Este é aquele dia em que o feriado nunca foi mas era como se fosse.
Estava instituído na prática, nos costumes, apesar de não estar na lei.
Há uns anos o então
Primeiro Ministro Cavaco Silva decidiu retirar a tolerância de ponto à função pública, em nome do interesse nacional e do aumento de produtividade. Foi o início do seu fim.
Cavaco Silva Primeiro Ministro viu a sua popularidade cair a pique e em breve perdia as eleições.
Anos depois, em nome da produtividade nacional, na resposta à crise, são retirados vários feriados do calendário e vai-se também a tolerância de ponto na função pública. Várias câmaras municipais, em nome do interesse municipal e das festas do Carnaval, dão tolerância de ponto aos seus colaboradores. Alguns institutos públicos de gestão autónoma, decidem também dar tolerância de ponto.
Estamos então novamente num dia híbrido. Não é
feriado. Uns têm tolerância de ponto, outros não. As empresas privadas, tanto quanto sei não dão tolerância. Mas as
crianças estão em
férias, os pais não sabem o que fazer com elas.
Contem-me o que acontece convosco. Estão hoje a trabalhar? Tiveram
tolerância de ponto? Tiraram
férias? Vão faltar e dizer que estiveram doentes? Ajudem-me a perceber o que se passa neste país de brandos costumes mas de povo determinado.