4 de dezembro de 2016

Derruba-os como peões


Tenho andado ausente deste blog. Não tenho tido tempo suficiente para escrever o que me vai na alma. Mas não abandonei este espaço, nada disso!

Na verdade tenho andado atarefada a dar apoio a familiares doentes. Depois de passar longas horas nas urgências hospitalares, fiquei com a garganta infetada. Os hospitais não são lugar para se passar muito tempo. Devíamos entrar e sair, não passar lá 10 horas seguidas...

A cereja no topo do bolo foi a gripe que se abateu cá em casa. Um a um caem que nem tordos. Começou pelo pai, seguiu-se a filha. Agora os mais novos também já tossem. Só falta chegar-lhes a febre ardente que queima os outros.

Tenho uma banda sonora de espirros, tosse e ai ais. Doe-lhes o corpo, arde-lhes a garganta e eu tento baixar-lhes a febre com paracetamol, ibuprofeno, mas também com panos molhados na testa. Esta febre não cede só com estes medicamentos.

A Direção Geral de Saúde anunciou que a gripe este ano ia ser forte. Pela amostra parece que é. Derruba-os como peões, um a um, como num jogo de bowling.

29 de novembro de 2016

Oferta Lata Creme Nivea Personalizada

Creme Nivea lata azul personalizada com fotografia

Quem gosta do creme Nivea da lata azul? Aquele creme todo o terreno que serve para hidratar, nutrir e regenerar a pele?

Não há melhor para pôr à noite e acordar com uma pele renovada. Macia.
Depois das queimaduras é o melhor para regenerar a pele e apagar a marca da queimadura de fogão ou ferro de engomar. São tantas as opções que podia continuar sem parar.

Agora a Nivea oferece uma latinha azul personalizada com a nossa fotografia. É só escolher a foto e ir ao site da Nivea aqui.


Creme Nivea lata azul

28 de novembro de 2016

O Livro de Petiscos da Isabel



Isabel Zibaia Rafael, autora do blog Cinco Quartos de Laranja lança o seu terceiro livro de receitas O Livro de Petiscos da Isabel.

Quem quiser conhecer a autora e ter o seu exemplar autografado terá a oportunidade no dia 29 de novembro pelas 18h30, na Fnac Chiado, em Lisboa.

Quem estiver mais longe e não conseguir estar presente pode já encomendar o livro aqui.



27 de novembro de 2016

Ana Guiomar: Looks Best Bakery

Ana Guiomar, Best Bakery

Ana Guiomar, a jovem apresentadora do Best Bakery na SIC. Ana Guiomar vem colocar a apresentação de programas em Portugal num novo patamar.

Aqui não se namora com a câmara. Não há sorrisos forçados e trejeitos. Ana Guiomar trás um novo estilo de apresentação, fresco e espontâneo. Se as televisões percebem que é com este estilo que o público se identifica, vão ter de encontrar um novo rol de apresentadoras. Genuínas. Sem esgares para a câmara.

Não tendo um corpo de top model, Ana Guiomar apresenta-se gira, segura de si e cativante.

Vamos então aos looks dos primeiros programas.


Ana Guiomar, Best Bakery


Ana Guiomar, Best Bakery


Ana Guiomar, Best Bakery

Ana Guiomar, Best Bakery

Ana Guiomar, Best Bakery

Ana Guiomar, Best Bakery

Ana Guiomar, Best Bakery

Ana Guiomar, Best Bakery

Ana Guiomar, Best Bakery

Ana Guiomar, Best Bakery

Ana Guiomar, Best Bakery


26 de novembro de 2016

Morreu Fidel Castro aos 90 anos

Fidel Castro (1926-2016)

Fidel Alejandro Castro Ruz, morreu em Cuba aos 90 anos, anunciou o seu irmão Raúl Castro na televisão pública cubana.

Nasceu a 13 Agosto de 1926, filho do latifundiários espanhol Ángel Castro. A sua mãe trabalhava para a mulher de Ángel.


Fidel Castro (1926-2016)


Fidel Castro (1926-2016)

A Revolução


Em 1957, com Che Guevara, o seu irmão Raúl e os seus apoiantes, Fidel Castro chegou a Cuba a bordo de uma navio com a intenção de derrubar o presidente Fulgêncio Batista. 

O exército do presidente conseguiu derrubá-los mas Fidel, Guevara e Raúl conseguiram fugir e esconderam-se na Sierra Maestra, a partir de onde continuaram a travar combates com o governo.



Fidel Castro (1926-2016)

As vitórias revolucionárias de 30 e 31 de dezembro de 1958 assustaram o presidente Fulgêncio Batista, que fugiu de Cuba para a República Dominicana. Nesta altura Fidel, com 32 anos conseguiu controlar o país.

Fidel Castro (1926-2016)



17 de novembro de 2016

Quem quer fazer publicidade grátis no meu blog?

Pára tudo! Acabei (imaginem!) de ser selecionada para publicação de posts de empresas no meu blog, de forma gratuita! Iupi! Era mesmo isto que eu precisava.

Amigos bloggers fiquem atentos pois ainda vos batem à porta.

