Foi há 68 anos, a 6 de Agosto de 1945 que foi lançada a bomba atómica em Horoshima.
O avião americano Enola Gay lançou a bomba chamada Little Boy. A 9 de Agosto a próxima vítima foi a cidade de Nagazaki.
Enola Gay, 1945 |
Aprendi que na altura "foi necessário" para a acabar com a II Grande Guerra Mundial. Hoje tenho grandes dúvidas que tenha realmente sido "necessário".
Morreram 140 mil pessoas em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki. Outros milhares ficaram deficientes, inclusivamente as gerações futuras. Os chamados "danos colaterais" de uma guerra estúpida. O Japão rendeu-se a 15 de Agosto o assinou o armistício a 2 de Setembro. Será que não teria acontecido sem as bombas atómicas?
Nunca o saberemos.
Para os EUA o uso de força e a mostra de supremacia é sempre uma grande necessidade para terminar guerras que por vezes nem existem... não sei se as bombas foram assim tão necessárias, como a invasão do Iraque e tal... enfim, o retrato mais fiel da humanidade está nisto.
ResponderEliminarhttp://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/
Também tenho sérias duvidas que fosse necessário. Da mesma forma que tenho sérias dúvidas sobre a maior parte das actuações dos EUA e me mete imensa confusão como há tanta adoração e idolatração a esse país/estado. Pessoalmente, não os considero um exemplo a seguir em mais de 99% dos casos: sistema de saúde, sistema escolar, acções de guerra, arrogância e pseudo-supremacia e, acima de tudo, a falta de escrúpulos, etc.
ResponderEliminarNão percebo é o porquê de tanta adoração, mesmo a nível europeu, para com eles quando temos na Europa tantos bons exemplos passiveis de serem seguidos.
Guerras, guerras, guerras...
ResponderEliminarE para quê?