Mostrar mensagens com a etiqueta Carnaval. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Carnaval. Mostrar todas as mensagens

9 de fevereiro de 2016

Carnaval Português

Máscaras de madeira de Lazarim
Depois de me revoltar com as festas importadas do Carnaval de outros lugares, trago agora o que sobra do verdadeiro Carnaval Português.

Um Carnaval confinado a aldeias de montanha, como poucas trocas culturais com outras povoações.
Lazarim, no Concelho de Lamego, com as suas máscaras de madeira é um dos exemplos preservados.

Máscaras de madeira de Lazarim


Máscaras de madeira de Lazarim
Podence, no Concelho de Macedo de Cavaleiros, com os seus caretos constituem o exemplo mais conhecido. Numa explosão de alegria e de um pouco de agressividade também, os caretos correm as ruas para bater com os seus chocalhos nas raparigas solteiras. Pelo caminho vão assaltando os fumeiros da aldeia, levando todos os enchidos que conseguem carregar.

Caretos de Podence


Caretos de Podence

8 de fevereiro de 2016

Carnaval importado




Carnaval de Loulé, ou do Rio de Janeiro?

Por onde andam as serpentinas, os papelinhos, os estalinhos e até as bombinhas de mau cheiro?

Digam o que disserem não consigo gostar desta importação de costumes de outros, onde o Carnaval se celebra em pleno verão tropical.

Ver as meninas a abanar a celulite, com pele de galinha enquanto saboreio o meu chá quente não combina. Há uma descontinuidade cénica que não convence.




7 de fevereiro de 2016

Quando já não querem mascarar-se aos bonecos do costume


Os miúdos crescem e deixam de querer mascarar-se aos heróis do costume.
Dão largas à imaginação e pedem-nos uma máscara à medida.
- Mamã, este Carnaval quero mascarar-me de agente secreto.
- E como é o agente secreto?
- Tem camisa branca, gravata e óculos escuros. Ah! E calças pretas e casaco preto.

Foi como quando eu era miúda e não havia lojas cheias de fatos de Carnaval manhosos. Atirámo-nos às gavetas, roupeiros e acessórios de mãe e pai!

Umas calças azuis escuras e camisa azul clara (dele), uma gravata preta (do pai), um blazer preto (meu), a que tive de coser as mangas pelo meu cotovelo para chegar ao pulso dele, e voilá!

Acrescentamos uns óculos escuros pretos (meus) e lá foi o rapaz fazer o enorme sucesso de ser o único agente secreto da escola!

É isto que gosto do Carnaval, construir máscaras com as peças que temos em casa. Mascarar-nos do que a nossa imaginação se lembrar.

O Carnaval da minha infância era assim. Mascarava-me sempre de algo diferente, com as roupas e acessórios que a minha avó arranjava.

Vocês também se mascaravam em criança? Continuam a tradição com os vossos filhos?




18 de fevereiro de 2015

Vacinas


Terça feira de Carnaval. O feriado que não o é. Cada empresa decide dar ou não este dia. A minha, felizmente deu! Miúdos de férias e mãe em casa, um luxo. Momento raro para aproveitar.

Toca o telefone. É a enfermeira da nossa Unidade de Saúde Familiar. Liga a avisar que o miúdo mais novo precisa de fazer vacinas. E o médico de família também o quer ver. Sim, já sabíamos das vacinas, pois fomos à pediatra na semana passada e fomos avisados.

Lá levo o miúdo para duas vacinas na Terça Feira de Carnaval. A unidade de saúde estava a funcionar normalmente. Ali não foi feriado. As enfermeiras estavam todas mascaradas. Apenas do pescoço para cima pois a farda e a exigência de assepsia mais não permitem.

Lá fez duas vacinas. E o meu valentão não deu nem um pio! Mas ficou com os dois braços doridos. Em casa fez gelo e precisou de muitos miminhos.

Não estava à espera deste telefonema da enfermeira mas ainda bem que as unidades de saúde familiares ligam para os utentes do Sistema Nacional de Saúde a avisar das vacinas. Nunca me lembraria que poderia tratar destas questões numa Terça Feira de Carnaval.

Mais pontos para o Sistema Nacional de Saúde!


4 de março de 2014

Do Carnaval e do mau tempo

De que adianta queixarmo-nos do mau tempo no Carnaval, ano após ano?
Se no hemisfério norte o Carnaval é no Inverno, valerá a pena estar sempre a chorar pelo mesmo? Frio e chuva é o clima normal para o inverno.
Eu cá mudava o Carnaval para o verão, lá para Julho. Assim, os foliões podiam divertir-se à vontade. As Câmaras Municipais e colectividades não perdiam os investimentos em corsos que são cancelados, ano após ano. O povo ficava feliz e as câmaras também.
No Brasil o Carnaval é no verão. O que não impede dos brasileiros terem mais uns quantos carnavais. Chamam-lhes o Carnaval fora de época, ou micareta e animam inúmeras cidades brasileiras. Eu mesma já estive num Carnatal, Carnaval da cidade de Natal, no estado de Rio Grande do Norte. Vi a desfilar a Daniela Mercury, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo, entre muitos outros que nem conhecia.
Eu resolvia o problema do Carnaval de Inverno, criando micaretas de verão, um pouco por todas as cidades de Portugal.
O que me dizem a termos Carnaval no verão?


