13 de dezembro de 2012

O Fim do Mundo

Calendário Asteca, Pedra do Sol
A nossa geração é profícua em especulações do fim do mundo. Quem não se lembra da crença que o mundo acabaria em 2000, só porque o calendário, que sempre dissera mil novecentos e qualquer coisa, passaria a dizer 2000? Quem não se lembra das previsões catastróficas do bug do ano 2000, em que aviões iriam cair, elevadores iriam parar, toda a nossa sociedade tecnológica iria colapsar só por as aplicações informáticas usarem a data em formato dois dígitos e não quatro, porque ninguém nos anos 70 e 80 se lembrou sequer que iríamos chegar aos 99 e se seguiria o 00 e os computadores não entenderiam o 00 como superior ao 99?
Este ano paira sobre nós a suposta profecia que o mundo acabará em 21-12-2012, apenas porque os antigos Maias acabaram o seu calendário nesse mesmo dia.
Calendário Maia
Nada mais errado. Para começar o calendário Maia que está a correr mundo é na realidade o calendário Asteca, ou a Pedra do Sol. Depois, para ambos os povos, o fim de um ciclo indicava sempre o início de outro.
Ora todos sabem que as profecias dos Maias e dos Astecas não se realizaram. Eles previram que o mundo, ou a sua sociedade, acabaria este ano. Acontece que os invasores espanhóis, conquistaram o povo, pilharam as cidades e dizimaram as sociedades Maia e Asteca com doenças como a gripe e a varíola. Logo a profecia não se realizou. As sociedades Maia e Asteca foram destruídas muitos séculos antes pelos invasores europeus.
Recentemente, estudiosos descobriram a razão porque o calendário Maia acaba em 2012: o espaço para desenhar e a tinta acabaram. O calendário teria de acabar nalgum dia, não é? O espaço onde foi escrito é finito, não é? Já podemos todos respirar em paz pois o Mundo não acabará para nós em 2012. Já o dos Maias e Astecas acabou há muito tempo atrás!

7 comentários:

  1. O meu sogro há uns anos atrás foi ao Peru e trouxe-me um calendário Maia, em tecelagem, e de facto é quadrado, e já me tinha feito essa mesma pergunta, então mas o calendário Maia não é suposto ser quadrada??? Enfim, é o fim do mundo em cuecas, essa é que é essa!
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consegues enviar-me uma imagem do calendário quadrado? Na internet só se encontra a pedra do sol que é Asteca!

      Eliminar
    2. Vou tentar fotografar daqui a pouco, quando tiver um pouco mais de luz no quarto - é que isto de só ter telemovel para tirar fotos é um problema. Depois queres que envie para onde?
      http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

      Eliminar
  2. Ora bolas! Então agora que eu estava a organizar a desfazer-me dos meus bens é que descubro que o mundo afinal não acaba!...
    :)

    ResponderEliminar
  3. Não vá ser o fim do mundo em cuecas já fui comprar lingerie!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela explicação! :)
    Adorei o cartoon...
    Vou roubar!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela explicação! :)
    Adorei o cartoon...
    Vou roubar!
    :)

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...