Não vou revelar nomes pois isso seria oferecer publicidade gratuita a quem não a quer pagar. Fico verdadeiramente tentada a ligar para esta empresa e mostrar interesse nos seus serviços, mas de forma gratuita. Seria verdadeiramente benéfico para esta empresa oferecer-me os seus serviços, por eu ter um blog interessante para o seu público alvo.

Acham que esta empresa aceitaria?

Ou será que apenas os seus serviços têm valor e o que os outros dedicam o seu trabalho com amor e carinho não tem qualquer valor?

Agora fiquei cheia de dúvidas.

14 de novembro de 2016

Bullying onde menos esperamos

Bullying físico

Estou com o coração apertado. 
A PSP-Escola Segura foi à escola de 1º e 2º ciclo dos meus filhos explicar a cada turma o que é o bullying, explicar aos meninos e meninas que devem ajudar os seus colegas que possam ser vítimas. Enfim, um excelente trabalho da escola e da polícia na prevenção e deteção de situações em que as crianças não têm a segurança que merecem.

Temos aproveitado o tema para conversas cá em casa. Não foi na primeira nem na segunda conversa que o mais velho puxa pelo mais novo para contar porque andou à tareia na escola.

Há um menino que bate ao meu mais novo desde que a escola começou!
- Mamã, desde uma semana depois das aulas começarem, corrige o miúdo.

Estou com o coração partido.
O meu filhote mais novo, aquele que sempre se defende, aquele que nunca suspeitaria que pudesse ser vítima. É pequenito para a idade o meu filho, mas rijo. Defende-se sempre e por isso ele próprio não pensou que fosse bullying. Mas levar violentos pontapés nas partes baixas e fortes murros na barriga com repetição diária é bullying!

Já falei com a professora que ficou de resolver o assunto dentro da escola. Se isto se repetir mais um dia que seja os pais terão de ser chamados à escola e serão responsabilizados.

Tenho o coração tão apertado! O meu filho, o meu bebé, (já lhe expliquei que vai ser o meu bebé para sempre) vítima de bullying! É como se eu tivesse falhado em permitir que isto esteja a acontecer há dois longos meses.

Falamos sempre com eles. Perguntamos como correu a escola, o que fizeram. E nada. Nunca nos contou nada. Teve de ser o irmão, a quem outros meninos mais velhos contaram que o viam sempre luta com outro miúdo, a trazer o assunto para casa. Afinal estava apenas a defender-se e foi isso que nos explicou, assim como os outros detalhes terríveis.

Não é que conversar sobre estes temas não adiante. Parece que nunca é suficiente. Faltava-nos falar mais uma ou outra vez para que o assunto nos chegasse. Como aconteceu agora. Finalmente. Mais vale tarde que nunca. Ainda assim sabe a notícia demasiado tardia.

Bullying físico



Os livros que preciso encontrar para me ajudar a lidar com esta situação. Vou primeiro ver se há na biblioteca, caso contrário terei mesmo de os comprar. 


Os provocadores, os fala barato e os falsos amigos - Defende-te do Bullying, Jenny Alexander.

Todos sabemos quem são… dão-nos «acidentalmente» encontrões nos corredores da escola ou deixam de súbito de falar connosco sem motivo aparente. Mas como podemos lidar com estas situações de forma eficaz? Aquilo que este livro pretende é ajudar a aumentar a autoestima e autoconfiança, pois só a partir daí dr poderá ter uma atitude assertiva. Através de exercícios, testes e exemplos, poderá a pouco e pouco construir e reforçar as defesas psicológicas contra o bullying e libertar-se do medo e da ansiedade.





A agressividade na escola - Bullying, Jenny Alexander

O bullying é um problema que existe nas escolas há já algum tempo, e que com o passar dos anos tem tomado proporções cada vez mais preocupantes sendo desconcertante o número de jovens em idade escolar que sofre deste problema. Como progenitora, Jenny Alexander viu-se confrontada com este fenómeno e, tendo em conta todas as dificuldades por que passou, decidiu criar um livro de auto-ajuda para pais cujos filhos fossem alvo de intimidação pelos colegas, divulgando estratégias simples e úteis para que estes possam tomar um papel activo na busca de soluções. Escrito de forma simples neste livro poderá encontrar a informação de que necessita sobre a ajuda disponível e sobre como desenvolver boas técnicas de defesa psicológica. Um guia essencial para todos aqueles que, directa ou indirectamente, sejam confrontados com este fenómeno.


Alguém tem algum nesta temática que recomende?










13 de novembro de 2016

Mentores The Voice Portugal

Áurea, Mikael Carreira, Marisa Liz e Anselmo Ralph

Áurea, Marisa Liz, Mikael Carreira e Anselmo Ralph são os quatro mentores que ajudam os concorrentes do The Voide Portugal a superar cada uma das etapas a caminho de se tornarem cantores profissionais.


Áurea

Áurea, a enorme voz que um dia já se quis chamar Sónia. Uma menina mulher que enche um palco da mesma forma que a sua voz nos enche a sala.


