6 de janeiro de 2015

Broas de Abrantes

Broas de Abrantes 
Adoro as Broas de Abrantes, ao contrário das broas de mel tão típicas do Natal que desde pequena tenho aversão.
Nunca consegui ter a receitas destas broas. Mas agora, com a democratização da Internet tudo mudou. Podemos ter todas as receitas que quisermos, à distância de uns quantos cliques.

Encontrei várias receitas, com pequenas variações. Escolhi esta por me parecer a mais adequada. Mas acredito que as variações mínimas nas várias receitas não façam muita diferença. São pequenas adaptações ao gosto pessoal de cada um. Posso até, numa próxima vez experimentar algumas das variações, ou introduzir as minhas próprias.

O sabor, esse ficou divinal. Miúdos e graúdos comeram com imensa satisfação.

Em Abrantes são feitas na altura dos Santos ou no Natal. Eu fiz para o Ano Novo.

Fica a receita.

Receita


Ingredientes:

  • 1Lt água
  • ½ Lt azeite
  • 40g erva doce
  • 100g miolo de noz
  • 750g açúcar amarelo
  • 3 colheres de chá de canela
  • 1kg de farinha sem fermento
  • Sal q.b.


Preparação:
Ligar o forno a 250º.
Picar as nozes em pedaços pequenos.

Numa panela juntar a água, o azeite, a erva doce, o açúcar amarelo, a canela e uma pitada de sal, mexer bem todos os ingredientes e levar ao lume até que ferva. Mexer para que os ingredientes se envolvam.

Quando estiver a ferver retirar do lume, juntar a farinha e as nozes bem picadas. Com a ajuda de uma colher de pau ou espátula envolver bem os ingredientes até formarem uma massa. Provar e se necessário retificar temperos.

Voltar a colocar a panela em lume médio, deixar a massa secar um pouco, cerca de 3/5 min, para que possa sair alguma humidade e ao mexer a massa se solte das paredes da panela.

Deitar a massa em cima da bancada da cozinha e deixar arrefecer uns minutos. Mas não muito, só o tempo necessário para conseguir trabalhar a massa com as mãos.

Enquanto a massa arrefece, polvilhar com farinha dois tabuleiros grandes de ir ao forno.

Untar as mãos com azeite e retirar uma quantidade de massa do tamanho de uma colher de sopa, moldar pequenas broas com as mãos, dispô-las num dos tabuleiros e fazer um efeito em cima, como se vê nas imagens, com a ajuda de uma faca. Levar ao forno durante 15 minutos.

Broas de Abrantes

3 comentários:

  1. São as broas que a minha avó faz! Vou confirmar com ela, mas pelo aspecto tenho a certeza... e a minha avó é de perto de Abrantes. São tão boas!! A minha avó fá-las ovais e com metade de uma noz por cima. Querooooo!!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já comia....
    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Vivo em Abrantes mas... muito antes de aqui viver já conhecia estas broas (feitas pelos Santos) para os lados de Portalegre!

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...