Páginas

20 de fevereiro de 2014

O fim da Calçada Portuguesa



Tem dois séculos de história. Agora tem os dias contados. A Câmara Municipal de Lisboa decidiu retirar a calçada portuguesa até 2017.

A calçada é um tormento para que anda de saltos altos (eu!) mas não quero que acabe. É a calçada portuguesa que torna Lisboa uma cidade única, para além da sua luz. O chão brilha, ao contrário do que acontece em todas as outras capitais europeias.
As crianças brincam com a calçada. Ora só se pode pisar o preto, ora só se pode pisar o branco. Eu fazia estes jogos e hoje os meus filhos também fazem. Sem nunca lhes ter ensinado. É inacto. Quem vê um chão com desenhos tem obrigatoriamente que seguir esses desenhos. É a verdadeira interacção diária com a arte que se estende por baixo dos nossos pés!

Por favor, não deixem morrer a calçada portuguesa.
Calçada Portuguesa
O que é a calçada portuguesa?

A calçada portuguesa é o nome de um de revestimento de piso utilizado utilizado na pavimentação de passeios, de espaços públicos e espaços privados, de uma forma geral. Este tipo de passeio é muito utilizado em Portugal e em países colonizados por portugueses.
A calçada portuguesa resulta do calcetamento com pedras de formato irregular, geralmente em calcário branco e negro, que podem ser usadas para formar padrões decorativos pelo contraste entre as pedras de distintas cores. As cores mais tradicionais são o preto e o branco. Os trabalhadores especializados na colocação deste tipo de calçada são denominados mestres calceteiros.
O facto de a rocha mais comum para estabelecer o contraste seja de cor negra, faz com que se confunda a rocha mais utilizada, o calcário negro, com basalto. De facto, existe calcário de várias cores. O basalto apenas é utilizado nas ilhas, onde é abundante, sendo aí os desenhos executados em calcário branco. Quando é basalto, distingue-se pelo tom mate e pela sua maior irregularidade no corte, pois este é muito mais rijo. Simplesmente não é possível executar com o martelo, os detalhes técnicos dos motivos elaborados presentes na calçada lisboeta.
A calçada à portuguesa, tal como o nome indica, é originária de Portugal, tendo surgido tal como a conhecemos em meados do século XIX. Esta é amplamente utilizada no calcetamento das áreas pedonais, em parques, praças, pátios.

7 comentários:

  1. Sinceramente, depois de todos os trambolhões que já dei - de ténis, sem saltos, só de escorregar na calçada que fica lustrosa como está a da Avenida da Liberdade - em que quase parti pernas, e cheguei mesmo a partir uma perna uma vez, só posso é pensar "Good ridance." é um risco, a calçada portuguesa, muito grande. Já vi pessoas de idade a ficarem com a bengala presa entre duas pedras e a caírem por isso, a terem a sola do sapato a derrapar na calçada e caírem por isso. Abaixo o perigo que é a calçada portuguesa, sinceramente.

    ResponderEliminar
  2. Eu fiz um post no meu blog, no mesmo sentido que o teu, embora menos completo. Sinceramente acho que a calçada portuguesa é tão nossa.

    ResponderEliminar
  3. Mas toda :O podiam ao menos deixar em alguns sitios

    ResponderEliminar
  4. DE FACTO O ASSUNTO SOBRE A RETIRADA DAS CALÇADAS PORTUGUESA JÁ COMEÇA A CAUSAR MUITA POLÊMICA,DE UM LADO TEMOS OS ACIDENTES PRINCIPALMENTE EM ÉPOCA DE CHUVA POR SE TORNAREM LISAS E OS ACIDENTES DEVIDO AOS BURACOS QUE SURGEM NA FALTA DAS PEDRAS Q FORMAM A CALÇADA.ENQUANTO Q POR OUTRO LADO TEMOS UMA HISTÓRIA,TODA A BELEZA E UMA MARCA REGISTADA TOTALMENTE PORTUGUESA.EU ACHO Q PELO MENOS DEVERIAM TENTAR ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO COMO POR EXEMPLO UM PRODUTO Q POSSA SER UTILIZADO POR CIMA DAS CALÇADAS TORNANDO-AS MAIS ANTI DERRAPANTES.ENFIN,NA MINHA OPINIÃO PORTUGUAL TEM OUTRAS PRIORIDADES PORÉM MUITO MAIS PREOCUPANTES DEVIDO A ESTA DIFÍCIL FASE FINANCEIRA Q ESTÁ PASSANDO.
    AOS GOVERNANTES EU DIGO Q O POVO QUER MAIS CONDIÇÕES DE VIDA E NÃO CALÇADA,PESSOAL EU ACHO OS GOVERNANTES QUEREM ACABAR C AS CALÇADAS PORTUGUESA PQ ELES TEM MEDO Q NÓS POSSAMOS USAR COMO ARMAS P ATIRAR NOS CORNOS DELES DURANTE AS MANIFESTAÇÕES RSRSRS.NÃO SE PREOCUPEM Q EU SOU DA PAZ PESSOAL RSRSRS UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderEliminar
  5. Que crime? Não há uma petição para impedir que acabem com a calçada. De certeza que se substituíssem as pedras ou se aplicassem um tratamento qualquer (que deve existir) a calçada se tornasse menos escorregadia !!

    ResponderEliminar
  6. Que crime? Não há uma petição para impedir que acabem com a calçada. De certeza que se substituíssem as pedras ou se aplicassem um tratamento qualquer (que deve existir) a calçada se tornasse menos escorregadia !!

    ResponderEliminar
  7. Mas a CML vai retirar TODA a calçada? Não foi isso que eu li, mas posso ter lido mal...

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!