Mariza Liz


Mariza Liz, a cantora de voz inconfundível que nos mostra que podemos arriscar e cantar de forma totalmente diferente dos outros.


Mikael Carreira

Mikael Carreira, o cantor a quem o nome de família não impediu de traçar o seu próprio caminho e encontrar o seu lugar na constelação das estrelas da música internacional.

Anselmo Ralph

Anselmo Raph, o homem de uma única mulher que nos envolve com os seus ritmos de kizomba e com a sua voz aveludada.


9 de novembro de 2016

Voltámos à Idade das Trevas


Afinal a Humanidade não evoluiu assim tanto. Depois de uns quantos sprints para a frente eis que decide fazer um triplo salto para trás. Enterra-se fundo, fazendo à sua volta voar uma tempestade de areia.

A confirmarem-se as mais recentes (e temidas) notícias vamos mergulhar profundamente na nova Idade das Trevas.


8 de novembro de 2016

Como estamos de rugas?

Innéov Pre-Hyaluron

Passaram 15 dias desde que comecei a tomar o Innéov Pre-Hyaluron. Uma cápsula branca e um comprimido rosa numa das principais refeições do dia.

A marca promete estimular a produção de ácido hialurónicoalisamento e preenchimento ao fim de dois meses de utilização. Esta-se a ver que 15 dias é pouco para ver todos os resultados. Ainda assim, noto algumas diferenças. Sinto a pele mais macia, luminosa e com menos rugas.

Sabem aquelas rugas de expressão que aparecem quando rimos entre as sobrancelhas, na testa, junto aos olhos e do nariz ao canto da boca? Pois com o passar dos anos essas rugas começam a ficar marcadas na nossa expressão, mesmo quando não rimos nem choramos.

Olhei-me ao espelho e vi um rosto mais uniforme, com menos marcas gravadas na pele. Basta olhar para uma fotografia mais antiga para perceber as diferenças. Não. Não vou mostrar as fotos do antes e do depois. Ainda não tenho a coragem de expor a minha cara no blog. Pode ser que um dia atire tudo para o alto e diga "Tcharan! Esta sou eu!". Por agora tem de ficar apenas o meu relato.

Posso dizer que fiquei surpreendida por notar algum resultado tão rapidamente. Ainda tenho produto para continuar o tratamento por mais 15 dias. Fico curiosa por descobrir o que 30 dias de suplementação podem fazer pela minha pele. Para já prometo continuar. E partilhar o resultado. Seja ele qual for.

E vocês, já tomaram algum suplemento para a beleza da pele?



Saudades do frio


É desta. Ensandeci de vez! Eu que sempre disse que só gosto do calor, que o frio não é para mim, hoje senti uma alegria especial quando inspirei o ar gelado da manhã. Na verdade gosto de inspirar o ar frio. O que não gosto é de congelar as mãos e os pés em setembro para apenas degelar em maio. Gosto de me sentir quente e respirar o ar frio.

No carro, para levar a mais velha à escola,  gelei as mãos no volante. Liguei o calor para os pés e abri uma fresta na janela, para continuar a respirar ar fresco. Assim fica perfeito, pés e corpo quentes e ar bem frio nos pulmões. Sinto-me revigorada! Parece que até respiro melhor!

E vocês, qual foi a vossa reação ao frio que tardava mas que acabou por chegar?

7 de novembro de 2016

Couscous com espinafres e diospiros


Este fim de semana apeteceu-me cozinhar algo que rimasse com saudável e vegano. Escolhi fazer couscous que os miúdos adoram.

Após verificar os vegetais que tinha disponíveis, decidi-me por espinafres congelados. Este é um prato fácil, rápido de fazer e bastante aromático.

Receita 

Ingredientes


  • Couscous
  • 400g espinafres congelados
  • q. b. azeite
  • 1 1/2  cabeça de alhos
  • q. b. sal
  • q. b. pimenta branca
  • q. b. açafrão
  • 1 diospiro


Preparação


Cozinhar os couscous seguindo a indicação do pacote. Em geral, numa taça juntar os couscous ao mesmo volume de água a ferver com sal e um fio de azeite. Tapar. Deixar repousar por 3 minutos. Mexer com um garfo para separar os couscous.

Numa frigideira alourar o alho picado com o azeite. Juntar os condimentos. Quando o alho estiver bem cozinhado juntar os espinafres congelados. Envolver e deixar cozinhar mexendo sempre. Fora do lume, juntar os couscous mexendo com um garfo.

Empratar


Colocar a mistura de couscous e vegetais numa pequena forma, caixa ou taça de plástico. Pressionar os couscous com uma colher de pau. Desenformar num prato raso. Cortar os diospiros em gomos e decorar a gosto.

Servir de imediato e apreciar a satisfação dos comensais.

Se experimentarem, digam-me como correu e as reações que tiveram ao prato, OK?


3 de novembro de 2016

Ai que sono!


Não é normal chegar a esta hora e já estar a morrer de cansaço. Não ando a dormir nada bem e isso está a refletir-se na minha vida.

