14 de agosto de 2015

A massa de que somos feitos

O homem cá de casa acabou de me contar a sua última descoberta. Abriu um bar de música cubana no resort onde estamos a passar as férias.

Uma grande tentação, pois ambos adoramos os ritmos de Cuba.
- Mas os miúdos, não aguentam acordados! Atirei.
- Deixamos-los em casa. A mais velha já tem telemóvel e estamos a 100 metros, contrapõe excelentíssimo esposo, no seu usual registo gozarão.

Não consegui deixar de pensar:
- Isso foi o que os pais da Maddie fizeram. E tal como eles estamos num resort no Algarve...
Apesar de não acreditar nem por um momento na teoria do rapto e estar convencida que a pequena sofreu uma overdose de soníferos, administrada pelos próprios pais doutores.

Seria incapaz de sair para dançar deixando três crianças em casa a dormir. Não que acredite que alguém entrasse pela porta ou pela janela. Mas não conseguiria deixar de pensar que acordavam com pesadelos, o que acontece várias vezes por noite, ou que pudesse haver um incêndio e eu não estaria cá para os salvar.

Já bastou viver a tristeza de um casal de amigos cuja casa pegou fogo enquanto dormiam com os dois filhos. Ele conseguiu retirar da casa um dos filhos, enquanto a mulher se dirigia ao quarto do outro. Voltou dentro de casa para encontrar a mulher inerte agarrada ao filho também desmaiado. Sem os conseguir soltar ou arrastar para fora, foram os bombeiros que os conseguiram retirar das chamas. Após longos meses em coma, várias vezes mais para lá do que para cá, os seus pulmões conseguiram regenerar-se e ele voltou à vida. Hoje são novamente uma família completa, viva e unida a reconstruir a casa e a vida.

Ao imaginar deixar filhos a dormir sós em casa, não penso em raptos ou em assaltos. apenas me vem à ideia imagens de possíveis calamidades, contra as quais não poderia proteger os meus filhos.

Apesar de se verem pelo Algarve muitos turistas ingleses ou alemães que deixam os filhos em casa, enquanto vão para os copos, não vejo esse comportamento poder coexistir com os genes lusos. Está-nos no sangue.  Na nossa cultura. Protegemos os nossos filhos como leoas protegem as suas crias.

12 comentários:

  1. Percebo o que dizes, eu também não deixaria filhos em casa para ir jantar fora, não antes da mais velha ter uns 16 anos. Mas podemos sempre fazer o exercício ao contrário: a partir de que idade começaste a ficar em casa sozinha Maggie? hummm a partir dos 12 mas só de dia, mas porque os meus pais não eram pessoas de sair á noite.
    Bjos e continuação de boas férias

    Maggie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto Maggie.
      Eu também nunca fiquei em casa à noite sozinha pois os meus pais não saiam.
      Mas confesso, deixo os meus filhos em casa sozinhos durante o dia por alguns bocadinho.

      Eliminar
  2. Só é pena a maioria dessas "crias" no futuro se esquecerem disso e desta "nossa mentalidade"!!!! Os Pais vão para o Lar e só se "visitam" de ano a ano??? E na altura das partilhas!!! Sem falar nas "hospitalizações no Verão"!!!!! E abrange Todos os extratos sociais!!!! Muitos Pais não viajam, não comem fora, etc;,no fundo não vivem para deixarem tudo para os filhos!!! Em vez de lhes darem a "Cana",dão o "Peixe e ainda lhe tiram as Espinhas"!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é bem assim Teresa.
      Muitos pais não tratam bem os filhos, como infelizmente todos sabemos.
      Há muitos casos de maus tratos e abusos infantis. Não se pode esperar que esses filhos tratem bem os pais mais tarde, só porque estão "velhinhos".

      Eliminar
  3. Que horror! Essa história foi um pesadelo para essa família!
    Mas felizmente acabou bem!
    Eu também acho que não conseguirei deixar crianças sozinhas em casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabou bem?
      A Maddie nunca
      a apareceu.
      Nem viva nem morta...

      Eliminar
    2. Acabou bem?
      A Maddie nunca
      a apareceu.
      Nem viva nem morta...

      Eliminar
    3. PS: Nesse caso da Maddie nunca me tinha ocorrido essa tua hipótese, que acho perfeitamente plausível. Eu me desligo de casos sensacionalistas pq sei que se extrai pouca coisa deles. Vou apanhando o que interessa e as teorias recambulescas passam-me ao lado. Nesse sentido o pior caso de todos, a pior cobertura mediática, foi o da Casa Pia! Desde o início uma pouca vergonha.

      Eliminar
  4. Eu nem à caixa do correio ou à garagem vou deixando os meus filhos em casa sozinhos. Os acidentes evitam-se e eu não sei se não me dá uma coisa má que me impeça de regressar logi, se não há um tremor de terra... sei lá, qualquer coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso assim. Quando eram bebés nem à rua ia deixar o lixo.
      Hoje estão mais velhos e já não sou tão paranóica (durante o dia) quando estão acordados e telefonam sempre que querem.
      À noite não os consigo deixar sozinhos...

      Eliminar
  5. no hotel onde trabalhei de inverno houve pais franceses que deixaram um bebe de 6 meses e uma menina de 2 anos e pouco no quarto. e saíram, e embebedaram-se e voltaram e tiveram que arrombar a porta porque tinham-se esquecido das chaves dentro... e eu so penso, e se o bebe tivesse vomitado e sufocado? e se a menina acordasse sozinha e acordasse o bebe? e se houvesse alguma ordem de evacuação por qualquer motivo e nós empregados não tivéssemos como abrir aquela porta ou julgássemos que não havia ninguém dentro? e se ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assustador.
      Em Lisboa, aconteceu há um ou dois meses um casal de chineses deixaram uma menina de 4 anos sozinha em casa no Parque das Nações enquanto foram jogar para o Casino de Lisboa.

      A menina abriu a janela e caiu, acho que de um décimo andar. Morreu claro! E o casal foi preso...

      Eliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...