3 de setembro de 2015

O Naufrágio da Humanidade

Criança morta no Mediterrâneo
O que mais me tem chocado nos últimos dias é o drama dos refugiados na Europa. Os que tentam chegar pelo mar Mediterrâneo e naufragam. Os que tomam o caminho terrestre, mais longo, sujeitos à maior violência pelos locais por onde passam.

Começaram por ser chamadas de imigrantes ilegais. Esta ideia foi-nos deixando mais distantes deste drama. Tratados como criminosos não despoletavam a nossa compaixão.

Este verão a situação agravou-se. O ISIS continua a ganhar terreno no médio oriente. Os sírios que iniciaram um êxodo há um par de meses chegam à Europa. Homens, mulheres, jovens, crianças e bebés.

Famílias inteiras fogem à guerra, à violência e à morte. A sua classificação como imigrantes ilegais já não nos parece adequada. Um genocídio está a ocorrer às portas de Europa. Mais dia menos dia o ISIS pode bater-nos à porta. Para onde fugiremos quando estes assassinos chegarem aos nossos países? É o maior êxodo humano desde a II Guerra Mundial. A guerra que alterou as fronteiras Europeias, que levou à criação de vários novos países como Israel e o Paquistão.

Está na altura de sermos solidários. É tempo de acolher os seres humanos que fogem ao genocídio. Tal como Oskar Schindler e Aristides Sousa Mendes salvaram centenas de judeus. É tempo de salvarmos centenas de milhares de Sírios, Curdos, Paquistaneses, Afegãos, entre outros.

Está na hora mostrarmos que somos HUMANOS.

Se a força destas imagens não nos comover, o que o fará?












5 comentários:

  1. Oi, Paula.
    Nossa, eu vi essas imagens hoje mais cedo.
    Fiquei chocada. Como pode, né?
    O pior é pensar que esse tipo de situação acontece todos os dias, a cada minuto. Não só esse situação de imigração, mas violencia no geral. Com todas as etnias, de todas as idades.

    Bom, eu curti a tua fanpage! Se quiser conhecer a minha, ta aqui o link!
    Beijão, Ana do dia ♥

    ResponderEliminar
  2. Eu nem consigo ver as notícias, é mesmo muito triste tudo isto que está a acontecer :o

    ResponderEliminar
  3. Eu pensei que Nunca mais ia ver Milhares de refugiados a entrar em comboios!!!! Recuei no tempo!!! Será que não aprendemos nada??? Agora estas ...........não tenho palavras!!!!

    ResponderEliminar
  4. Cada dia que passa me choco mais com a anestesia que as pessoas vivem.. chegando a dizer como acima: esse tipo de situação acontece todos os dias, a cada minuto... A moça não tem idéia nem conhecimento sobre o que está acontecendo na Síria... Lamentável. A notícia e as imangens desmontam qualquer pessoa que seja HUMANA em sua essência e tem compaixão pelo próximo. Pessoas e crianças cheias de futuro pela frente sendo mortas em função de interesses egoístas e políticos. Países lixos, classificadores de pessoas em busca de oportunidade de "imigrantes ilegais" .. Como em tantos mil anos de "evolução" conseguimos nos classificar e desclassificar desta forma... muito, muito triste. MAS UMA PERGUNTA QUE TENHO E NÃO CONSIGO RESPONDER, CASO ALGUÉM SAIBA, FAVOR ME ATUALIZAR: ONDE ANDA A COMISSÃO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS ???? BEM COMO A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS ???? ONU ??? CADE ESSE POVO ?????? BANDO DE FDP

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...