Tenho menos energia a canso-me com enorme facilidade. Chego ao fim do dia exausta. Tenho mesmo de ver isto com um médico. Inicialmente comecei a despertar às 5 horas da manhã. Agora já desperto às 4 horas. O pouco que consigo dormir depois disso já não sabe ao mesmo.

Já uma vez me queixei aqui que era um cu de sono. Agora é pior. Além do sono fico exausta. Faltam-me as forças. Nada de estranho para quem não dorme bem ou não dorme o suficiente. Nada desejável para quem passa por isso. Tenho mesmo de resolver isto. Tenho mesmo de dormir oito horitas sem interrupções!

2 de novembro de 2016

Boa semana!


Esta semana tão boa, tão curtinha!

Hoje é como se fosse segunda feira mas já com vislumbre de fim de semana.

Um feriado a meio da semana é tão mau para a produtividade das empresas mas tão bom para a alma!

E eu que ando tão mais virada para o bem estar da alma do que para os resultados das empresas...

1 de novembro de 2016

Hotel Transilvânia


Filme mesmo giro para uma tarde em família em frente à televisão. Programa raro mas tão bom!

Nem me lembro quando terá sido a última vez que ficámos em casa enrolados no sofá.

Daqui a pouco faço um chá.

A história dos monstros que se escondem da maldade dos humanos no Hotel Transilvânia é mesmo divertida.

Uma bonita história que mostra que o amor não escolhe idades, nacionalidades, ou espécies. O amor transcende tudo até vampiros e zumbis.


Um Halloween em grande


Uma onda de vampiros, bruxas, fantasmas, Jokers, entre outras personagens de horror varreram o condomínio com os seus gritos de Doçura ou Travessura.

Quem não abriu a porta, ou não ofereceu doçuras ficou com a porta cheia de papel higiénico. (Consegui convencê-los que farinha não era uma boa ideia!).

Como facilmente se percebe pela imagem a maioria abriu a porta e foi até bastante generosa! Vantagens de se viver num condomínio e sentir a segurança de abrir a porta sem medo.

Comentários da prole:

- Quem me dera que todos os dias fossem assim!
- Estamos ricos de doces!
- Este foi o melhor Halloween de sempre! ... Espera, esta foi também a primeira vez que fomos fazer Doçura ou Travessura.

27 de outubro de 2016

A carta aberta a Marcelo Rebelo de Sousa da jovem com média de 17,8 que ficou fora do curso de Medicina

Maria Barros, jovem com média de 17,8 que fica fora do curso de medicina
"Exmo. Senhor Presidente da República,

Escreve-lhe uma jovem de 18 anos, na hora em que frequenta o “Curso de Preparacion a la Universidad do Instituto Cervantes” e estuda para as provas de biologia, tendo como objetivo o acesso à universidade em Espanha. E fá-lo triste, porque a sua rotina não é a que sonhava e desde sempre sonhou para este ano da sua vida. Há 15 anos, ao arrastar a malinha de médicos de brincar pelo meu quartinho cor-de-rosa, já sonhava e ansiava pelo dia em que poderia começar a estudar para aquele que é o SONHO da minha vida. Mas aqui estou eu, apesar de ter terminado o ensino secundário com média de 17.8 valores, não estou na universidade. E não estou porque me recuso a conformar, a suportar a frustração de estudar algo pelo qual não sinto paixão, escolhendo outro curso só para dizer aos avós que estou na universidade. Por isso vou tentar noutro lado.

Se para muitos a universidade é o passo politicamente correto a dar a seguir ao ensino secundário, para garantir a "futura estabilidade financeira", e se para alguns é uma obrigação que vem da família, para mim não; o curso de Medicina é e sempre foi o que desejei para a minha vida. Poder ajudar os outros, tratar os que precisam, estudar para garantir que todos têm acesso aos melhores tratamentos é o que vou fazer, seja cá ou no outro lado do mundo. Porque eu quero, porque eu mereço, porque eu preciso. Fá-lo-ei porque sinto que este é o propósito da minha vida, e de forma alguma merece ser desvalorizado ou esquecido por um 16.3 no exame de Físico Química A e por um sistema injusto.

Ser médico é ser-se astuto, perspicaz, responsável, sensato e sensível. Requer destreza, coragem, desembaraço, vontade. Como é que se avalia tudo isto num exame de 2h que incide exclusivamente em conteúdos científicos? Quem é que avalia o lado humano?

Mas eu sou forte e não vou desistir. Esta é apenas a primeira adversidade da minha jornada na "vida dos crescidos". O que me aperta o coração é ver a minha mãe a tentar segurar aquela lágrima no canto do olho quando soube que por 0.3 valores a bebé com a bata de médica vestida não entrou no curso que quer. O que me dói é ver o meu pai, que sempre se esforçou por me mostrar a sorte que tenho em viver neste país, lindo, limpo, seguro, organizado, e me incentivou a agradecer cada dia por tremenda bênção, questionar a sua justeza. A justeza deste sistema. O que me assusta é ouvir os meus irmãos mais novos, que adoro mais do que tudo no mundo e que ajudo a criar, dizer que estão zangados; quando eles me perguntam “e agora, tens de ir para longe de nós para seres médica? Quanto tempo? Quem é que nos vai levar ao ténis aos sábados e a passear aos domingos de manhã? Quem é que me vai ajudar com os trabalhos de Matemática? Para que é que estudavas tanto, então, Maria?” Aí é que fico assustada.

