Páginas

6 de março de 2013

Tudo é relativo

Hugo Chavez
Morreu Hugo Chavez. E isto já todos sabemos, desde ontem.
Ao observar as reportagens sobre a sua vida e morte, a relatividade das coisas assalta-me o espírito.
Amado por uns e odiado por outros, sem dúvida um personagem que ficará na história.
Os emigrantes venezuelanos nos Estados Unidos festejaram a sua morte. Já os mais desfavorecidos na Venezuela choraram lágrimas sentidas.
O homem que teve a audácia de chamar burro ao anterior presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, é de extremos. Ama os seus amigos e odeia os seus inimigos, sem nunca ter medo de chamar os nomes às coisas.
Esta pequena história mostra-me mais uma vez, como tudo muda, dependendo da perspectiva como olhamos. Consigo por momentos concordar com quem o ama, admirando a sua coragem, determinação e força para seguir os seus ideais. Não consigo deixar de partilhar a opinião de quem o considera um extremista, um ditador. Mais uma vez, duas faces da mesma moeda. Tão diferentes, dependendo da forma como a olhamos.
E vocês, o que pensam desta personalidade histórica?

6 comentários:

  1. Um carácter forte sem dúvida, mas muito controverso!
    Tenho um desafio para ti no meu blog :)

    ResponderEliminar
  2. Portugal deve-lhe muito (pelo menos as exportações portuguesas)... entre outras coisas, Chaves comprou-nos 175 milhões de euros de computadores Magalhães (aparelho que foi a iniciação à informática de muitas crianças, mas que foi ridicularizado por quase todos). Infelizmente o ferry Atlântida ficou pelo caminho.

    ResponderEliminar
  3. Um homem sem papas na língua, consigo apreciar isso mesmo não gostando dele...

    ResponderEliminar
  4. Controverso. Muito patente nos comentários. Ninguém lhe consegue ser indiferente.

    ResponderEliminar
  5. Engraçado que estava ontem a ter uma conversa muito semelhante com o meu marido. Não onsigo sentir simpatia por ele, no entanto não posso deixar de admirar a força com que se agarrou e lutou pelos seus ideiais - que não serão os meus.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!