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31 de agosto de 2012

Atrasos e compromissos

Hoje levámos a mais velha ao dentista.
Já lhe nasceram os dentes molares definitivos e a pediatra aconselhou a pôr selante para prevenir as cáries.
Marcámos duas consultas, uma para ela e outra para o pai numa clínica perto da nossa casa. A consulta estava agendada para as 9h30. Chegámos à hora marcada. Às 9h35 chegou a dentista. Pensámos que iríamos entrar. Mas não. Esperámos. Esperámos. Esperámos. Atendeu duas pessoas antes de nós. O homem hiper-pontual espumava. Resmungava ao pé de mim que não podia ser, que ninguém chega a horas, que tinha uma reunião às 10h30 e não gosta de fazer os outros esperar.
- Se queres mudar alguma coisas não adianta reclamar. Vamos embora.
- Queres marcar para outro dia? Pergunta-me.
- Não. Quero marcar para outro sítio. Se a dentista acha que pode chegar tarde e tudo bem. Se acha normal que os doentes que pagam esperem. Se não podes esperar porque tens compromissos, vamos embora e marcamos para outro sítio, onde cumpram horários.
E assim fizemos. Na recepção avisámos que íamos embora porque não fomos atendidos à hora marcada e tínhamos outros compromissos. Quando a dentista, que nem cheguei a conhecer, chegar ao fim do dia e perceber que perdeu o valor de duas consultas porque não chegou a tempo, talvez alguma coisa mude. Caso contrário continuamos neste ciclo vicioso de falta de produtividade, em que já é normal esperar-se uma hora por uma reunião, aguentar-se os atrasos dos outros e começar-mos nós mesmos a chegar cada vez mais tarde, para tentarmos esperar cada vez menos.
E ainda se queixam da crise. Vejo ainda muitas pessoas a não darem valor aos clientes, a não os respeitarem e a não os tentar manter.

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6 comentários:

  1. Oh céus, isso aconteceu-me também numa clinica hiper cara aqui ao pé de casa. Precisei de uma consulta de pediatria para o meu filho para poder inscrevê-lo na escola e como o anterior pediatra dele já não trabalha com o nosso seguro de saúde, precisei de marcar para o sitio mais próximo de casa e onde conseguisse uma consulta o mais depressa possivel que tivesse acordo com a minha seguradora. Assim fiz e marquei para esta clinica tão bem falada e publicitada. A consulta era ás 10h. Esperei numa sala de espera com condições piores do que as do centro de saúde da zona, com uma criança de 3 anos, até ás 13h. Atenção que cheguei lá eram 9h30m pois sei que nestas coisas muitas vezes atendem primeiro quem primeiro chegou. Apenas levei umas 4 bolachitas e uma garrafita de água para a criança. Quando reclamei do tempo de espera e de estar com uma criança de 3 anos que há muito tinha passado da hora de almoçar foi-me dito que o levasse lá abaixo pois tinham bar restaurante. Não me fui embora pois precisava do relatório para essa tarde, mas nunca mais lá ponho os pézinhos e falo mal daquilo a toda a gente que conheço.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

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    1. Quando precisamos mesmo para aquele dia... só podemos esperar. Por causa disso acabam por se aproveitar da situação e não mostrar respeito algum pelos pacientes. É lamentável!

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  2. Acho que o que se passa nos consultórios médicos é de um enorme desrespeito pelos pacientes. Compreendo que seja difícil controlar o tempo de uma consulta e acho normal que as últimas consultas do dia não sejam à hora prevista, mas começar o dia com dez minutos de atraso e já ter três pacientes à espera, é absolutamente ridículo. Aplaudo a vossa postura, mas a margem de manobra é menor quando se está doente...

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    1. É verdade. Há momentos em que temos de nos sujeitar. Mas quando o caso não é tão grave acho que devemos dar uma chapadita de luva branca. Está nas nossas mãos ajudar a mudar as coisas.
      Também já tive um caso que relatei aqui: http://vidademulheraos40.blogspot.pt/2011/02/mais-caro-nao-significa-melhor.html em que acabei por ser melhor atendida no público do que no privado.

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  3. Concordo plenamente com tudo!Quem dera que todos fizessem igual!

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  4. Fizeram muito bem! C
    Por cá os médicos estão muito mal habituados, e fazem o que querem.

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Digam de vossa justiça!