23 de novembro de 2012

Hoje sinto-me a pior mãe do mundo


Eu sei que sou boa mãe, que tento dar a melhor educação aos meus filhos, o maior amor mas, hoje sinto-me uma mãe falhada.
Durante a licença de maternidade do meu 3º filho fiquei desempregada. Eu e o pai. Ambos estávamos efectivos em duas multinacionais diferentes e fomos dispensados por motivo de re-estruturações. Foi há 4 anos e coincidiu com a crise do sub prime nos Estados Unidos que se propagou à Europa. Nessa altura todas as empresas americanas encontraram uma boa desculpa para iniciarem os despedimentos em massa. Procurámos emprego mas não encontrámos. Todas as empresas estavam a despedir, ou a tentar manter os postos de trabalho. Fomos forçados a criar os nossos postos de trabalho. Com 3 filhos pequenos para criar, dois eram bebés, não podíamos baixar os braços. Torná-mo nos assim, empresários à força, obrigados pelas circunstâncias da vida.
Passámos a trabalhar o dobro, ou o triplo do que quando trabalhávamos por conta doutrem  As responsabilidades aumentaram. Passei a ser responsável pelo vida de outros. Se não pudesse pagar salários a tempo, a vida de outros sairia prejudicada. Passei a viver com esse peso nos ombros. Perdi noites de sono a pensar nas contas a pagar. Durante algum tempo as coisas lá se arranjaram, pelo menos dava para pagar as despesas. Este ano foi o descalabro. Até tivemos trabalho mas os clientes deixaram de pagar. Estamos a sofrer aquele ciclo vicioso em que as empresas não conseguem pagar aos seus fornecedores porque os seus clientes não pagam, que pôr sua vez têm dinheiro a receber dos seus clientes que também não pagam e assim sucessivamente. De repente, o dinheiro deixou de mudar de mãos. Deixou de circular e a economia parou.

E porque é que me sinto a pior mãe do mundo?

Sinto-me falhada. Apesar da licenciatura e das duas pós-graduações, anteriores a Bolonha, da carreira de 20 anos de sucesso, vejo-me agora desempregada, sem conseguir ganhar o suficiente para sustentar os meus filhos.

Desde os 3 anos que os meus filhos frequentam um colégio. A mais velha está lá há 6 anos, com os amigos de sempre, no 3º ano.
Depois de contas e mais contas, de nenhum de nós conseguir arranjar emprego, chegámos à conclusão que os temos de tirar aos 3 do colégio. Hoje fui à secretaria pedir a transferência da mais velha para o ensino público. Não consegui conter as lágrimas e deixar de me sentir a pior mãe do mundo.

Não que as escolas públicas não sejam boas. Nada disso. Tenho falado com várias amigas que têm os filhos nas escolas públicas e que estão super-satisfeitas com a qualidade do ensino, dos professores e dos funcionários. Apenas sinto que estou a arrancar os meus filhos à escola que já conhecem, à que estão adaptados, sem qualquer preparação. Eles ainda não sabem que vão mudar. Nem tenho nada a dizer-lhes por enquanto. Nem sei em que escola terão vaga. Não tenho nada a dizer que os possa preparar. Estiveram todo o verão a sonhar com a nova educadora, com a sala do nível acima do que frequentavam. Sentem-se muito crescidos por passarem de sala e de repente vão ser desenraizados, todos de uma vez. O facto de não os ter preparado no final do ano lectivo é que me angustia. Se estivéssemos todo o verão a falar da escola nova para onde iam, seria agora tudo mais fácil. Sinto-me dividida entre o coração e a razão. A razão diz-me que sou boa mãe, que se vão adaptar bem à  mudança mas, o coração está apertado, sofre por sentir que não está a dar o melhor aos seus filhos, sente-se falhado.

21 comentários:

  1. Amiga,

    ANIMOS! De falhada nao tens nada!!
    Tens coragem, vais à luta e o SOL vai voltar a brilhar, vais ver!

