3 de dezembro de 2012

Poupar no aquecimento #1

Acumulador calor de pedras vulcânicas
A definição de luxo varia de pessoa para pessoa. Para alguns é viajar, para outros comprar roupa nova, para outros ainda adquirir gadgets informáticos.
Para mim o luxo é qualidade de vida. Se me pedirem para indicar uma coisa que tenha alterado a minha qualidade de vida para melhor, o que tenho a identificar é o sistema de aquecimento que montei na minha casa há cerca de 6 anos.  São acumuladores de calor com pedras vulcânicas. Como todos sabem as pedras vulcânicas são formadas a alta temperatura. São por isso muito porosas, vulgo pedra pomes. Estes poros fazem com que estas pedras acumulem o calor nos seus espaços e o mantenham por muito tempo. Estes acumuladores são bastante ecológicos pois permitem aquecer as pedras durante a noite, utilizando a eletricidade mais barata do contador bi-horário e irradiar o calor gradualmente durante 24 horas. Mantém a habitação numa temperatura agradável durante todo o dia, sem grandes variações térmicas.
Quando deixei de utilizar radiador eléctrico a óleo, apenas no quarto e durante a noite, para este sistema consegui uma poupança considerável no valor da electricidade, ao mesmo tempo que obtive um nível de conforto superior, já que toda a casa fica à mesma temperatura todo o dia. Não temos a sensação desagradável de sair de um quarto quente e entrar numa casa de banho gelada, passar em corredores frios, etc.
Outra vantagem deste sistema é não exigir montagem. O acumulador é preso à parede, por ser muito pesado e ligado a uma tomada eléctrica. Não exige mais nada.

Porque há quem me tenha perguntado, podem obter mais informações no site da EDP. Há actualmente também muitos acumuladores de calor em 2ª mão para venda em sites classificados.

No Top de Qualidade de Vida este é o meu #1!

7 comentários:

  1. Um bom sistema de aquecimento, é, sem dúvida essencial. Gostava que a minha entidade patronal lesse este post, porque, apesar de trabalhar num organismo oficial não temos, de momento, nenhum sitema de aquecimento, nem mesmo o normal e dispendioso aquecimento a óleo. Trabalhamos com os casacos vestidos. Se não tivesse que lidar com pessoas do público, estaria, certamente, coberta com uma mantinha!

    ResponderEliminar
  2. onde é que me informo melhor sobre isso??
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Era uma coisa dessas que estava a precisar na minha casa... :)
    http://sstyleyourself.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Na EDP: http://www.eco.edp.pt/pt/particulares/conhecer/equipamentos-eficientes/climatizacao/acumulador-de-calor
    E há muitos à venda em 2ª mão: http://www.custojusto.pt/Lisboa/Electrodomesticos/Acumuladores+de+Calor+de+pedras+Vulcanicas-6959750.htm

    ResponderEliminar
  5. Muito bom conselho. Infelizmente muita gente desconhece estes novos e mais eficientes sistemas. Um pequeno investimento pode ter grandes efeitos em poupança e qualidade de vida. Outra questão importante são as caixilharias. Muitas vezes investe-se em sistemas de aquecimento mas se as caixilharias deixarem o calor fugir, o resultado é negativo. É o primeiro diagnostico a fazer.

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...