Por muito difícil que seja, se o meu país não me concede a oportunidade de me formar onde nasci e onde pertenço, vou ter de pertencer a outro lado. Vou ter de agarrar na minha mochila cheia de sonhos e vontades e ideias e dedicação, pendurar-lhe o estetoscópio de plástico amarelo e verde de brincar, e partir. Atrás do meu sonho.

Eu perco, a minha família também. Mas Portugal também perde. E é por isso que lhe escrevo. Em nome de todos nós. Dos que não entraram por 5,4,3,2,1, 0,5 décimas. De todos os que dariam excelentes médicos de que o país precisa. Podíamos ter o melhor Sistema Nacional de Saúde do mundo. Mas há que mudar. Há que quebrar o ciclo vicioso que se baseia exclusivamente em interesses económicos. Não é a minha área mas parece-me senso comum que o que se passa está errado. Há falta de médicos mas as médias de entrada são desumanamente altas, pois as vagas são escassas. Os futuros médicos partem para outros países, como Espanha, formam-se e por lá ficam. E Portugal contrata médicos estrangeiros para colmatar o défice de profissionais que tem? Gasta-se dinheiro em tanta coisa, será assim tão impensável tomar medidas para que se alargue o número de vagas (consequentemente as médias desceriam e todos teriam mais oportunidades), formando mais médicos que adorariam continuar no seu país? Eu sei que formar um médico sai caro. Mas não foi para isso que os meus pais pagaram e pagam os seus impostos? Para que, entre outras coisas, os filhos possam ter a formação que desejam?

Quero um dia poder dizer aos meus filhos que, para além de lindo, organizado e seguro, Portugal é justo! E que merece que lhe dediquemos os nossos sonhos e que todos juntos lutemos para que seja um país melhor. Quero um dia poder perguntar a um dos meus filhos o que quer ser quando for grande e ouvir MÉDICO, sem um aperto no coração. Não me quero ir embora."

Maria Barros, in Visão

24 de outubro de 2016

Mau tempo


Depois de uma manhã de sol, numa das abertas possíveis, o vento aumenta na zona de Lisboa. O forte mau tempo que tem vindo a fustigar os arquipélagos dos Açores e da Madeira atinge hoje a região de Lisboa. E o vento forte já se faz sentir.

Para acompanhar online neste modelo interativo dos ventos e pressões atmosférias terrestres.




20 de outubro de 2016

Innéov Pre-Hyaluron: Oferta Desconto

Innéov Pre-Hyaloron
Tal como vos contei aqui, estava ansiosa por receber o kit de experimentação Innéov Pre-Hyluron. Um suplemento nutricional que promete trazer de volta a produção de ácido hialurónico da nossa juventude.

Innéov Pre-Hyaluron
Infelizmente esta entrega não correu como deveria. Estava à espera do kit desde Setembro. Ao fim de várias semanas, vários telefonemas da transportadora, os senhores que fazem a entrega conseguiram finalmente perceber como tocar na campainha do meu prédio. Não sendo a típica campainha, não é ciência de ponta já que sempre conseguiram fazer contagens de água, gás e eletricidade.

O importante é que o Kit chegou e agora tenho Innéov Pre-Hyaluron para experimentar durante um mês e também vales de 5€ de desconto para oferecer. Quem acaba por ficar prejudicado com este atraso são os leitores do blog.

Estava a pensar fazer um passatempo para oferecer estes vales mas já não será possível. Os cupões têm a data de validade de 31 de Outubro de 2016. Assim, quem quiser receber um destes vales e dar a sua opinião sobre esta campanha e possa levantar o vale em Lisboa, só tem de seguir o blog na web e Facebook, e preencher os seus dados neste formulário:



Já sabem, terão de levantar o cupão de desconto em Lisboa nos próximos dias.
A validade do cupão de desconto termina a 31 de Outubro de 2016.

Sei que não dá muito tempo para experimentar o produto e dar opinião, mas é o possível tendo recebido o kit tão tarde. Vamos todos fazer o melhor que pudermos e partilhar as nossas experiências.


13 de outubro de 2016

Os Segredos da Tia Cátia

Os Segredos da Tia Cátia, Cátia Goarmon

Para Cátia Goarmon cozinhar só faz sentido se for para os outros, se servir como um laço que une famílias e um nó que reúne amizades.

A autora, que foi uma das participantes de grande destaque da edição portuguesa do programa de televisão Masterchef, que ficou conhecida por Tia Cátia. Cátia Goarmon é uma apaixonada por comida "desde pequenina", foi finalista do programa Masterchef confessa-se fã de Manuel Luís Goucha, Marcelo Rebelo de Sousa e... da sopa da pedra da sua mãe. Tem 43 anos e é a cara do programa da 24KitchenOs Segredos da Tia Cátia”.

Os Segredos da tia Cátia é um livro composto por 82 receitas de comida de conforto e sofisticação apresentadas em 25 dias temáticos.

