10 de setembro de 2012

Primeiro Dia de Escola



O primeiro dia de escola por estes lados foi tão bom!
Tenho a sorte de ter filhos que adoram ir para a escola brincar com os amigos. Vestem-se mais rápido, aprontam-se num instantinho para poderem correr para o recreio.

A nossa escola já abriu há uma semana mas hoje começa o ano letivo. Foi uma semana inteirinha de corridas no recreio, debaixo de temperaturas próximas dos 30ºC. Chegavam a casa muito suados, bochechas vermelhas e com um cheiro a raposinho.

Era um instantinho pô-los na banheira, para depois de um bom duche ficarem fresquinhos. O mais novo, que deixou agora de dormir a sesta, andou de rastos. Ainda não tinha acabado o jantar e já queria a sua caminha. Uma maravilha!

Hoje foi diferente. Um dia que muito ansiavam. Os materiais estavam guardados nas mochilas e estavam cheios e vontade de começar com os seus trabalhos. Correram para o recreio de sorriso no rosto. Abraçaram os colegas que só chegaram hoje. Foi tão giro vê-los a fazer corridas. Um corre e os outros tentam alcançá-lo, para depois correr outro e todos o quererem alcançar. Acho que correm para estravasar a enorme alegria que sentem e não conseguem conter dentro do seu pequeno peito.

Também assisti a alguns choros. Uns meninos que ainda não tinham ido à escola na semana passada e estiveram de férias até ontem. O regresso é duro. Não tiveram nem tempo de fazer o desmame das férias, e já estão na escola em actividades lectivas.

Eu gosto de passagens mais graduais. Voltar de férias. Assentar os arraiais. Preparar os materiais escolares com a ajuda deles. Isto vai ajudando-os a perceber a nova etapa. Ajuda-os a perceber que as férias acabaram, sem dramas, sem pressas. Ganham eles próprios uma enorme vontade de começar a pintar os livros novos, a colar, a recortar.

1 comentário:

  1. O meu piolho já andava doido por voltar á escola, apesar de só ter 4 anos e ser uma criança um bocado anti social com as outras crianças gosta da rotina da escola, gosta dos trabalhos escolares... ainda bem que sim!
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...