11 de maio de 2016

Síndrome do 3º Período



O 3º período escolar é aquela altura do ano em que os miúdos estão cansados da escola, distraídos, desatentos e a suspirar por férias.

Eles estão assim, tal como eu estava na idade deles. Ainda me lembro de como suspirava, a olhar pela janela da sala de aula e a sonhar com as férias grandes.

Por aqui, o mais novo anda com preguiça para fazer a totalidade dos trabalhos de casa. Já foi chamado à atenção pela professora, que falou connosco para reforçarmos a atenção.

O do meio, diz que não quer ir à aula de formação musical (que sempre adorou), que não gosta deste professor de coro (descobriu agora!). Que a escola é uma seca, que já sabe tudo de matemática e estudo do meio e que estão sempre a estudar a mesma matéria (isto é verdade mas terá de habituar-se).

Paciência para mim, para nós, para a conseguirmos passar também para eles.

É o que eu chamo o Síndrome do Terceiro Período. Um onda de tédio e falta de vontade invade os estudantes no final do ano letivo. O problema é que isto coincide com a época de testes finais, provas de aferição ou exames conforme o caso!

São só os meus, ou este mal é geral? Contem-me como os vossos filhos reagem ao cansaço de final de ano letivo.

5 comentários:

  1. Não são só o teus, não! Aqui por casa também se contam os dias para as férias e, sendo professora, garanto-te que esse cansaço e falta de motivação para a escola é generalizado entre. A frase que mais ouço quando os mando fazer alguma coisa é "Ai, professora, estou cansado! Mas quando é que isto acaba!!" Acredita que eles estão fartos e, para nós professores é cada vez mais difícil trabalhar.
    Estou com eles: venham as férias!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Por aqui igual. O mais novo ainda não entrou no 1º ciclo, pelo que a coisa ainda flui, mas o mais velho... também já veio o recado na caderneta... É sempre assim todos os 3ºs periodos, sem dúvida. :(

    ResponderEliminar
  3. Não que o mal dos outros me console, mas fico mas descansada.
    Se o mal é geral temos de fazer o melhor possível para os motivar para o mês que ainda falta!

    Obrigada por partilharem!

    ResponderEliminar
  4. Lá por casa andam de todo!Só pode ser cansaço...ainda hoje de manhã disse isso! Estamos todos a precisar de férias.

    ResponderEliminar
  5. Em minha casa é igual, o meu filho já só pensa nas férias e a escola fica para segundo plano...

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...