28 de fevereiro de 2014

2º Dia de Carnaval


Hoje é o segundo dia de Carnaval. Mais uma vez vão mascarados para a escola. Escolheram outra máscara. A escolha das máscaras trás quase tanta diversão como ir para a escola mascarado. Eles escolhem, experimentam e nós ajudamos a compor a máscara com os respectivos acessórios.
Quando era miúda também gostava de me mascarar e era assim, cada dia vestia uma coisa diferente.
Eles vão pelo mesmo caminho. Espero que se divirtam sempre com o Carnaval mas, mais com as máscaras do que com as bombinhas e outras brincadeiras parvas. As máscaras são divertidas, permitem-lhes encarnar as suas personagens favoritas, estimulam a imaginação. É tão bom podermos ser o que quisermos e no Carnaval podemos. É só escolher!

27 de fevereiro de 2014

O Carnaval das Crianças


Hoje os meus filhos foram para a escola vestidos de super heróis.
O mais novo teve uma experiência de que já não tem memória, já que nos últimos dois anos passou o Carnaval com 40ºC de febre. Felizmente, já deve estar imune à gripe e este ano não nos bateu à porta.
Foi para a escola todo feliz, com a sua roupa de super herói. Tão contente estava que mal chegou à escola desapareceu-me da vista, para se exibir junto aos amigos, também eles de super heróis. Num lado as princesas com os seus vestidos de cetim, do outro lado os heróis com as suas máscaras, espadas e capas.
Nestas idades brincam em separado, rapazes para um lado, meninas para o outro.
Chegaram a casa felizes. Tiveram um dia em cheio. Todo o dia só brincaram, encarnando as suas personagens favoritas. Como é bom ser criança!

Carnaval


O tempo corre. Ainda ontem foi Natal para agora ser outra vez Carnaval.
Tenho de mascarar 3 miúdos. Dois rapazes e uma rapariga.
Hoje tirei todas as máscaras de Carnaval para fora do armário. Já são umas quantas que foram usando nos últimos anos. Ainda tenho uma nova guardada que comprei num super saldo da Disney Store mas acho que ainda é grande e não serve aos rapazes. É um fato de condutor de corridas do Faisca McQueen. Este ano entrei na loja Disney e vi todos os fatos a 50€, excepto este, modelo do ano anterior a 10€. Levei-o comigo para casa! Vamos ver se a mais velha o quer vestir. Apesar de ser um fato de rapaz é bem capaz de querer. Já não gosta de máscaras à princesa há já uns bons anos.
Já se mascarou a menina pirata, à palhaço e a pintora. Vamos lá a ver o que decide este ano.

12 de fevereiro de 2013

O fim do Carnaval

Este é aquele dia em que o feriado nunca foi mas era como se fosse.
Estava instituído na prática, nos costumes, apesar de não estar na lei.
Há uns anos o então Primeiro Ministro Cavaco Silva decidiu retirar a tolerância de ponto à função pública, em nome do interesse nacional e do aumento de produtividade. Foi o início do seu fim. Cavaco Silva Primeiro Ministro viu a sua popularidade cair a pique e em breve perdia as eleições.

Anos depois, em nome da produtividade nacional, na resposta à crise, são retirados vários feriados do calendário e vai-se também a tolerância de ponto na função pública. Várias câmaras municipais, em nome do interesse municipal e das festas do Carnaval, dão tolerância de ponto aos seus colaboradores. Alguns institutos públicos de gestão autónoma, decidem também dar tolerância de ponto.

Estamos então novamente num dia híbrido. Não é feriado. Uns têm tolerância de ponto, outros não. As empresas privadas, tanto quanto sei não dão tolerância. Mas as crianças estão em férias, os pais não sabem o que fazer com elas.

Contem-me o que acontece convosco. Estão hoje a trabalhar? Tiveram tolerância de ponto? Tiraram férias? Vão faltar e dizer que estiveram doentes? Ajudem-me a perceber o que se passa neste país de brandos costumes mas de povo determinado.

8 de fevereiro de 2013

Alugar traje de Carnaval

 
 

A Câmara Municipal de Loulé aluga fatos de Carnaval completos usados nos corsos dos anos anteriores. Qualquer cidadão pode agora alugar um fato de Carnaval ou de Festa Medieval na loja que a Câmara Municipal de Loulé coloca à disposição até 15 de Fevereiro. O valor é de 12€ e inclui todos os acessórios. Ai se estivesse mais perto, um fato medieval não me escapava...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...