5 de fevereiro de 2016

Tem filhos? Vai ter mais austeridade

Fiquei hoje a saber que a austeridade vai ser maior em 2016 do que foi em 2015. Vão devolver-nos parte da sobretaxa do IRS, mas vamos pagar mais por gasolina, por tabaco (para quem fuma), pela compra de automóveis. Devolvem de um lado para retirar do outro.

Mas para mim, o mais grave, é o aumento do IRS para as famílias com filhos. Retiram o coeficiente de 0,3 por filho. Este coeficiente, não sendo ainda justo para quem tem filhos, estava mais próximo da justiça, do que a situação das famílias em 2016. Cada filho vai ter uma dedução fixa no IRS no valor de 550€, valor inferior ao apurado com o coeficiente de 0,3%.

O que seria realmente justo seria cada filho valer uma pessoa inteira, isto é valer UM, tal como expliquei aqui.

Quem julgava que tinha deixado a austeridade para trás, desengane-se.

Este ano, as famílias com filhos serão ainda mais penalizadas no apuramento do seu IRS, ou seja, vão pagar mais IRS em 2016 do que pagaram em 2015.


9 comentários:

  1. E depois ainda apelam à maternidade.
    Haja saúde.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita saúde e muita força de vontade, que se não estava fácil não vai ficar melhor.

      Eliminar
  2. já se sabia, não há milagres. Só não percebo esta lógica do tapar o sol com a peneira, julgam que somos todos parvos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é que alguns ficam contentes com a devolução da sobretaxa mesmo que implique aumento dos impostos diretos (IRS) e indiretos (gasolina, selo do carro, IVA).

      Eliminar
  3. Ter filhos, hoje, é quase um luxo. O preço das creches, pediatras e medicamentos não é para todos. Não é mesmo. A minha filha veste roupa emprestada, não tem uma coleção de brinquedos exagerada e vai partilhar o quarto com a irmã porque temos uma casa pequena. O meu único "luxo" com ela é a escola, o pediatra e as vacinas não comparticipadas e ao fim de um ano são milhares de euros, não são centenas mas milhares que se gastam nestas coisas todas juntas. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo...! Não tenho filhos, mas adoraria ter 3. Sempre achei bonito ter uma família grande. Mas hoje, ainda não tendo nenhum vejo que é quase impossível realizar esse sonho pelos exemplos de amigas. As creches, os pediatras, as actividades, vacinas, tudo é caríssimo,....!
      MR💗
      @sagadaemigracao

      Eliminar
    2. Não desistas Mar
      Ter um filho trás alegrias intermináveis. Depois do primeiro logo verás como corre!

      Beijinhos,
      Paula

      Eliminar
  4. não há como reagir a tudo isto senão com muita irritação. infelizmente, não nos serve de nada. custa-me sobretudo acharem que nascemos todos com défice cognitivo, para não percebermos tais manigâncias.
    bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso acho que temos de reagir com indignação.
      E que serve para alguma coisa!
      Não nos podem tomar por parvos e não podemos ficar calados!

      Bjns,
      Paula

      Eliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...