Depois de ler este texto da Ana Garcia Martins, autora do blog A Pipoca Mais Doce, sobre ter ou não um segundo nome, constato também...
Eu sou Paula com segundo nome...
Quem nascia nos anos 70 não se safava de um segundo nome.
Feliz ou infelizmente o Maria já não era obrigatório, abrindo todo um leque de criatividade para a escolha do segundo nome.
Quase fui Ana Paula, mas dessa livrei-me (Desculpem-me as Ana Paula deste país, mas cada um tem a sua cruz e vocês e eu temos a nossa). Acabei por ficar com Paula com segundo nome, que nunca foi usado, excepto pela minha mãe quando a mostarda lhe chegava ao nariz.
Acabei por abominar tanto o conceito de segundo nome que prometi a mim mesma que nunca o poria aos meus filhos (Porque será que prometemos estas coisas, juntando palavras como para sempre ou nunca?).
Se cumpri o prometido? Cumpri. Pelo menos em dois deles. Ao terceiro sofria do síndrome de privação de sono e já não me lembrava do que comia ao pequeno almoço quanto mais das promessas de infância.
Temos pena.
Espero que o meu caçula não me venha a odiar por isso.
E por aí, doces leitores, também carregam a cruz do segundo nome? Vão passá-la aos vossos filhos?
Páginas
▼
24 de maio de 2017
18 de maio de 2017
Ovos Cozidos: Quanto tempo?
Como é que gosta de apreciar os seus ovos cozidos? Suaves e com a gema húmida? Ou prefere-os duros com a gema bem seca?
Se fizermos estas perguntas a várias pessoas iremos de certeza obter respostas diferentes.
Depois de muita pesquisa, e experimentação, concluo que prefiro os meus ovos cozidos bem consistentes, mas com alguma humidade na gema. Os 7 a 8 minutos não deixam a gema demasiado seca, ao mesmo tempo que a clara apresenta uma boa consistência.
Qual a vossa preferência?
Deixem a resposta na caixa de comentários.
5 de maio de 2017
IBERANIME LX 2017 no Meo Arena
Iberanime LX2017 |
Dias 6 e 7 de maio realiza-se no Meo Arena o maior evento de cultura pop japonesa em Portugal que ocorre pela 7ª vez em Portugal. Depois da organização do IBERANIME ter anunciado que os passes de dois dias para o evento já se encontram esgotados, o evento irá, novamente, superar as expectativas da organização com mais de 35 mil pessoas esperadas. Algo que não surpreende os amantes de cultura japonesa já que o cartaz desta edição traz nomes de peso da cultura nipónica como Shigeyoshi Tskahara, Chota Akatsuki, Joe Inoue, o intérprete do quarto tema de abertura de Naruto, Neeko, uma das vozes mais conhecidas do universo anime, ou Nicole Marie Jean, cosplayer, artista, escultora e designer.
Com a bilheteira para os passes de um dia ainda aberta, são muitas as atrações para os dois dias do evento com a oferta nipónica reforçada nesta edição por convidados de renome na área de J-POP, workshops de artes marciais, terapias, origami, língua, caligrafia, concursos de karaoke, Para Para Dance (a célebre dança japonesa a que poucos resistem), com a grande final de Cosplay World Masters e, até, com uma competição de Wrestling com algumas das personagens mais conhecidas de anime e videojogos em cima de um ringue.
O evento que se realiza em Portugal desde 2010 tem sido sempre orientado pela Cultura Japonesa, algo que sempre motivou a organização e os fãs. É por isso que nesta edição, as edições anteriores serão recordadas com o novo #TBIA – throwback IA com várias ações antes do evento e mesmo no local, como é o caso da “A Cápsula do Tempo Iberanime” onde os participantes podem visitar os cartazes, fatos, fotos e materiais de várias edições. No local, existirá mesmo uma cápsula onde os participantes poderão escrever como se vêm no IALX2018, deixar objetos, etc. No fim do evento a caixa será selada em palco.
O evento estará dividido em três áreas, como é já habitual: JPOP, Cultura Japonesa e IA!Plus. JPOP para os verdadeiros fãs das séries de ANIME, dos concursos de cosplay e de manga. As portas do IALX2017 abrem às 10h00 nos dois dias.