20 de abril de 2014

Regina Duarte ou Viúva Porcina?


Ainda não tinha escrito sobre isto, pois logo a seguir fui de férias para a neve.
Mas queria escrever assim, com tempo, como o assunto merece.
A Globo Portugal, convidou-me para uma entrevista coletiva com a aclamadissima atriz brasileira Regina Duarte. Fiquei super feliz, poder conhecer pessoalmente a grande Regina Duarte.

Foi numa visita a Portugal a propósito do lançamento do documentário Arte de interpretar – A saga da novela Roque Santeiro, de Lúcia Abreu.

Regina Duarte chegou à sede da Globo Portugal linda e esplendorosa. É incrivel pensar que esta mulher irradiando tanta energia possa ter 67 anos!

Diz-nos que já não vem a Portugal há 10 anos. Desta vez trás a sua irmã Tereza, já que da última vez tinha trazido a Portugal Lúcia. Tinha como que uma dívida moral para com esta irmã e desta vez, felizmente, tudo se proporcionou para virem as duas.

Ainda bem, pois é bem visível a amizade entre as duas. Tereza, da assistência vai falando de sua irmã durante a entrevista. Vai complementando os comentários e contando mais histórias da vida das duas.
Regina Duate, como Viúva Porcina
A perguntas começam por Roque Santeiro e Regina conta-nos como a primeira edição da novela de 1975, não chegou a ir para o ar devido à censura que existia no Brasil na ápoca.

Esta novela iniciou um movimento de artistas e gente da cultura, que se manifestou "saiu em passeatas" para tentar alterar as coisas. Foi apenas depois da queda do regime militar que a novela Roque Santeiro foi para o ar. Desta vez com Regina Duarte interpretando a Viúva Porcina.

O país estava triste e Regina afirma que precisava de rir, por isso Roque Santeiro teve tanto sucesso, pelo riso e alegria que levou aos lares brasileiros.

Regina Duarte tem uma peça para trazer a Portugal, deixou o apelo, procura um patrocínio. Fica o registo que quem sabe possa chegar a uma empresa interessada.
Tereza Duarte
Desta vez trouxe a irmã Tereza.
- Não esqueço essas dívidas afetivas. Disse que, desta vez, a Teresa tinha de vir e ela está aqui. A nossa profissão é tão voraz que muitas vezes a gente precisa de fazer um grande esforço para ter a família como prioridade. Uma coisa que estou aprendendo com o envelhecimento é que os laços, que foram tão fortes numa certa parte da vida, mais tarde tendem a que a gente se veja cada vez menos. Isso é uma das dores de envelhecer, muita gente chama isso de ninho vazio. Mas o meu ninho não está vazio!
- Porque você agrega os outros, a família, os amigos! Intervém Tereza Duarte.

Explica-nos como está encantada em estar, mais uma vez, em Portugal.
- Adoro esta arquitetura, a paisagem , este céu. Adoro passear na rua em Lisboa. Ver o deslumbramento aquitetónico que é o Teatro Nacional D. Maria! Ainda esta tarde no Rossio as pessoas me reconheceram pela voz, me acarinharam, o que é incrível, pois não venho a Portugal há 10 anos!

Conta-nos como Roque Santeiro lhe trouxe, para além de realização profissional, uma enorme realização política pois quando o primeiro Roque Santeiro em 1975 foi censurado tinha ido a Brasília pedir para deixar de haver censura, uns anos depois, fazer parte do Roque Santeiro livre, sem censura, trouxe-lhe um enorme prazer, um regorizo, de poder participar em algo que era anteriormente proibido.

À pergunta se pensa em abrandar, respondeu com um pronto:
- Penso, mas não consigo!
Quer passar mais tempo com os netos mas tem pouco tempo. Vai ser avó pela 5ª vez. Tem dois netos de Gabriela Duarte, dois do André e agora vai ter o primeiro do filho mais novo João Ricardo.

Eu adorei conhecer a Regina Duarte e a sua irmã Tereza Duarte, assim como a realizadora Lúcia Abreu. Gosto de pessoas, conhecer as suas histórias. Conhecer o lado humano por trás das lendas. E a Regina Duarte tem um lado humano muito rico. Uma excelente atriz e um ser humano incrível!


Sigam-me no BlogLovin'.

6 comentários:

  1. Que sorte! Gosto imenso dela!! Bjs e bom regresso

    ResponderEliminar
  2. Não é das minhas actrizes brasileiras preferidas, mas a viúva Porcina era hilariante, de facto.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Olá, bom dia!! que bonito esse post sobre essa minha conterrânea. Também sou brasileira. Quero ir estudar em Portugal, mais precisamente em Coimbra, mas tenho medo de preconceito/xenofobia. O que me dizes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Camily!
      Os portugueses recebem muito bem os estrangeiros no seu país.
      Não são xenofobos!
      Temos muitos brasileiros a viver em Portugal: os dentistas, os directores criativos das agências de propaganda, as atrizes da Globo a fazer novelas em Portugal. É verdade que mais recentemente também tivemos uma emigração brasileira de classe baixa, o que nem sempre dá a melhor imagem de um povo.
      Mas os portugueses sabem ver as diferenças e receber bem os estrangeiros. Entre os meus amigos de classe média-alta consigo lembrar-me de uns 5 que estão casados com brasileiras.
      Temos um ditado que diz:
      "Deus fez os brancos e os pretos, os portugueses fizeram os mestiços".
      É uma piada mas mostra bem o espírito dos portugueses!
      Não terá problemas se vier para Portugal.
      Pode custar um pouco a adaptação a uma cultura diferente, à comida diferente, mas tudo se ultrapassa!

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta Paula! quero muito ir e estudar em sua terra!

      Eliminar
    3. Espero que venha e dê notícias!

      Eliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...