM.
    O que eu vejo é que só pensam em cortar nos rendimentos do trabalho e não se metem com as PPP para onde vão, diariamente, milhões de euros. Mas também sei que aos parceiros das PPP não convém incomodar porque são os Mello, Espírito Santo e outros senhores que lhes financiam as campanhas eleitorais e lhes dão também bons empregos quando sairem do governo.A esses não se atrevem a impor sacrifícios :(

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a Mintjulep e a Alva, tanto faz PSD como PS, são todos "farinha do mesmo saco", todos dizem uma coisa quando são oposição e fazem outra quando são governo.Se não "furarmos" este ciclo de alternância viciosa, será sempre "vira o disco e toca o mesmo".Não vale a pena tirar de lá estes para pôr o PS, só mudariam as moscas...

    ResponderEliminar
  7. Que tristeza de país.
    Beijo e feliz semana**

    ResponderEliminar
  8. Se o salário mínimo aumenta efectivamente os salários das pessoas, porque não aumentá-lo para 10000€? Segundo a lógica aqui apresentada, ficaríamos, sem dúvida, todos ricos. Esquecem-se que as pessoas que vocês querem ajudar são precisamente as mais afectadas. Em vez de emprego, agora terão desemprego. Mas é preciso mais do que 2 neurónios para entender que o salário mínimo só trás prejuízos? Eu só conheço dois tipos de pessoas que beneficiam com o aumento do salário mínimo. São eles as multinacionais (que conseguem auferir salários superiores ao salário mínimo, destruindo assim a concorrência, aliás, é defendido por Warren Buffet, multimilionário norte-americano, exactamente por essa razão) e os sindicatos. Esta é mais uma daquelas medidas com excelentes intenções, mas com resultados desastrosos. Enfim..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ? Será que não consegue perceber que não leva a mais desemprego mas sim a mais ou menos dinheiro na conta do patrão?'

      Dou-lhe um pequeno exemplo: o meu pai, senhor de uma certa idade trabalha imenso e ganha pouco acima do ordenado minimo. Devido a isso tem os seus ´biscates` (que são taxados e são descontados) - este ano o patrão veio-lhe dizer que teria que trabalhar mais uma hora e receber o mesmo. O que seria equivalente a ele ter ainda menos tempo para esses extras que muitas vezes são o que mais trás dinheiro para casa...
      O meu pai disse ao patrão (de quem é amigo desde criança) que essa medida só favorecia os patrões, para eles terem menos prejuizo e que a maioria não iria aproveitar para melhorar empresa, contratar mais empregados mas sim para que ele (patrão) e afins tivessem mais lucros e menos despesa, logo, mais dinheiro nos próprios bolsos...

      O patrão dele respondeu afirmativamente: ele concordava com tudo o que o meu pai disse. Deu-lhe razão e disse-lhe que era verdade. Ele não pretende contratar mais ninguém, não pretende melhorar a empresa...

      Posso dizer, que o meu pai não trabalha essa hora (nem sei se a lei chegou a ir para a frente) mas o meu pai disse-lhe que no dia em que lhe aplicasse essa medida o perdia como colaborador. E o patrão dele não o quer perder porque ele é uma mais-valia para a empresa. No entanto, também não lhe dá valor nem lhe dá o ordenado justo para aquilo que ele faz.

      Porquê?Porque o nosso mercado está de tal forma mal feito, que só enriquece os patrões, os Senhores Doutores, alimenta os lobbys e não a economia, promove e suporta os ricos e esquece-se da classe média TRABALHADORA (não me refiro aos malandros que não querem trabalhar).

      É por isso que existe emigração em massa... ganhar 485€ por 1 mes de trabalho com o nosso custo de vida igual e em muitos aspectos superiores aos de França, Suiça, Alemanha e Inglaterra, por exemplo?! Por isso, muitos jovens perferem emigrar, trabalhar duro como trabalhariam aqui mas receberem um salário (em vez da esmola) e conseguirem viver com dignidade e não se sujeitarem a estas palermices e politiquices dos riquinhos do poder que só estão lá a preparar o "poiso" seguinte e é , por isso, que não tocam nos lobbys: estão a preparar o tacho. Pois em Portugal bom bom não é ser politico, mas ex-politico.

      ps: não tem a ver com ficar-mos todos ricos mas com distribuir a riqueza de forma mais equitativa. Se fizer uma pequena pesquisa verifica que todos os paises realmente desenvolvidos, com niveis excelentes de qualidade de vida, sistemas de saude, educação, emprego e afins tem a riqueza distribuida. Nós por cá vamo-nos assemelhando cada vez mais aos países de 3º mundo - uns com tudo, outros com nada.

      Eliminar
  9. Este país é uma tristeza. Beijo e boa Páscoa

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...