28 de fevereiro de 2013

Pipoca Gate

Tenho andado hiper ocupada a tratar de um projecto que espero em breve poder partilhar convosco.
Não tenho consultado a Internet, nem os blogs do costume e por isso tenho estado longe deste novo escândalo da blogosfera. Depois do caso Pepa, que nem devia ser caso, pois tratava-se de uma miúda a formular os seus desejos de ano novo e, imagine-se, teve a audácia de desejar comprar uma mala cara com o fruto do seu trabalho! Menos cara contudo que algumas bicicletas, muitas motos e a maioria dos automóveis comprados neste país.

Voltando à Ana Garcia Martins, autora do maior blog português, a Pipoca Mais Doce, teve a infelicidade de criticar as roupas dos Óscares. Para seu azar, criticou uma portuguesa doente oncológica, que ganhou a experiência de ir aos Óscares através da Make a Wish. Na minha opinião a Ana excedeu-se um pouco ao chamar bimba à tal miúda, de nome Sofia Alves, e incluir a Sofia Alves atriz, na sua crítica. Dizer que alguém está mal vestida não tem nada de mal. Dizer que a pessoa que se veste assim é bimba, já constitui uma ofensa pessoal. Acho que a Ana Garcia Martins não esteve bem neste comentário. Na pele de Pipoca Mais Doce ela veste sempre a capa do sarcasmo. É o estilo que escolheu para o seu blog. Estilo este muito apreciado e que lhe rende diariamente mais de 30.000 visitas.

Posto isto, tenho de tirar novamente o chapéu à Ana Garcia Martins. Pessoa bem formada e inteligente. Errou, é verdade. Mas apressou-se a retirar o comentário infeliz, pedir desculpa aos visados e afirmar que não pretendia ofender as pessoas, apenas criticar os trapos, algo que faz diariamente no seu blog.

Quem nunca errou que atire a primeira pedra.

Todos erramos, mas poucos têm a coragem e a dignidade de reconhecer os seus erros. Pedir desculpa, então, não vejo muitos a fazê-lo! Considero um comentário infeliz, pois chamava bimba a alguém. Não acho que o facto da visada ser doente piore a situação. Pessoalmente, acho que havia gente rica pior vestida do que a Sofia Alves. Mas quem pisa e se deixa fotografar na passadeira vermelha sabe que poderá ser alvo de críticas, que podem chegar de qualquer lugar no mundo. Para mim a Ana excedeu-se na crítica, percebeu o erro, retirou o comentário e pediu desculpas. Caso encerrado.

Podem querer sangue mas não o vão ter. Não estão a ligar com uma ignorante qualquer. Nem com uma cabeça oca que apenas gosta de trapos. Esta é a pessoa que mais gente move na Internet portuguesa. Criou o blog que mais sucesso tem, sem ninguém chegar nem perto. Tem dois livros editados, um CD, uma marca de vernizes, vestidos, jóias e t-shirts. Apoia causas solidárias e é sensível ao que a rodeia. É inteligente e bonita. Tem sucesso e é por isso muito amada por uns e invejada por outros.

11 comentários:

  1. Olha eu não a amo nem a invejo. Pura e simplesmente não gosto de blogs de moda! Nunca a segui porque não faz o meu estilo! :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o que dizes, mas ás vezes quando dizemos mal de outros deviamos pensar duas vezes, como o dizemos quais as palavras que usamos, enfim, devemos ponderar a má lingua pensando que os outros tambem tem sentimentos.Por isso este mundo da moda é tão traidor...
    Mas acho que o assunto já está esgotado.

    ResponderEliminar
  3. Eu não acho que chamar bimba seja ofensa pessoal, mas vá lá.
    Tenho para mim que a Sofia Alves atriz se aproveitou da situação, mas isso sou eu.
    Agora o teu comentário "gente rica vestida pior"... estás a chamar pobrezinha à míuda? Cuidado, podes ser processada!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Oi? Desde quando é que A Pipoca Mais Doce é um blog sobre moda??
    Quando muito é o blog da moda...