Com este livro, Cátia Goarmon dá-nos a conhecer a sua grande paixão, a sua cozinha. Dividido pelas quatro estações do ano e através de menus temáticos, como o baby shower ou o brunch, vamos degustar com os olhos a verdadeira comida de conforto, nacional e internacional, mas sempre com um toque pessoal de requinte e sofisticação. Incluí receitas também vegetarianas.

O lançamento do livro é dia 13 Outubro, pelas 18h30, na Livraria Buchholz, em Lisboa.

Vai estar à venda nas (boas) livrarias e aqui.


2 de outubro de 2016

Sou grata por viver no melhor país do mundo


A comemorar este início de outono com sabor a verão. Se celebro o início dos quentes raios de sol, também devo celebrar aqueles que acreditamos serem os últimos. Ou não acreditamos, mas vivemo-los como se fossem os últimos.

Estar em Outubro a torrar na praia como em Julho, a mergulhar nas águas quentes como em Agosto são mais que motivos para celebrar.

Lembrar-me sempre de agradecer por viver no melhor país do mundo!

Não. Não me venham com lamurias da crise. Vivemos no país mais bonito, com mais sol, com o céu mais azul. Posso ainda acrescentar, um dos países mais seguros, mais tolerantes e mais equilibrados do mundo.

Sou grata à vida por aqui ter nascido e por aqui poder criar os meus filhos.


26 de setembro de 2016

Inundação

Sabes quando chegas a casa domingo à tarde, depois de um divertido mas longo almoço de família e só te apetece esticar no sofá?

Não apetece nada ter o administrador do condomínio a tocar-te à porta para te dizer que há uma inundação nas garagens e a tua arrecadação está com água.

Lá se foi o tão sonhado descanso! Toca de calçar os sapatos e ir à cave ver o que se passa. É pior do que imaginas. Apesar da quantidade de água não ser muita, apenas dois centímetros de altura, o seu cheiro é pestilento. Descobres que é água de esgoto. Blhac! Explicam-te que não é o esgoto pior, o das retretes mas o esgoto das máquinas de lavar, dos lavatórios e afins. Não fazia a mínima ideia existirem dois tipos de esgotos mas ainda assim o cheiro de águas sujas nunca pode ser bom.

Depois dos serviços municipalizados fazerem o seu trabalho, desentupirem o esgoto na rua, passei o resto da tarde e noite a empurrar a água para fora da arrecadação. Não imaginam a quantidade de água que pode estar em dois centímetros de altura. Por mais que se empurre para fora, parece que a água nasce dos lados e continua a inundar tudo.

Foi muito cansada e esfomeada que já tarde voltei para casa, com a certeza de ainda ter muito trabalho pela frente nos próximos dias.

23 de setembro de 2016

Harry Potter e a criança amaldiçoada

Finalmente!
Chega agora em Português, à maioria das livrarias do país, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.
J. K. Rowling, a autora da saga Harry Potter garante que, desta vez, este será mesmo o último livro da série. Quem viver verá...

Harry Potter
Trago sugestões para viver, em família, este momento em pleno.
Assim, para todas as idades:


  1. Harry Potter e a criança amaldiçoada, o livro.
  2. Harry Potter livro de colorir
  3. Harry Potter e a Espada de Gryffindor, personagem
  4. Hermione Granger, personagem
  5. Jogo PSP Harry Potter, anos 1 a 4
  6. Jogo PS3 Harry Potter, anos 5 a 7
Clique para mais informação:


Desde o lançamento do primeiro volume da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, passaram já 16 anos. Quem era criança cresceu, quem era jovem adulto amadureceu. Vale a pena rever se falta algum volume na biblioteca lá de casa e se for o caso, apresentar Harry Potter aos membros mais novos da família.



Uma oportunidade para ler ou reler cada um dos oito volumes Harry Potter e fazer deste um grande momento em família.


Coisas de que não gosto #2

Um coisa que me dá cabo do juízo é estar numa fila, em que a pessoa de trás se cola, literalmente, a nós.

Ainda num destes dias, na fila do supermercado, um cavalheiro resolveu que o meu espaço privado deveria ser zero. Eu avançava devagarinho 10 cm e ele acompanhava. Eu desencostava, ele encostava. Cheguei a virar-me de lado para a fila, mas nem assim consegui evitar o contato físico, desta vez no meu cotovelo.

Tentei todos os truques subtis de que me consegui lembrar. Todos infrutíferos. Quando comecei a hiperventilar pensei Já chega! Respirei fundo e expliquei-lhe delicadamente Tem muito espaço atrás de si, não precisa de se encostar a mim. Aparentou surpresa e desculpou-se, enquanto se afastava aqueles centímetros preciosos.

Porque será que as pessoas de uma forma geral não respeitam o espaço privado do outro?

22 de setembro de 2016

Dizem que começa hoje


Bem vindo Outono!


Sim, ainda o escrevo com letra maiúscula, pois foi assim que a minha super professora da escola primária, Maria Emília, me ensinou.

