30 de julho de 2013

Primeiros Dias

Esta sensação de novidade que se vive nos primeiros dias de trabalho é maravilhosa. Não só para quem estava desempregada há muito tempo, como eu estava, como para quem muda de emprego.

Sentimo-nos renovados. Tudo é novidade, novos colegas, novas rotinas, novos espaços. Uma enorme necessidade de adaptação, uma vontade de aprender de absorver toda a nova informação.

São dias muito intensos. Marcam-nos mil reuniões para todos poderem mostrar-nos o que fazem,  o que a empresa faz e nós lá vamos tentando mentalmente encaixar a nossa função no meio do puzzle.

Posso dizer que fui muito bem recebida. Os novos colegas foram muito simpáticos. Fui e sou sempre convidada para almoçar, o que nem sempre acontece. Pelo menos, a minha experiência noutros sítios não foi assim tão boa. Há muitas empresas onde ninguém acolhe desta forma os novos colaboradores, não recebe tão bem os novos colegas.

No primeiro mês de trabalho isto pode ser um pouco difícil. Estávamos desempregados, já temos emprego, mas ainda não recebemos o primeiro salário. Os convites para almoçar fora são muito simpáticos, mas constituem um rombo no orçamento. Digamos que é um investimento. Não podemos recusar almoçar com os colegas nos primeiros dias, para ficarmos a comer na copa. Não tenhamos ilusões, se não aceitarmos os primeiros convites, enquanto ainda somos novidade e os novos colegas também nos querem conhecer, passado um mês, quem nos irá convidar para almoçar? Ninguém. Temos de investir nos relacionamentos, na interação com os colegas.

É o que tenho feito. E tenho sido muito bem recebida. Estou a aproveitar estes momentos de novidade e renovação. Tudo é novo, não há histórias passadas. É mesmo um começar de novo. E isso é tão bom!

4 comentários:

  1. Que tudo continue a correr muito bem! Muitas felicidades. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha, ainda bem que foste tão bem recebida assim, de facto nem sempre isso acontece, na verdade lembro-me praí de me ter acontecido uma ou duas vezes eheheheh. E é bom ver-te assim tão entusiasmada, que delicia!!
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Oh que excelente noticia, fiquei com um sorriso nos lábios. Para quem tem te acompanhado como eu, sabe a importância de cada uma dessas tuas palavras: é sim um recomeçar. No inicio, custa, mas depois é como dizes não há historias passadas. E sim nem sempre as receções são acolhedoras e é verdade que não podemos recusar sempre os convites de almoço, pq se não, pensam que somos umas antissociáveis. :)
    Tb encontro-me mais ou menos nessa mesma etapa.
    Boa sorte! Td de bom que bem mereces. Raquel

    ResponderEliminar
  4. Votos sinceros de que continue tudo a correr muito bem!

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...