    ResponderEliminar
  5. Bom dia. Eu por acaso tenho seguido esta "polémica" desde o inicio e queria fazer uns reparos ao seu texto.
    A senhora Ana Garcia apenas escreveu um "pedido de desculpas" dois dias após ter publicado esse comentário e de o ter retirado depois de alguém se insurgir contra tal obscenidade.
    Esse comentário foi copiado do blog dela e começou a circular na net e isso começou a inflamar os ânimos e a obrigou a fazer o pedido de desculpas, porque caso contrário ela iria fazer de conta de que nada se tinha passado. Outro aspecto importante é o facto de o pedido de desculpas dirigir-se apenas e só à menina Ana Sofia Alves, aliás ela fez questão de sublinhar isso, deixando por isso de o fazer à atriz Sofia Alves, que não tinha de ser chamada para o comentário já de si difícil de qualificar.
    Não estou aqui a fazer de advogada de acusação de ninguém, mas a desculpa de que foi apenas um comentário de moda, em que se diz que a miúda levava um gorro do irmão que fazia assaltos à noite e chamar bimba a uma senhora que não era chamada ao caso e que estava sossegada no seu canto é no mínimo querer passar um atestado de estupidez às pessoas.
    Por fim mas não menos importante, o facto da menina ter cancro nem sequer é o mais relevante (para o caso), porque ela poderia ser perfeitamente saudável e tudo isto seria igualmente grave.
    Se essa senhora fosse realmente educada, humana e inteligente nem sequer lhe tinha passado pela cabeça escrever tal comentário.
    Quanto ao processo,penso que a atriz Sofia Alves só seguiu com ele uma vez que a arrogância e a prepotência da senhora Ana fez com que não pedisse desculpas e assim manter a sua ofensa pessoal gratuita e em que o único objetivo era de enxovalhar publicamente a pessoa em causa. A Sofia Alves não precisa de publicidade porque penso que o trabalho dela fala bem da profissional que é, e a Ana Garcia pode ter centenas de seguidores mas a Sofia Alves é a par de Alexandra Lencastre a atriz mais acarinhada pelos 10 milhões de portugueses (fora os emigrantes)e com um curriculum invejável.
    Por fim, e mesmo para terminar, espero que depois desta polémica passar a pessoa em causa cresça com tudo isto e que pare para pensar que o mundo e principalmente as pessoas são muito mais do que trapos e que quando se tem o blog mais visitado da blogosfera ( como ela tanto gosta de se gabar) temos de perceber que tudo o que lá escrevemos torna-se do domínio público e que as ofensas se tornam também por isso publicas. Era a mesma coisa se uma jornalista de um qualquer jornal publicasse esse tipo de comentários numa página de jornal. Aqui aplica-se um velho ditado que é: Para se ser não basta parecer.
    Obrigada pela atenção e espero ter dado o meu contributo para repor a verdade sobre esta trapalhada toda. Bom dia...

    Claudia Adão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia,
      Este blog é um espaço de partilha de ideias, as minhas e as dos leitores. Quero agradecer a forma educada como expõe a sua opinião. A troca educada de ideias e pontos de vista será sempre bem vinda neste blog.
      Deixo apenas um reparo. A Alexandra Lencastre não é admirada pelos 10 milhões de portugueses. Não admiro esta atriz de novelas e conheço muito mais gente que também não a admira. Temos de ter cuidado com as generalizações. Nem toda a gente gosta da Alexandra Lencastre, tal como nem toda a gente admira a Ana Garcia Martins. Isto é um facto.

      Eliminar
    2. Concordo consigo, mas só escrevi isso para demonstrar que são pessoas cujo trabalho tem uma repercussão muito maior junto do público nacional. Não podemos comparar uma bloguer com pessoas com cartas dadas na cultura do nosso país. Espero ter clarificado o meu ponto de vista. Obrigada uma vez mais. É bom saber que a blogosfera nacional tem pessoas capazes de ouvir os outros e onde não somos banidos por dar a nossa sincera opinião. Cláudia Adão

      Eliminar
    3. Repercussão maior?
      Mais uma vez discordo. Não acho que os actores de novelas sejam superiores aos bloguers, ou que os cantores sejam mais importantes. São artes diferentes, cada uma tem o seu público.
      Os seus comentários serão sempre bem vindos, Cláudia!

      Eliminar
  6. Querida Amiga,

    Neste tema não estamos de acordo!

    Temos a obrigação de sermos responsáveis pelas nossas palavras e ofensas pessoais publicas. Um blogger que seja profissional não abre a boca ao vento para dizer "patacoadas" e futilidades! Minha opinião!

    http://historiasdasandrafotos.blogspot.pt/2013/03/socialmatic-camera-polaroid-inspirada.html

    Beijinhos,
    Sandra Campos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso adoro viver em democracia!
      Cada um tem as suas ideias, todos temos o direito de as ter e continuamos a ser amigos.
      Também concordo que ela se excedeu no cometário, disse isso no post e disse-o no blog da Ana. Mas após o pedido de desculpas, acho que o caso está encerrado. Não vale a pena ir atrás do sangue!

      Eliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...