    Um beijo,
    Sandra Campos
    http://historiasdasandrafotos.blogspot.pt/2012/11/la-lista-completa-de-premiados-por-la.html

    ResponderEliminar
  2. Não considero que sejas uma mãe falhada. Neste momento és uma mãe realista.
    Infelizmente a vida pregou-vos uma rasteira e fez com que muitas coisas tivessem de ser alteradas, mas tirando isso, onde está o falhanço?
    Não deixas de lhes proporcionar uma educação. Falharias se não o fizesses.
    Bjs e força

    ResponderEliminar
  3. Olha Paula realmente muda-los assim sem preparaçao nao vai ser facil, mas nao tens culpa e infelizmente havera mtas maes que acabarao por fazer o mesmo que tu. Percebo o que te vai custar, imagino se fosse comigo e doi-me mas isto nao faz de ti uma ma mae, ou uma mae falhada.
    Um beijinho

    Maggie

    ResponderEliminar
  4. Nao consigo imaginar o que sente.
    Ainda não sou mãe (infelizmente) mas acredito que seja uma dor enorme não poder proporcionar aos nossos filhos as condições que sonhamos.
    Mas tenho a certeza que os seus filhos vão entender e se adaptarão rápido à nova escola e amigos.
    E não duvide de si como mãe, pois do que li nao pensou noutra coisa senão nos seus filhos, e que melhor mãe podem querer?

    Um abraço desta desconhecida e força

    alvaquasetransparente.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Não, não estás a ser a pior mãe do mundo!
    Estás a lutar para não teres de abdicar de outras coisas mais essenciais. E estás a mostrar aos teus filhos que se luta sempre! Sempre! Por muito que te esteja a doer! E olha que hoje estou perita neste tipo de dores!

    ResponderEliminar
  6. Um grande beijinho cheio de força, para este momento menos bom na tua vida.
    Vai custar muito, vai, principalmente a ti, pois os pequenitos fazem amizades com facilidade e passado um mês já vão estar bem integrados na nova escola.
    Que o Pai Natal vos tragas boas novas para a vossa vida.

    ResponderEliminar
  7. sinto muito! nem sei o que dizer, vais ver que eles adaptam-se depressa e têm uma capacidade de adaptação surpreendente! Felicidades!

    ResponderEliminar
  8. Foste uma mãe responsável, madura, e deste uma grande lição de vida aos teus filhos... Foi isso que aconteceu, e nada disto é da tua culpa, não podes controlar a economia mundial! Sinto um enorme respeito e admiração pela mãe que és! BRAVO!!!!! As crianças adaptam-se do momento que lhes explicamos o porquê... Na verdade a única coisa que mudou foi o rendimento de resto o Amor, esse mantém-se firme e igual! Força!

    Stilo

    http://blogdastilo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Força, melhores dias virão e a educação dos filhotes está assegurada, pior era se não pudessem ter qualquer educação... :( como se costuma dizer, haja saúde e tudo se arranja.

    Vai ser uma mudança para eles, é claro que vai, mas eles ainda são novos e vão fazer novos amiguinhos e andar numa escola pública não tem de ser mau ou ser uma vergonha. Sempre andei em escolas públicas e numa faculdade pública e ainda bem que assim foi.

    Força. Beijinhos.

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. A vida é assim mesmo. E as crianças adptam-se a tudo muito melhor do que nós. Claro que ao início pode custar, mas eu no teu lugar falaria da escola nova e da mudança como uma coisa muito boa e nunca deixaria transparecer a tristeza que te vai na alma. Ainda são pequenitos e são facilmente seduzidos pelas coisas boas (novos amigos que se vão juntar aos antigos logo vão ficar com mais amigos, uma escola (provavelmente maior), para meninos mais crescidos... Um beijinho e tudo a correr bem. O raio desta crise leva mesmo tudo a eito!

    ResponderEliminar
  11. Acho que não se deve culpar como mãe falhada, porque não o é. Infelizmente a vida piora nas questões financeiras e temos de ser realistas e viver de acordo com o que podemos. Haja amor e harmonia no lar e os seus filhos continuarão felizes. O meu mais velho frequenta o ensino público e não tenho a dizer mal. Força!

