29 de abril de 2013

Taxistas vivem à custa do Sistema Nacional de Saúde


Hoje fiquei a saber que centenas de empresas de taxis vivem à custa do Sistema Nacional de Saúde (SNS). Estão em protesto por o Ministério da Saúde pretender retirar aos taxis o contrato de transporte de doentes não urgentes.
Com todo o respeito que tenho por estes profissionais, fico satisfeita em saber desta alteração. Não me parece bem que o Sistema Nacional de Saúde, pago pelos impostos de todos nós, sirva para sustentar centenas de empresas de taxis. Se estas empresas não são viáveis, terão de fechar, como as de outros sectores de actividade. Gostaria de ver o orçamento do Ministério da Saúde gasto mais em saúde: consultascirurgias e tratamentos a doentes e não em transporte em taxis.
Mas é aquela máxima, todos concordam que o estado tem de cortar custos, desde que não seja na sua quinta. E há muitas quintas!

6 comentários:

  1. Não sabia desta...
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Realmente...fiquei de boca aberta!!

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente estamos cheios de casos desses no sistema publico. Saúde, justiça e outros com certeza. Precisamos de uma verdadeira limpeza

    ResponderEliminar
  4. e que transporte propoe pra os doentes renais? uma ambulancia? ou melhor, obriguem-se esses mesmos a conduzir depois de horas de tratamento. ou a vir de transportes publicos. quando não sabemos do que falamos é melhor estarmos calados. cortem-se gorduras...não musculo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os táxis são o músculo dos SNS? Mas que ideia pioneira!
      E eu que pensava que eram os médicos, os enfermeiros, as consultas, as cirurgias.
      Tão enganada que eu estava...

      Eliminar
  5. provavelmente não o sabem, mas se tivessem familiares no interior do pais sem acesso a tratamentos médicos dos grandes hospitais e que precisassem desses tratamentos, percebiam para que servem os táxis que faziam o transporte desses doentes. Desde que esse transporte acabou começou a ser mais dificil doentes com cancro ou que precisem de hemodialise terem acesso aos tratamentos. No meu caso conheço quem tenha ficado instalado numa instituiçao de solidariedade a 300km de casa para poder fazer quimioterapia e teve esse tempo todo sem poder ir à sua casa e sem o apoio da sua familia na altura em que mais precisou. Sim era uma despessa do SNS mas se calhar havia outros sitios onde cortar... tendo em conta que todos somos portugueses e não é por não morarmos nos grandes meios que deixamos ter direito às mesmos tratamentos de saude...

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...