13 de julho de 2014

Ramadan Mubarak

O Ramadão começou a 28 ou 29 de Junho e terminará a 28 ou 29 de Julho de 2014, dependendo da noite em que a nona lua nova do ano (lunar) seja avistada no céu.

Durante este período os muçulmanos são obrigados a cumprir o jejum do nascer ao por do sol.

Durante este período não podem comer, nem beber! Imaginem o que é ficar sem beber água com o calor do verão que se sente um pouco por todo o hemisfério norte, mais acentuado no golfo pérsico e junto ao equador.

Em Portugal actualmente o sol nasce por volta das 6h10 da manhã e pôe-se por volta das 21h da noite. São cerca de 14h30 sem comer nem beber!

Uma enorme reverência aos meus amigos muçulmanos que conseguem cumprir este jejum por 30 dias! Eu acho que não conseguiria. Iria custar-me horrores não comer durante tanto tempo, pois ando sempre a petiscar todo o dia, mas ainda me custaria mais não beber água. Com a tensão baixa que sempre tenho acho que não me safava sem desmaiar várias vezes ao dia! Tiro o chapéu a todos os que cumprem este ritual pois é necessária muita força de vontade e muita disciplina.

Ramadam Mubarak para todos vocês!

Ramadam Mubarak é uma expressão, em árabe, que significa algo como "que as bênçãos do Ramadão estejam contigo".

O Ramadão é uma época de introspeção, de ler o Qurão e tentar ser um melhor muçulmano. É uma época de caridade e generosidade.

O jejum do Ramadão é quebrado depois do pôr do sol, com a iftar. Iftar é uma refeição de quebra de jejum. Começa com a hidratação, bebidas como chás, sumos de fruta que repõem a água e fornecem algum açúcar, ao mesmo tempo que preparam o estômago para os alimentos sólidos.

Actualmente os não muçulmanos já são convidados pelos amigos muçulmanos a partilhar esta refeição. É um momento de celebração.

O Ramadão termina com o Eid, o inicio do 10º mês, a data da primeira lua nova após o Ramadão. Celebram-se 3 dias de feriados consecutivos. Distribuem-se alimentos aos pobres, servem-se banquetes, são trocados presentes, vestidas roupas novas e agradece-se a Deus junto de familiares e amigos.



2 comentários:

  1. Uma opção diferente mas muito válida!

    ResponderEliminar
  2. Não consigo compreender estas tradições!!! Fazem-me lembrar a Idade Média!!!

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...