A pesquisa de um novo emprego é um trabalho a full-time. Foi o que aprendi com o serviço de outplacement que a multinacional que me despediu teve a gentileza de me oferecer. Aprendi tudo o que pude e apliquei. Desde a elaboração de um curriculum eficaz, às fontes de pesquisa de emprego, ao mais importante, à activação dos contactos profissionais.
O maior erro que um desempregado pode cometer é fechar-se na sua concha, não falar da sua situação com os seus conhecidos e contactos profissionais. Todos sabemos que se estivermos em casa, ninguém vai bater à nossa porta e oferecer-nos o emprego dos nossos sonhos. Apesar disso, muitas vezes por vergonha, isolamo-nos. Nada mais errado. Um desempregado precisa de ligar aos seus amigos, aos seus conhecidos a nível profissional para informar que está à procura de emprego e em que área pretende o emprego. O objectivo é que as pessoas que respeitam o nosso trabalho saibam que estamos disponíveis, estamos à procura de trabalho e referenciem o nosso nome em conversas profissionais.
A verdade é que 90% das vagas de emprego nunca aparecem publicadas num jornal ou site de emprego. Na grande maioria, as vagas de emprego, são comentadas dentro da emprega "precisamos de alguém para esta área", os colegas ouvem e indicam alguém. "Conheço uma pessoa indicada para isto, já trabalhei com ele e é de confiança". Isto não são cunhas, são referências. Quem contrata tem mais segurança em empregar alguém de quem já tenha uma referência positiva, especialmente no que se refere a competências pessoais do género ser trabalhador, dedicado e de confiança. Estas qualidades não vêem nos curricula e são muito difíceis de avaliar numa entrevista. A referência de alguém que conhece o trabalho de alguém é a arma mais poderosa na contratação.
Posto isto, tenho-me dedicado afincadamente a ligar aos meus amigos e conhecidos a nível profissional, a explicar a minha situação actual e a pedir que me indiquem caso saibam de alguma oportunidade no mercado. Faço tudo certinho, como aprendi. O pior é que com esta crise o que tenho ouvido é "Gostava tanto de te poder chamar para trabalhar connosco, temos uma área que é mesmo indicada para ti, mas agora estamos a despedir, não podemos contratar ninguém". E tenho ouvido isto repetidamente. Sempre com a esperança que um dia a necessidade da empresa realizar trabalho e atingir objectivos se sobreponha à vontade de despedir. Não tem sido fácil. A última entrevista que fui e que vos contei aqui, foi em Agosto e não deu em nada.
Hoje tenho uma entrevista noutra empresa, numa área muito próxima da minha, que gostaria muito que se concretizasse. Desejem-me sorte!
Aqui há mto tempo que tbem já não se contrata ninguém, pelo contrário, só houve despedimentos.
ResponderEliminarDesejo-te mta sorte.
Bjos
Maggie
BOA SORTE!!!!! :)
ResponderEliminarBOA SORTE!
ResponderEliminarEu, pessoalmente, não gosto de dizer a toda a gente que estou desempregada. Não é coisa de que me orgulhe e depois existe sempre imensa gente a pensar "ai coitadinha..."
le-laissez-faire.blogspot.pt
Boa sorte!
ResponderEliminarStilo
http://blogdastilo.blogspot.pt
Boa sorte! Penso em ti!!!
ResponderEliminarhomem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
Boa sorte :)
ResponderEliminaralvaquasetransparente.blogspot.com
Muita sorte! Acredita que o pai nnatal vai trazer boas noticias! Espero que corra tudo bem, vai daqui muita energia positiva. Beijinhos
ResponderEliminarFORÇA!!! Boa sorte!
ResponderEliminarhttp://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt
Eu e alguns amigos meus estamos na mesma situação... Força! Boa sorte Paula!
ResponderEliminarMuita, muita mas mesmo muita sorte.
ResponderEliminarbjs
Tenho os seguidores mais queridos do mundo! Não imaginam a imensa alegria de chegar aqui e deparar-me com todos os vossos comentários de apoio. Já tenho a lágrima ao conto do olho... Não, confesso, como isto anda, as lágrimas caem velozmente pela cara a baixo. Mas desta vez foi de alegria pelo vosso carinho. Obrigada! Mil vezes obrigada!
ResponderEliminarEstou a torcer!!!!!!
ResponderEliminarBoa sorte querida!
ResponderEliminarEsperamos ter boas noticias em breve!
;))
Sandra Lopes
Fico a aguardar notícias. Não sei se ainda vou a tempo de desejar a maior das sortes... Mas esperemos que o Natal traga muitas surpresas e boas notícias!
ResponderEliminarOK...esse emprego vai acontecer! E mais nada! Não há conversa! É isso que nós queremos!!! Ouviste UNIVERSO?
ResponderEliminarAna L.
Espero que corra tudo muito bem!
ResponderEliminarInfelizmente, também sei o que é passar por isso.
Dê notícias!
Raquel L
http://sairdacaixinha.blogspot.pt/
Como correu????
ResponderEliminarhomem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
Uma pessoa tem de trabalhar a motivação, desmotivar não é solução. FORÇA.
ResponderEliminarSó vi agora mas do fundo do coração espero que tenha corrido bem; como foi???
ResponderEliminar