A ela devo muito. Devo a forma como escrevo, hoje (quase) sem erros. Na verdade, hoje, os erros devem mais à pressa, aos teclados e aos corretores ortográficos do que à ignorância. Graças a ela aprendi a escrever corretamente. Não foi um caminho fácil.

Nunca poderei esquecer o dia que dei a mão à palmatória. Na verdade foi a uma régua comprida que a professora Maria Emília manejava com mestria, fruto de muitos anos de experiência.

Andava na Terceira Classe, hoje rebatizada de Terceiro Ano. O desafio era um ditado em que não se podiam dar erros. O castigo, uma reguada por cada erro acima dos cinco. Foi uma manhã tenebrosa. O meu veredito foram 11 (Onze!) erros. Um a um, os meus colegas caminharam em direção à mesa da professora. Levaram uma, duas reguadas. Ainda me estou a ver chegar junto à professora Maria Emília, fixar a palma da mão enquanto os dedos eram firmemente seguros e aquela régua estalava na minha mão, seis vezes!

Não sabia que uma mão podia latejar de dor. Mas aquela latejou toda a manhã, todo o dia. Não sei nem se tive coragem de contar aos meus pais. Não senti raiva, só vergonha Morri de vergonha por ter 11 erros no ditado.




21 de setembro de 2016

Coisas de que não gosto


Entrar logo de manhã no elevador e sentir um cheiro intenso a perfume forte. Fico a pensar se nas outras casas em vez de duche de água se tomam duches de perfume...

Pior, pior mesmo, é entrar no elevador pela manhã e sentir um cheiro intenso a vários perfumes fortes, todos misturados. Esta manhã, o estômago embrulhou-se de tal forma que tive de contrair as entranhas com quantas forças consegui reunir àquela hora da manhã, numa tentativa desesperada de evitar que um jato de iogurte grego com flocos de aveia se precipitasse para o espelho, onde pude ver o meu rosto em agonia.

Em relação a perfume, como a muitas outras coisas na vida, menos é mais.



20 de setembro de 2016

Fui transferido do colégio para a escola pública

Muito engraçado!

Apesar de ter tido os meus filhos na escola privada e ter sido obrigada a transferi-los para a pública quando deixei de conseguir pagar a privada.

Exagerado, mas divertidíssimo!

Algumas notas:

  • Tratamos os filhos por tu e eles a nós
  • Não compramos mochilas e estojos novos todos os anos
  • Os meus filhos não têm smartphones, e os mais novos nem têm telemóvel
  • Também não temos consolas, PSP's e outros que tais (por opção)
  • Os meus filhos brincam com outras crianças: correm, saltam, jogam às escondidas e esfolam os joelhos 
  • A minha filha teve melhores professores do 1º ciclo na escola pública do que teve na privada
  • Era muito bom poder entregar os meus filhos na escola privada às 8h e, se a isso o trabalho me obrigasse, ir buscá-los apenas às 19h. Isto sem ter de os inscrever num ATL noutra instituição e ter alguém para os ir buscar à escola.



Começou o ano lectivo e há cerca de 10000 alunos que foram transferidos do ensino privado para o público, depois dos cortes do governo no número de turmas financiadas pelo Estado em escolas particulares. São dez mil alunos que vão para o desconhecido e que serão largados na selva que é o sistema de ensino público, cheio de pessoas pobres e malformadas. Tive acesso ao diário do Bernardo, 14 anos, que viu a sua vida sofrer uma mudança radical ao ser transferido para um desses ninhos de piolhos e tuberculose.

O relato que se segue pode ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.

9:00h - Primeira aula e desde logo notei algo de muito estranho quando a professora fez a chamada: todos os meus colegas têm apenas dois nomes. Aliás, eu ia levando falta por não ter respondido «presente» quando a senhora professora chamou por Bernardo de Melo! Só respondo quando usam dois apelidos, Bernardo Campos de Melo! Notei, também, que os poucos que eram chamados com três nomes era porque tinham dois nomes próprios: Cátia Vanessa, Sandro Miguel, Andreia Patrícia. Estranhei, não o facto de terem dois nomes próprios, mas o facto de nenhum deles ser Maria.

9:30h - Cada um fez uma pequena apresentação sobre si e um dos colegas que me chamou logo à atenção foi o Wilson! Nunca tinha visto ninguém tão bronzeado! Aquilo só pode ser solário duas vezes por dia o que me leva a crer que os pais dele devem ter imenso dinheiro e ele tem um SPA em casa. E isso leva-me também a querer um para mim.
Note to self: falar com o papá para comprar um solário para colocar ao lado do jacuzzi.

9:45h - Outra colega que estranhei foi a Vânia que disse que depois das aulas trabalhava num café. Não percebi o conceito e peguei logo no iPhone Gold para pesquisar no Google e, ao que parece, existem mesmo pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo! Até existe o termo que desconhecia por completo «trabalhador-estudante». Dizem que é para pagar os estudos e terem dinheiro para viver. Coitada, os pais dela devem ser mesmo forretas ou talvez tenham morrido e alguma tia lhe terá ficado com a herança e as casas todas.