    ResponderEliminar
  12. Oh Paula, como eu te compreendo, passei por uma situação tão semelhante há bem pouco tempo, lá consegui vaga numa escola comparticipada e agora estou a ver que para o ano terá de ir para o público... é arrasador porque eles sofrem imenso com estas mudanças, apesar de depois se adaptarem e esquecerem, mas aqueles primeiros tempos custa muito vê-los assim, desenraízados. De má mãe não me parece que tenhas nada, pelo contrário, infelizmente a sociedade é que de bom também não tem mesmo nenhum. Estou completamente solidária com a tua dor, e se precisares de alguma coisa, é só dizeres, força, tudo se vai resolver, não duvides é da tua capacidade de seres uma excelnete mãe, que tenho a certeza que és. Beijos grandes
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Acho que não tem nada de má mãe, e eles vão adaptar-se bem, eles adaptam-se melhor que nós.
    Vai custar os primeiros dias, mas vai passar, tudo faz parte do crescimento. Coragem, vai correr tudo bem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Lamento mesmo a situaçao....de má mae n tem nada...vejo coragem lutadota e preocupada com eles. Se sera facil? Provavelmente no inicio nao....mas juntos e com amor....;-)
    muitaaa força

    ResponderEliminar
  15. Não te consigo dizer nada... apenas que tenho o coração tolhido por ti e por todos os que todos os dias se vêem obrigados a decisões drásticas... e por mim, desempregada há 6 meses, a trabalhar há 20 e agora com 42 anos...

    ResponderEliminar
  16. Entendo a tua mágoa mas não podes recriminar-te. Fazes o melhor pelos teus filhos, o mundo é que está errado. Força.

    ResponderEliminar
  17. Ai Paula, que fiquei com o coração apertadinho...
    Sei exactamente o que sentes...
    Há anos atrás (o miúdo era pequeno, teria 4 ou 5 anos) vi-me a passar pelo mesmo e sei bem o que chorei, o que senti...
    Depois de muita ponderação e choro, vendo que não me restava outra solução, falei com o director do colégio explicando-lhe que a saída não tinha a ver com o colégio mas com a minha ausência de rendimento; e ele fez o que não acredito haver muitos que fizessem; proibiu a saída do miúdo e dizendo-me nunca mais querer ouvir falar de tal coisa e nem tão pouco queria que a cada final de mês lhe fosse dizer que não tinha dinheiro para o colégio. Pdiu-me para aceitar a oferta que me fazia; quando voltasse a arranjar emprego logo lhe pagaria, aos poucos ou todo como pudesse. Fiquei com medo, declinei e ele voltou a recusar. Assim foi. Poucos meses depois estava novamente de pé e com a divida saldada. Por isso sei como te sentes. Deixa-me que te diga que isto não tem nada a ver com a más mães! Para não alongar ainda mais este comentário peço-te que releias o comentário da Stilo e faço minhas as palavras dela. melhores dias virão! Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tivemos essa conversa com a directora da escola. A resposta foi que têm lista de espera... Foi muito reconfortante...
      Obrigada por tudo!

      Eliminar
  18. Obrigada a todos pelas vossas palavras de carinho e de apoio. É muito bom e ajuda muito nestes momentos mais difíceis. Eu sei que isto tudo vai passar e eu vou fazer por isso. Mas por enquanto custa muito...

    ResponderEliminar
  19. Tentando ver as coisas pelo lado positivo, é bom proporcionar às crianças situações novas que as vão fazer aprender a adaptar-se mais facilmente às mudanças. Afinal, as mudanças fazem parte da vida! E discordo que tenha que ser traumático ou difícil. O meu filho, que tem 5 anos, em 4 anos, por vários motivos já esteve em 3 escolas diferentes e nunca lhe vi qualquer sofrimento ou dificuldade de adaptação. Pelo contrário, vi-o entusiasmado por ir conhecer novas pessoas e lugares. Muitas vezes são os pais que sofrem mais e que não conseguem transmitir os lados positivos da mudança. Claro que há sempre excepções e já se sabe que cada caso é um caso, mas, para mim as escolas públicas preparam muito melhor os alunos para a vida real do que as privadas. Seguramente que correrá tudo bem, o que é mesmo importante é a família ser estruturada.

    Helena Rocha

    ResponderEliminar
  20. Eles adaptam-se, de certeza! Vão fazer novos amigos e ainda manter os melhores amigos do colégio :)
    Vai correr tudo bem e tu hás-de dar a volta por cima! O que acontece é que, por todo o lado, neste momento, as coisas estão a descambar, é mesmo isso :(
    Beijinhos e força aí!

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...