31 de março de 2016

Portugueses em Andorra contaminados pelas águas


Tenho estado a pensar se devo ou não publicar isto.
Por um lado não quero alarmar ninguém, mas por outro vejo que as autoridades não estão a tentar prevenir que a situação se propague.

É verdade que não é muito grave, isto é, não morreu ninguém. Se alguém tivesse morrido até as televisões estariam a fazer a cobertura. Por outro lado, crianças hospitalizadas com sinais severos de desidratação é grave o suficiente para lançar um alerta de saúde pública.

As crianças estão em férias da Páscoa. Centenas de portugueses estão a gozar férias de neve em Andorra. Vão em família, adultos e crianças, tios, primos e muitos amigos.

Ontem começaram com vómitos e diarreia. Um, outro e mais outro. Primeiro pensam ter comido alguma coisa que lhes fez mal. Rapidamente se apercebem que está a acontecer o mesmo aos amigos que estão em hotéis diferentes. Nas aulas de ski das crianças metade não comparece na estância. Falam uns com os outros. Acham estranho. Falam com os residentes em Andorra, muitos deles também portugueses.

Rapidamente descobrem o que se passa. As águas estão contaminadas! Este ano o degelo começou mais cedo e contaminou as águas da rede pública. Como não estavam à espera do degelo nesta altura do ano, as águas não foram tratadas.

Resultado, centenas de turistas contaminados, a maioria portugueses. Muitos são crianças.

Na urgência do hospital a maioria são portugueses. Vírus? Bactérias? Não se conhecem as causas da contaminação. O mais grave é as autoridades de Andorra nada fazerem para prevenir mais contaminações.

O Turismo de Andorra e as agências de viagens que conhecem o problema abafaram o caso. Nós portugueses sabemos o que é viver do turismo e não o querer beliscar em plena época alta. Mas a saúde dos turistas merece estar primeiro.

E ao fim e ao cabo, bastaria avisar todos os turistas para que não bebam água da torneira, enquanto não resolvem na totalidade o problema da contaminação da água. Esta é uma medida de prevenção muito fácil que adotamos facilmente quando viajamos para os trópicos. Não esperamos encontrar este problema em plena Europa, nem tão perto de casa.

Neste momento somos forçados a recordar que não estamos num país da União Europeia. Aqui não se aplicam as diretivas e demais legislação europeia. E quase parece estarmos num outro mundo, no que respeita ao saneamento básico e qualidade da água da rede pública.

Pedia a todos que ajudem a divulgar este caso para forçar as autoridades de Andorra a tomarem medidas e a evitar que mais turistas sejam contaminados.

11 comentários:

  1. Apoio pleno à sua publicação! Estou de férias em andorra - la massana e o meu filho de 7 anos já foi contaminado. Bem assim, foram contaminadas outras crianças do nosso grupo de amigos.
    Mais, acrescento à sua publicação que é verdadeiramente lamentável que os representantes da sporski, agência através da qual viemos, ao invés de nos apoiarem ainda ajudam a "abafar" o caso dizendo que nada sabem!!!! Como aconteceu hoje quando expus os casos e pedi explicações ao representante da referida agência! Como é possivel perante um verdadeiro caso de saúde pública ignorarem a situação quando a grande maioria dos afetados são crianças..?!?!??!!? Um verdadeiro exemplo de laxismo e falta de profissionalismo. Após este desabafo de uma mãe inconformada com os acontecimentos cumpre agradecer a sua publicação. Bem haja!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela informação que acrescentou.
      Convido-contaminados.a a voltar a comentar dando conta do evoluir da situação. Tudo faremos para pressionar as autoridades a tomarem medidas.

      As melhoras do seu filho e de todos os outros contaminados.

      Eliminar
    2. É engraçado porque a nós a sporski disse que fomos os únicos a reportar o que estava a acontecer

      Eliminar
  2. Fizeste muito bem em publicar. Esta situação que se esconde tudo, que se tenta varrer as situações para debaixo do tapete têm de acabar.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente já a SIC reportou o caso no Jornal da Noite de hoje. Isto vai pressionar as autoridades a agirem.

      Eliminar
  3. Vivo em soldeu Andorra, e trabalho em pas de la casa. Também fiquei mal do estomago e nao houve avisos nenhuns em parte alguma. Eu soube via um familiar q faz provas de agua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, muito mas muito obrigada por contar o que lhe aconteceu!
      Ainda nos estão a tentar convencer que foi algo que comeram que fez mal!

      Pode dizer-nos se o seu familiar fez análise à água e qual o resultado?

      Se quiser pode enviar para o email.

      Obrigada!

      Eliminar
    2. Ele vai ter que entregar os resultados de vários hoteis brevemente. Mas diz q é e.coli. Muito provavelmente por causa do tempo e da falta de tratamento. Já falo com ele e mando email

      Eliminar
    3. (diga-me qual é o seu email por favor)

      Eliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...