10:30h - Pedi uma caneta emprestada ao Pedro Miguel (lá está mais um com segundo nome que não é Maria) e reparei que o estojo dele era muito giro. Perguntei-lhe onde tinha comprado aquele estojo, assim com ar vintage, e ele disse-me que não se lembrava, isto porque o tinha sido comprado no 5º ano. Diga, Pedro Miguel? Não percebi e perguntei-lhe «Como assim? Reutilizas estojos de um ano para o outro? Não compras sempre mochila, estojo e todo o material novo?» e ele respondeu-me «Não, porque eu estou no SASE.». Senti-me envergonhado por não ter percebido logo que ele fazia parte de um desses clubes de colecionadores que só utilizam artigos raros e antiquíssimos.
Note to self: pedir dinheiro ao papá para a joia de inscrição no SASE.

13:00h - Almocei na cantina e ao início fiquei satisfeito por ser arroz de pato, mas depois, percebi que era arroz de frango. Já que assim era perguntei se, ao menos, me podiam servir só com a parte escura do frango, já que o peito é muito seco. A senhora Custódia, da cantina, riu-se e perguntou se eu queria sobremesa. Perguntei o que havia e ela respondeu «Gelatina de morango, gelatina de ananás e gelatina de tutti frutti.» Já me tinham falado de praxes, mas não sabia que eram assim tão humilhantes. Esperemos que sejam só nos primeiros dias e que para a semana já haja pato e crumble de maça com gelado caseiro.

14:00h - Alguns colegas, como sabem que venho de um meio diferente e mais civilizado, convidaram-me para integrar uma lista para concorrer à associação de estudantes. Aceitei desde logo e perguntei quem eram os outros jotas para formarmos um grupo forte e com experiência política. Disseram-me que o único jota era o JP e que era ele que sacava as músicas do Anselmo Ralph para passar durante a campanha.

15:40h - No intervalo grande gerou-se uma discussão e dois alunos começaram a agredir-se. Um deles era claramente mais forte do que o outro (deve fazer parte da equipa de rugby). O outro rapaz ficou maltratado e disse-lhe «Vou chamar o meu pai e o meu tio!» o que me leva a pensar que deve ser filho de alguém importante e que os seus familiares virão cá à escola apresentar queixa. Os outros alunos que estavam a assistir a tudo bem que disseram «Agora é que vai ser, vem a família toda do Igor e vai ser só xinadas e fuscas na escola!».
Note to self: perguntar ao papá se conhece os Xinadas e Fuscas e se é uma família brasonada.

16:00h - Chego à aula de educação física e qual não é o meu espanto quando não vejo onde estão os estábulos dos cavalos para o hipismo! Nem campo de ténis e, afinal, não havia campo de rugby! Resta-me esperar que as obras que estão a fazer atrás do pavilhão sejam para construir um campo de golfe.

16:10h - Notei que alguns dos meus colegas não tinham roupa de marca. Esta altura do Verão às vezes é complicada porque as empregadas vão de férias e não há quem nos lave e passe a roupa e temos de usar aquela de andar por casa, tipo Zara e Springfield, que só usamos para dormir.

17:00h - Fui à aula de Educação Moral e Religiosa e finalmente uma professora que me pareceu competente. Freira, como as que tão bem me educaram no colégio do 1º ciclo, só para rapazes, onde andei. No fim, cantámos algumas das músicas de que mais gosto «No rabo é pecado.» e «Jesus melhor do que Phelps.».

17:50h - Um dos meus colegas atendeu o telemóvel no meio de uma aula e fiquei chocado! Já não há respeito! «Pai, vou sair daqui a bocado, vens buscar-me?», perguntou ele! A tratar o pai por tu? Será que também o faz com a mãe? E será que os pais também o tratam por tu? Começo a perceber que quando se dizia que as pessoas do ensino público não têm a mesma educação nem princípios é, de facto, verdade.

18:00h - Ao sair da escola, vejo três rapazes na minha direção e percebi logo que deviam ser irmãos do Wilson, pois estavam tão ou mais bronzeados do que ele. Fiquei pasmado quando me pediram dinheiro! «Como é que pessoas que têm solários em casa precisam de dinheiro emprestado», pensei. Mas, depois, percebi que era um assalto! Estavam a assaltar-me mesmo à porta da escola! Os mitos que se contavam no colégio afinal são mesmo verdade. A vida é injusta, se eu andasse por aí, como os irmãos do Wilson, a roubar dinheiro aos outros, também tinha possibilidades de ter um SPA com solário na minha moradia.

Arrepiante. Ao pé deste diário, o da Anne Frank é uma história para crianças. Resta-me deixar o apelo a todos para que partilhem este texto para que todos possam ver a desumanidade a que estão a ser sujeitados milhares de alunos que foram obrigados a sair da sua escola privada para esta zona de guerra que é a escola pública.

Fonte: Por falar noutra coisa

Blogs do Ano 2016

Já começou a votação para a escolha dos Blogs do ano. É óbvio que este pequeno blog não está entre os nomeados para esta competição.
Todos podemos votar em cada categoria, uma vez por dia, aqui.

É votar amigos, é votar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...